qui. nov 21st, 2024

Confira uma lista com curiosidades do último filme da saga de Harry Potter

Hoje, 15 de julho de 2021, fazem exatos 10 anos que Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 estreava nos cinemas brasileiros. Sim, o último filme de uma das maiores franquias do cinema já completou uma década.

Ao longo dos últimos anos, a franquia foi sendo mais desenvolvida com filmes spin-offs, mas também sofreu algumas críticas, principalmente devido às polêmicas geradas por JK Rowling, criadora de todo este universo e que se mostrou ser alguém com ideais bem diferentes dos que ela passava em suas históricas.

Contudo, não podemos negar toda a grandiosidade destas produções e como elas são importantes. Além disso, quando o último filme chegou aos cinemas, foi como se um ciclo da vida de várias pessoas estivessem se encerrando, afinal muitos cresceram lendo e assistindo esta trama fantástica repleta de magia.

Pensando nisso e para marcar esta data especial, nós resolvemos fazer um post com 10 curiosidade do filme. Você pode saber algumas ou nenhuma, mas sem dúvidas vai matar a saudade deste universo.

Menor duração

O último livro foi adaptado para dois filmes pois, além de toda sua complexidade, o roteiro teve mais de 500 páginas e a filmagem bruta mais de 5 horas. Contudo, entre todos os filmes da saga, Relíquias da Morte – Parte 2 é o menor em duração. Ao todo ele conta com 2 horas e 10 minutos, que passam voando pela tela graças as cenas de ação e batalhas. Este também é o único filme da franquia que foi lançado totalmente em 3D.

Sem música de abertura

Se tem uma coisa que é inconfundível nos filmes de Harry Potter e nos fazem lembrar deste universo na hora, é a música de abertura. Todos os filmes da franquia iniciam com a canção instrumental composta por John Williams, menos o último. É isso mesmo, pode ter passado despercebido por você, mas a música de abertura não toca no começo. Isso aconteceu porque o último se inicia em um momento tenso, onde muita coisa já esta rolando na história, sendo a continuação do que foi iniciado na Parte 1. Mesmo assim, Hedwig’s Theme acaba sendo tocada em vários momentos ao longo do filme. Também vale disser, que em mais de 75 anos, este foi o primeiro filme da Warner Bros. que se inicia sem o logo do estúdio aparecer no começo.

Abraço “amigável”

Quem aí não se lembra do abraço que Draco recebe de Voldemort quando escolhe seu lado, antes da batalha final?! Pois isso não estava no roteiro. De acordo com Tom Felton, interprete do estudante da Sonserina, foi ideia de Ralph Fiennes dar aquela abraço “amigável”. O eterno vilão improvisou na hora, mas deu muito certo, pois é um momento marcante.

Escombros das batalhas

Sem dúvidas as batalhas e lutas deste filme são um dos momentos altos. Temos vários núcleos e personagens envolvidos em muita ação e, claro, destruição. Praticamente tudo fica destruído, todos os cenários conhecidos ficam em frangalhos. Por isso mesmo foram necessárias 29 toneladas de escombros de poliestireno, que foram usados para criar todos os escombros ao longo do filme. É muita coisa!

Tá pegando fogo, bicho!

Já que falamos de destruição, vamos falar de uma que rolou de verdade e quase se tornou uma tragédia. Durante as filmagens de uma das cenas (que deu muito errado), o cenário de Hogwarts pegou fogo e foi totalmente destruído. No momento, alguns atores esperavam para entrar em cena, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros levaram mais de 40 minutos para apagar as chamas e o cenário teve que ser todo reconstruído, já que uma cena muito importante ainda tinha que ser filmada. Que susto!

Vida longa à Hagrid!

Ao longo da franquia, vários personagens acabaram morrendo e muitos deles eram importantes, considerados papéis de destaque da trama. Por isso mesmo os fãs tinham medo de quem poderia vir à morrer em cada filme. Contudo, tinha um personagem que podia respirar aliviado e este era Hagrid. Segundo a autora, ela sempre soube que o grandão não morreria, pois ele seria o responsável por carregar Harry na famosa cena onde o bruxinho é dado como morto. Segundo ela, foi Hagrid quem levou Harry para o mundo bruxo e deveria ser ele a levá-lo de lá, mesmo que figurativamente.

48 horas de “ação”

Como dissemos, o último filme tem muitos eventos, muita batalha, ação e várias coisas acontecendo ao mesmo tempo. Porém, cronologicamente falando, tudo acontece em dois dias. Parece muito mais? Sim parece, mas tudo rola em 48 horas. É claro que temos o diálogo inicial, que dá abertura ao filme, e também o epílogo, que se passa anos depois, porém os eventos da trama propriamente dita se passa em apenas dois dias.

A minha filha não, sua vaca!

Uma coisa bem interessante dos filmes, é que a única personagem que efetivamente é mostrada matando um Comensal da Morte é Molly Weasley. A cena rola durante uma batalha entre a matriarca dos Weasley e a bruxa Belatrix, que acaba morrendo no confronto. Aí você vai pensar: “Ah, mas o Harry matou o Voldemort!“, não diretamente. Na verdade o vilão morre com um feitiço que ele mesmo solta e se volta contra ele. Além disso, essa cena fica ainda mais memorável porque Molly vai defender Gina do ataque de Belatrix e solta a frase “A minha filha não, sua vaca!”. Aliás, segundo a atriz Julie Walters, esta seria sua frase favorita em toda sua carreira. Nós também amamos!

A última palavra…não é do Harry!

Como protagonista, personagem principal de todo este universo, é claro que o nosso querido Harry sempre teve falas marcantes e em momento importantes. Uma curiosidade é que ele sempre teve a palavra final, foi sempre ele quem encerrou os diálogos do filmes, mesmo do último. Além da cena do trio na ponte, na estação de trem quem tem a última palavra é justamente o filho de Harry, que reponde um “Tá!”, na dublagem brasileira, para o pai.

Mesmo começo, mesmo final

Para encerrar, vamos mais uma vez de música? Na cena final com o epílogo de 19 anos depois, toca a mesma música que tocou no final de Pedra Filosofal, quando Hagrid deixa Harry na estação para voltar para casa e o garoto se despede do amigo. A diferença é que na cena do último filme temos nosso trio principal dizendo adeus para seus filhos, que estão indo para a escola de bruxaria pela primeira vez. Ai que saudade!

https://www.youtube.com/watch?v=TVlX0uxCk_s

Estas foram todas as curiosidades que separamos, mas claro que existem muitas mais. Você sabe alguma? Deixa aí no comentário pra gente saber também.

Olhando assim parece que foi ontem que este filme chegou aos cinemas, mas já faz 10 anos. É muito louco pensar em como o tempo passa rápido, mas também em como esta história nos marcou tanto e se tornou inesquecível.

Sem dúvidas o mundo seria um lugar bem mais chato sem Harry Potter, você não acha?

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!