O Oscar é a maior premiação do cinema e um dos principais triunfos na vida de um ator e/ou atriz. Receber esta estatueta é algo extremamente significante, é um reconhecimento por todo seu trabalho.
Sabe quando nós, meros mortais, recebemos ou ganhamos algo e dissemos “Venci na vida!” ou “Zerei a vida!”? Pois bem, é isso o que sair vencedor do Oscar significa para quem faz parte da indústria.
Contudo, sabemos que não é fácil, afinal, por ser uma premiação, os astros concorrem com outros grandes nomes, sendo que somente ser indicado ao prêmio é algo considerado extremamente importante para a carreira.
Porém, existem atores e atrizes que já receberam diversas indicações e nunca saíram vencedores. E não é por falta de talento não, afinal, se não fossem merecedores eles nem teriam sido indicados.
O fato de receberem as indicações e nunca conseguirem ganhar chama a atenção, pois ficamos nos perguntando o motivo para isso acontecer. Seria falta de sorte? Preconceito da indústria? Algum tipo de rivalidade dentro da academia? Favoritismo?
Pensando nisso, separamos uma lista com 12 grandes astros do cinema que nunca conseguiram ganhar um Oscar, apesar das suas indicações.
Sabe aquele sentimento de nadei, nadei e morri na praia? É isso o que muitos deles devem ter sentido várias vezes.
Naomi Watts – 2 indicações
Começamos com Naomi Watts, uma atriz extremamente talentosa e reconhecida no meio. Watts já recebeu duas indicações ao Oscar de Melhor Atriz, sendo a primeira em 2004 pelo filme 21 Gramas e a segunda pelo longa O Impossível, de 2013. Todos achavam que ela sairia vencedora em 2013, devido a sua brilhante interpretação no papel de uma mãe desesperada para encontrar sua família após um grande desastre natural. Porém, a estatueta acabou indo para Jennifer Lawrence, na época com 22 anos, pelo filme O Lado Bom da Vida.
Will Smith – 2 indicações
Também com duas indicações de Melhor Ator, temos Will Smith com Ali de 2002 e À Procura da Felicidade de 2007. Muita gente costuma dizer que Smith não ganhou nenhum Oscar porque sempre faz filmes parecidos, sem grande apelo, porém, não podemos negar que ele merecia ter levado a estatueta em 2007, afinal a sua atuação foi um grande marco de sua carreira, sendo que o filme se tornou um clássico entre os amantes do cinema. Na época, o prêmio ficou com o veterano Forest Whitaker.
Robert Downey Jr. – 2 indicações
Ainda na categoria de duas indicações, temos o nosso querido Homem de Ferro. O astro Robert Downey Jr. teve seu trabalho reconhecido e indicado nos anos de 1993 e 2009. No primeiro, ele recebeu a indicação de Melhor Ator pelo filme Chaplin, onde interpretou um dos maiores comediantes do mundo. No segundo, ele foi indicado como Melhor Ator Coadjuvante pelo longa Trovão Tropical. Não levou a estatueta nenhuma vez, mas ainda temos esperança de que consiga.
Helena Bonham Carter – 2 indicações
Figurinha carimbada em diversas produções, Helena Bonham Carter é uma veterana do cinema, sendo uma atriz extremamente versátil, que consegue ir do drama a comédia, passando por musicais e chegando a grandes franquias como Harry Potter. Seu talento lhe rendeu duas indicações a estatueta, sendo a de Melhor Atriz em 1998 por Asas do Amor e Melhor Atriz Coadjuvante em 2011 por O Discurso do Rei. Nós acreditamos que ela ainda tem muito a oferecer e que pode ser indicada ao prêmio mais vezes.
Jhonny Depp – 3 indicações
A carreira de Jhonny Depp sofreu um grande baque quando vários escândalos e acusações de violência doméstica surgiram. O astro tem tido seu nome envolvido em uma grande confusão, ora o colocando como criminoso, ora o vendo como vítima. De qualquer forma, as coisas não vão bem para ele. Contudo, já houve um tempo em que Depp era um dos maiores atores da indústria e reconhecido por sua facilidade em se transformar nos papéis. O talento do astro lhe rendeu três indicações de Melhor Ator: em 2004 por Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra, em 2005 por Em Busca da Terra do Nunca e em 2008 por Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet. Ele não levou nenhum, mas parece não se importar com isso, pois, em várias entrevistas, Depp já afirmou que nunca gostaria de ganhar um Oscar, pois considera o prêmio hipócrita e vergonhoso.
Tom Cruise – 3 indicações
Um dos maiores nomes dos filmes de ação, responsável por cenas de tirar o fôlego, Tom Cruise já foi indicado ao Oscar por três vezes. A primeira foi em 1990 como Melhor Ator pelo longa Nascido em 4 de julho. A segunda indicação veio em 1997, também como Melhor Ator, por Jerry Maguire: Grande Virada. Já a terceira indicação foi como Ator Coadjuvante no ano 2000 por Magnólia. Desde então o astro não recebeu mais indicações, estando a praticamente duas décadas sem participar da celebração. Triste!
Michelle Williams – 4 indicações
A atriz recebeu em sua carreira quatro indicações ao Oscar. A primeira foi em 2006, quando foi indicada como Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme O Segredo de Brokeback Mountain. A segunda foi como Melhor Atrizno filme Namorado para Sempre de 2011. A terceira, também na categoria de Melhor Atriz, veio em 2012 por Sete Dias com Marilyn. Já sua última indicação foi na premiação de 2017, quando concorreu na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por Manchester à Beira-Mar. Por que será que ela nunca ganhou?
Saoirse Ronan – 4 indicações
Saoirse Ronan tem apenas 26 anos, mas já é uma grande estrela do cinema. Ela começou sua carreira ainda criança, trabalhando como modelo e migrando para produções de televisão e cinema, onde mostrou todo seu potencial. O resultado: ela é uma das jovens atrizes mais promissoras da indústria. Apesar da pouca idade, seu talento já lhe rendeu quatro indicações ao grande prêmio: Melhor Atriz Coadjuvanteem 2008 por Desejo e Reparação, Melhor Atriz em 2016 por Brooklyn, Melhor Atriz em 2018 por Lady Bird: A Hora de Voar e Melhor Atriz em 2020 por Adoráveis Mulheres. Temos certeza que ela está no caminho certo e que sua hora vai chegar, oportunidades não vão faltar.
Bradley Cooper – 4 indicações
O queridinho Bradley Cooper está nesta lista por suas quatro indicações como ator, sendo uma como Melhor Ator Coadjuvante, em 2014 por Trapaça, e três como Melhor Ator, sendo elas 2013 por O Lado Bom da Vida, 2015 com Sniper Americano e 2019 por Nasce Uma Estrela. Contudo, o astro ainda tem outras quatro indicações por fatores técnico, incluindo uma como Melhor Roteiro Adaptado por Nasce Uma Estrela. É isso, além de ser indicado como ator, Cooper tem se destacado na produção e direção. Está bom pra você?
Willem Dafoe – 4 indicações
Willem Dafoe é um ator controverso. Ora ela está no auge, participando de produções aclamadíssimas, ora parece ter perdido seu senso crítico e escolhido participar de qualquer filme. Contudo, não podemos negar todo seu talento e forma única de atuar. Ele já recebeu quatro indicações: em 1987 por Platoon, em 2001 por Shadow of the Vampire e 2018 por Projeto Flórida, todas na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. Já sua interpretação em No Portal da Eternidade, também de 2018, lhe rendeu sua primeira indicação na categoria de Melhor Ator.
Amy Adams – 6 indicações
Parece piada, mas Amy Adams é uma das atrizes mais indicadas ao Oscar, recebendo indicações inclusive em anos seguidos, mas nunca saiu vencedora. A atriz já foi indicada seis vezes, mas apenas uma foi na categoria de Melhor Atriz. As indicações foram por: Retratos de Família em 2006, Dúvida em 2009, The Fighter em 2011, O Mestre em 2013 e Vice em 2019, todas na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. Já na categoria Melhor Atriz, a indicação veio em 2014 por Trapaça. Amy é injustiçada e nós torcemos para que isso mude em algum momento, afinal ela merece este reconhecimento.
Glenn Close – 7 indicações
Contudo, quando o assunto é injustiça com indicados no Oscar, o maior exemplo é Glenn Close. Apesar de seu brilhante trabalho e de ser reconhecida como uma das melhores atrizes de todos os tempos, com atuações inesquecíveis, a atriz nunca ganhou a estatueta dourada, apesar de já ter concorrido por setes vezes. Sua primeira indicação foi em 1983, quando concorreu na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho em O Mundo Segundo Garp. Sua segunda e terceira indicações vieram nos anos seguintes, em 1984 e 1985, na mesma categoria, pelos filmes O Reencontro e O Natural. Já sua primeira indicação como Melhor Atriz aconteceu em 1988 pelo longa Atração Fatal. A partir daí ela concorreu na categoria mais três vezes: em 1989 por Ligações Perigosas, em 2012 por Albert Nobbs e em 2019 por A Esposa. Com este fato, ela se tornou a atriz viva a receber mais indicações ao Oscar e nunca ter ganhado o prêmio. Nós não conseguimos entender porque isso acontece. Falta de sorte não explica. Agora em 2021 ela concorre ao prêmio pela oitava vez, como Melhor Atriz Coadjuvante pelo longa Era Uma Vez Um Sonho, porém a favorita da categoria é a atriz de Minari. Parece que também não será desta vez.
Enfim, estes são os grandes nomes da indústria que já receberam várias indicações ao Oscar, mas nunca conseguiram levar o prêmio para casa.
Qual deles você acha que é o mais injustiçado? Para quem você daria o prêmio de olhos fechados? Conta pra gente e nos acompanhe nas redes sociais.
Até mais!
O ator Cillian Murphy na minha humilde opinião merecia muito ganhar o oscar, excelente atuação na série em que interpreta o Thomas Shelby.