Confira nossas indicações de leitura para aproveitar a nova estação
Hoje, 20 de março, chega oficialmente damos adeus para o Verão e boas-vindas ao Outono, estação que precede o inverno, com as temperaturas diminuindo. Em muitos estados brasileiros nem mesmo se fala em outono, como no Nordeste, onde a estação se passa apenas no calendário. Além disso, não temos muitos cenários outonais em nosso país, com folhas secas caindo das árvores e tudo mais que vemos nos filmes nortes americanos.
Contudo, com a entrada do outono percebemos um ventinho mais gelado pela manhã e uma noite mais fresca, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. De qualquer forma, é uma estação bonita, que remete a passagem do tempo e nos leva a ficar mais reclusos, já pensando no inverno que se aproxima.
Pensando nisso, separamos uma lista com 10 livros perfeitos para ler no outono. Tem obras para todos os gostos e você com certeza vai achar uma que lhe agrade mais.
1 – Uma luz no outono (vol. 4 As Irmãs Shakespeare), Carrie Elks (Editora Verus)
Para começar, indicamos o quarto volume da série conhecida como As Irmãs Shakespeare, da escritora Carrie Elks, onde cada livro aborda a história de uma irmã, com relação a uma estação do ano. Em Uma luz no outono, somos apresentados ao final desta série, através da história de Juliet, uma mãe solteira, que administra uma floricultura e enfrenta um problemático processo de divórcio. Tudo o que Juliet não busca é um novo amor, uma nova relação amorosa. Porém, isso pode mudar com a chegada de Ryan Sutherland, seu novo e lindo vizinho. A atração entre os dois é nítida, mas eles não pretendem se envolver. Contudo, quando o outono chega na pequena cidade de Shaw Haven, tudo pode mudar. Se você ainda não leu os outros livros da série e se interessou por este, não se preocupe, você pode ler sem ter grandes spoilers dos outros livros.
2 – o que o sol faz com as flores, Rupi Kaur (Editora Planeta)
Para os amantes de poesia ou para aqueles que tem vontade de conhecer este gênero literário, Rupi Kaur é uma das autoras mais aclamadas da nova geração e fala de assuntos importantes e polêmicos em seus versos. Neste livro, temos uma coletânea de poemas que tratam sobre crescimento e cura, honra a suas raízes, amadurecimento e sobre encontrar um lar dentro de si mesmo. Apesar de um eu-lírico com voz feminina, os poemas são arrebatadores e emocionam todos os públicos. É perfeito para este momento de introspecção pessoal e a cara do outono.
3 – O outono do patriarca, Gabriel Garcia Márquez (Editora Record)
Conhecido mundialmente por seu romance Cem anos de solidão, lançado em 1967, O outono do patriarca é o segundo romance do escritor colombiano. Nesta obra, o autor apresenta uma alegoria do autoritarismo na América Latina, uma clara crítica social. O livro recebeu o Nobel de Literatura, sendo considerado uma das principais obras do escritor. Com uma escrita que avança e retrocessa, que usa a poesia e o lírico para contar sua história, temos um panorama de um patriarca latino. Recomendamos a leitura para quem já teve acesso à escrita de Gabriel Garcia Márquez, para não haver um grande estranhamento.
4 – O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas, Aaron Mahnke (Editora Darkside)
Tendo sido inspirado em um podcast, este livro traz um compilado de informações de várias criaturas que permeiam o imaginário popular e fazem parte da cultura de várias partes do mundo. Somos apresentados as histórias dos surgimentos dos vampiros, lobisomens, fadas, sereias, enfim, todo tipo de criatura estranha que “assombra” o nosso mundo. É um livro perfeito para ampliar nossos conhecimentos e ser curtido em um dia mais relax, com aquele clima de pré-inverno.
5 – Novembro 9, Colleen Hoover (Editora Galera Record)
Obra de uma das autoras mais reconhecidas pelos seus dramas jovem adultos, Colleen Hoover nos presenteia com uma história diferenciada. Fallon está se mudando de Los Angeles para Nova York, mas acaba conhecendo Ben, um aspirante a escritor. A química entre eles é instantânea e os dois passam o último dia da garota na cidade juntos. Ao final, eles prometem se rever todos os anos na mesma data, 09 de novembro. Fallon se torna a inspiração para o romance de Ben e nós acompanhamos esta história se desenvolver ano após ano, vendo se tudo é uma criação romântica do escritor ou se o que eles sentem é realmente forte e verdadeiro. O livro se passa no final do outono americano e início do inverno, tendo todo este clima entre estações.
6 – Era uma vez no outono, Lisa Kleypas (Editora Arqueiro)
No segundo livro da série As Quatro Estações do Amor, a escritora de romances de época Lisa Kleypas nos apresenta a jovem e obstinada Lillian Bowman, que sai dos Estados Unidos em busca de um marido na aristocracia londrina. Contudo, nenhum homem parece capaz de fazê-la perder a cabeça. Exceto, talvez, Marcus Marsden, o arrogante lorde Westcliff, que ela despreza mais do que a qualquer outra pessoa. Marcus é o típico britânico reservado e controlado. Mas algo na audaciosa Lillian faz com que ele saia de si. Os dois simplesmente não conseguem parar de brigar. Então, numa tarde de outono, um encontro inesperado faz Lillian perceber que, sob a fachada de austeridade, há o homem apaixonado com que sempre sonhou. Mas será que um conde vai desafiar as convenções sociais a ponto de propor casamento a uma moça tão inapropriada? Este livro é perfeito para quem curte romances cão e gato, daqueles em que os protagonistas vivem brigando todo tempo. Quem gosta de romance de época, é uma leitura imperdível.
7 – O morro dos ventos uivantes, Emily Brontë (edição comenta, Editora Zahar)
Se você quer um clássico literário para passar o tempo, nossa indicação é O morro dos ventos uivantes e não é só pela capa linda da edição da Zahar, que tem tudo a ver com o outono. O livro tem uma história de amor dramática e dolorida, com personagens que nos fazem amá-los e odiá-los simultaneamente. Abordando o sentimento que surge entre Catherine Earshaw e seu irmão adotivo Heathcliff, vemos uma relação complicada, cheia de altos e baixos, que nos faz ficar em dúvida do que realmente queremos que aconteça: eles devem ou não ficarem juntos? É um livro que carrega emoções conflitantes e nos deixa reflexivos. Uma obra incrível e atemporal da escritora Emily Brontë, que deve ser lida por todos, ao menos uma vez na vida.
8 – Quatro Estações, Stephen King (Editora Suma)
Claro que não poderia faltar uma obra do mestre Stephen King nesta lista. No livro Quatro Estações, temos um compilado de quatro contos de horror e terror, tendo como pano de fundo (e título) uma das quatro estações do ano. Em Outono da inocência, somos apresentados a uma trama de amadurecimento e passagem da juventude para a maioridade, através de um grupo de amigos adolescentes, que acabam encontrando um cadáver e tem que enfrentar a realidade da morte. Este conto já teve uma adaptação cinematográfica extremamente conhecida, o filme Conta Comigo, que já passou inúmeras vezes na Sessão da Tarde e serviu de inspiração para séries como Stranger Things. Além disso, ao comprar o livro você pode aproveitar e ler cada conto na sua determinada estação. Se você ainda está na dúvida se deve ler, é nesta obra que você encontra a trama que inspirou outro filme de sucesso, o conhecido Um sonho de liberdade. Além disso, é uma ótima porta de entrada para quem quer ter contato com a escrita de King, mas sente certo medo ou receio.
9 – A Escolha, Nicholas Sparks (Editora Arqueiro)
E se a gente tem um livro de Stephen King, não poderíamos deixar outro grande nome da literatura de fora. Goste você ou não, Nicholas Sparks é um fenômeno de vendas e grande nome do gênero de romance. Suas obras vendem como água e muitas já viraram filme, como no caso de A Escolha. Neste livro conhecemos Travis Parker, que tem tudo o que deseja e é feliz em sua vida, curtindo sua irmã, seus amigos, viagens e muito mais. Ele nunca teve um relacionamento sério, mas não sente falta disto. Porém, tudo muda quando Travis conhece Gabby Holland, uma médica que se torna sua vizinha. O homem se encanta pela bela mulher, mas conquistá-la será algo mais difícil do que ele pensa. As margens de sua casa beira-mar, Travis terá que escolher entre sua atual vida ou um amor que nunca sentiu. O livro tem um clima gostoso e cenários que nos transportam para outros lugares.
10 – O amor nos tempos do ouro, Marina Carvalho (Editora Globo Alt)
Para finalizar, temos outro romance de época, porém este se passa no Brasil, algo que não é muito comum dentro deste gênero literário. Somente por este fato a obra já chama atenção e nos deixa curioso, contudo a escrita de Marina Carvalho é primorosa e nos transporta para uma realidade diferente no passado do nosso país. Ambientada no séc. XVIII, temos o cenário da época através do caminho vivido por Cécile Lavigne, uma jovem francesa que, depois de perder seus pais, é enviada ao Brasil para morar com seu único parente no estado de Minas Gerais e deve se casar com um latifundiário. Temendo seu futuro, Cécile desembarca no Rio de Janeiro e uma trama recheada de romance, descobertas, perdas e medos começa. Vale muito a pena a leitura e é importante para o reconhecimento dos autores nacionais.
E aí, quais destes livros você ficou com mais vontade de ler?
Conta pra gente e não esquece de compartilhar com seus amigos.
Até mais!
[…] terça-feira fizemos uma lista com 10 livros perfeitos para ler no outono, a estação do ano que começou no último dia 20 de março e vai até […]