sáb. nov 23rd, 2024

Um dos gêneros clássicos da literatura e que tem grande número de fãs é a Ficção Científica. Estes livros abordam temas como viagem no tempo, alienígenas, viagem espacial, tecnologia, criações científicas, entre muitos outros.

É também o gênero responsável por nos apresentar as distopias, que são histórias que abordam uma nova sociedade, um novo mundo, após algum evento catastrófico. A literatura teve um bum recentemente, com muitas distopias sendo lançadas, principalmente voltadas para o público jovem, que fizeram este tipo de escrita se tornar um subgênero.

Porém, algumas pessoas ainda têm medo deste tipo de história, dúvidas de por onde começar a ler ficção científica e qual livro escolher entre tantos. Pensando nisso, separamos uma lista com 10 clássicos de ficção científica, com temas variados, para você escolher aquele que mais lhe agrada.

1 – Frankenstein, Mary Shelley (1823)
Imagem: Reprodução Editora Darkside Books

Começamos com o livro mais antigo desta lista e você deve estar se perguntando: “Mas Frankenstein não é um livro de terror?”. Na verdade é classificado como literatura gótica, um dos precursores deste tipo de literatura, com camadas de terror. Contudo, o livro é também um dos maiores exemplos de ficção científica clássica. Você já deve saber a história central: um médico que decide juntar partes de cadáveres humanos para criar uma nova criatura e lhe dar vida. Contudo, o livro é muito mais profundo do que este enredo, fazendo com que você pense em várias questões sobre a humanidade e o que queremos ser, como também foi um divisor de águas por ter sido escrito por uma escritora, que tratou de temas complexos, em uma época que a mulher era proibida até mesmo de expressar sua opinião, quem dirá escrever um livro.

2 – Vinte Mil Léguas Submarinas, Júlio Verne (1870)
Imagem: Reprodução Editora Zahar

O escritor Júlio Verne é um dos pioneiros na escrita de ficção científica e tem outras obras famosas no gênero, como Viagem ao Centro da Terra e A Volta ao Mundo em 80 Dias. Escolhemos falar sobre Vinte Mil Léguas Submarinas porque, além de tratar de temas de ficção científica, o livro também trata da histeria humana e de como a falta de informação traz malefícios. A história mostra a tripulação do Náutilus, um submarino criado pelo engenheiro e capitão Nemo, que abandonaram a vida na terra e em sociedade, passando a viver no mar e do que ele lhes dá. O submarino acaba sendo responsável por alguns acidentes marinhos e as pessoas passam a acreditar que se trata de um monstro, pois não sabem a invenção de Nemo. Neste ponto, uma comitiva parte para tentar encontrar este “monstro”, mas acabam se tornando prisioneiros dentro do submarino e viajando junto com a tripulação para várias localidades.

3 – A Máquina do Tempo, H. G. Wells (1895)
Imagem: Reprodução Editora Zahar

Você já deve ter ouvido falar do livro Guerra dos Mundos ou deve ter assistido à adaptação para o filme. Este é um dos livros mais famosos do escritor, mas escolhemos trazer para vocês um livro que foi escrito antes desta obra. Em A Máquina do Tempo, Wells nos apresenta um personagem denominado apenas como “O Viajante do Tempo”, que desenvolve uma máquina capaz de viajar pela Quarta Dimensão, ou seja, a dimensão do tempo. A partir deste ponto, acompanhamos o desenrolar da história, quando o Viajante vai até o ano de 802.701 d.C. e encontra um mundo onde os últimos humanos parecem viver bem e em equilíbrio, mas logo ele descobre que a verdade é outra.

Confira: seus filmes favoritos podem te ajudar a ler mais
4 – O Homem do Castelo Alto, Philip K. Dick (1962)
Imagem: Reprodução Editora Aleph

Você já parou para pensar como seria o mundo se a Alemanha Nazista e o Japão tivessem ganhado a Segunda Guerra Mundial? É com está premissa que Philip K. Dick, outro grande nome da literatura de ficção científica, apresenta sua obra. O livro é bem pequeno, mas faz a gente imergir neste contexto, de como seria este mundo se o final da guerra tivesse sido outro e, mais ainda, a própria história brinca com a realidade, ao descrever um livro proibido pelos nazistas, que fala como seria o mundo se os Aliados tivessem ganhado e a vontade dos personagens em encontrar este livro para ler. É uma obra intensa e que te deixa pensando por horas, imaginando que o mundo como conhecemos esteve bem perto de ser outro. Vale mencionar que este livro ganhou uma edição nova pela Editora Aleph e já choca pelas imagens mostradas na capa.

5 – As Crônicas Marcianas, Ray Bradbury (1950)
Imagem: Reprodução Editora Biblioteca Azul

Se você gosta de contos, está dica é perfeita, pois temos uma coletânea de histórias com a temática marciana. Ray mostra tramas interessantes, cheias de problemáticas e reflexões, mostrando como o ser humano é capaz de destruir tudo aquilo que toca. Ao colonizar Marte, a raça humana leva para o planeta os problemas que possuem na Terra. Vemos também os problemas de socialização entre os humanos e os “aborígines marcianos”, que não entendem os ideias e atitudes dos novos colonizadores. É uma crítica dura aos colonizadores dos países, que não respeitavam os povos que já estavam em determinado local e iam destruindo tudo o que viam pela frente. O livro é divido em três partes, de acordo com as histórias contadas, e no final formam uma grande narrativa.

6 – Neuromancer, William Gibson (1984)
Imagem: Reprodução Editora Aleph

Esta obra fez o escritor ganhar os três maiores prêmios da literatura de ficção científica: Nebula, Hugo e Philip K. Dick. É também uma das expoentes nos romances conhecidos como cyberpunk. Se você gosta de filmes como a trilogia Matrix e de Jogador Número 1, a leitura deste livro é indispensável, pois foi um dos primeiros a trabalhar está temática de realidade virtual, de mundos cibernéticos e tecnologia avançada, mas com uma carga muito mais pesada, cheia de palavrões e muita violência. O livro é o primeiro de uma trilogia conhecida como Trilogia do Sprawl, mas é o que ficou mais conhecido e famoso.

7 – Duna, Frank Herbet (1965)
Imagem: Reprodução Editora Aleph

Duna é o livro de ficção científica mais vendido de todos os tempos e apontado como uma das obras deste gênero de maior renome, servindo de pilar para ficção científica moderna. O livro é um verdadeiro calhamaço, com 544 páginas, por isso fica difícil resumir sua história em poucas palavras. O que vamos disser é que ele se passa em, aproximadamente, 24.600 anos no futuro, onde a Terra não é mais habitada a anos, as viagens interstelares são reais e existem três grandes famílias que controlam o poder e estão em conflito com outros povos. Neste meio, quem conseguir chegar ao planeta Duna e ter acesso ao que lá existe, poderá ter todo o poder. Uma nova adaptação do livro está em andamento, então se você ficou curioso corre para ler antes do filme estrear.

8 – Eu, Robô, Isaac Asimov (1950)
Imagem: Reprodução Editora Aleph

Mais uma coletânea de contos e mais um livro que você provavelmente conhece pelo filme. Eu, Robô, do escritor russo Issac Asimov, traz nove contos que, de forma sucessiva e coerente, narra a evolução dos robôs através do tempo. É uma grande obra, que traz discussões importantes sobre o uso da tecnologia, como nos relacionamos com este tipo de ferramenta e até que ponto ela pode chegar. O livro vai muito além do filme e é uma obra indispensável para quem curte o gênero.

9 – 1984, George Orwell (1949)
Imagem: Reprodução Editora Companhia das Letras

Um dos maiores exemplos de distopias é este livro, sem sombra de dúvidas. Ele mostra uma sociedade distópica, refém de um regime extremamente totalitário, em que um homem decide ir contra ao que lhe é imposto, vai contra todo o sistema, sofre as consequências, mas não deixa se abalar e se calar. É um livro importantíssimos para que entendamos que estes tipos de regimes ditatórios estão mais perto do que nós imaginamos e que basta um pequeno ato, para que eles realmente se tornem realidade. Leitura favoritada e recomendadíssima. Aliás, se você curte Big Brother Brasil, tem que saber que o conceito do programa de ser vigiado pelo “grande irmão” através de várias câmeras, veio deste livro de George Orwell.

10 – Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley (1932)
Imagem: Reprodução Editora Biblioteca Azul

Para encerrar esta lista temos mais uma distopia, que também é referência no assunto e que mostra um mundo dividido em castas, onde o personagem Bernard Marx sente-se errado pela sua forma física, diferente dos outros membros do seu grupo. O livro mostra uma sociedade totalmente estruturada, onde ter um filho é um ato obsceno e totalmente impensável, e ter uma crença religiosa é desrespeitoso e ignorante. Não vamos falar muito sobre o enredo, pois em livros de distopias qualquer pequena palavra pode ser um spoiler, que estraga toda a experiência, vamos apenas disser que você deve ler para conhecer este “Admirável Mundo Novo”.

Esta é nossa lista com alguns dos clássicos incríveis da Ficção Científica, para você que quer começar a ler o gênero ou que tem vontade de se aprofundar.

Você já leu algum destes livros ou se interessou por alguma obra? Conta pra gente, vamos adorar saber.

Não esquece de compartilhar este post com seus amigos e que por aqui sempre vai ter dica de livros legais para você.

Até mais!

 
3 thoughts on “10 Livros Clássicos de Ficção Científica para ler”

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!