Com mais de 60 obras em sua carreira falando sobre mistérios e assassinatos, não é à toa que Agatha Christie recebeu a alcunha de Rainha do Crime. Em seus livros, ela brinca com a capacidade do leitor de descobrir pistas escondidas em suas páginas e que levam a descoberta do “culpado”.
Seus romances policiais conquistaram grande popularidade e Agatha é reconhecida como uma das maiores romancistas do mundo, sendo referência quando falamos de literatura investigativa.
Embora seus livros sejam muito populares, algumas adaptações televisivas dessas obras acabam passando despercebidas pelo grande público. Querendo mudar essa situação e trazendo uma luz sobre essas obras, nós selecionamos 5 minisséries baseadas em livros da Agatha Christie que merecem o seu olhar para solucionar crimes.
The ABC Murders (2018)
A primeira minissérie da nossa lista é baseada no livro de mesmo nome, no Brasil “Os Crimes ABC”. O curioso título é uma referência ao modus operandi do assassino da obra, que escolhe suas vítimas por ordem alfabética.
A investigação fica por conta do detetive mais famoso da obra de Agatha Christie, Hercule Poirot, aqui interpretado por John Malkovich. Ao receber cartas do criminoso identificado como ABC, Hercule começa uma análise minuciosa para descobrir as próximas vítimas e a identidade do assassino. A minissérie de três episódios também conta com nomes bem interessantes no seu elenco, como Anya Chalotra, conhecida pelo seu papel na série The Witcher, e Rupert Grint de Harry Potter.
Ordeal by Innocence (2018)
Baseada no livro “Punição para a Inocência”, essa minissérie também foi dividida em três capítulos e é a terceira adaptação desse romance. A primeira versão é um filme de 1985 e a segunda foi adaptada dentro da série Marple em 2007. Aqui temos a história do jovem Jack (Anthony Boyle), um dos cinco filhos adotivos do casal Argyll. Quando sua mãe é encontrada morta, ele é acusado de assassinato e condenado à prisão perpétua, morrendo atrás das grades pouco tempo depois. Porém, uma nova prova apresentada pelo Dr. Arthur Calgary (Luke Treadaway) inocenta Jack, levando seus familiares a suspeita de que o verdadeiro assassino ainda está entre eles.
A minissérie teve boa repercussão com a crítica e fez algumas mudanças significativas no seu enredo, trazendo surpresas mesmo para aqueles que já leram o livro.
And Then There Were None (2015)
Essa minissérie adapta uma das obras primas de Agatha Christie e, provavelmente, um dos romances policiais mais famosos no mundo. É possível consultar qualquer fã da escritora sobre qual livro dela é indispensável, “E Não Sobrou Nenhum” vai surgir no assunto. Talvez você não esteja reconhecendo o nome logo de cara, isso porque o livro foi lançado originalmente com o nome de “O Caso dos Dez Negrinhos”, sendo alterado por conta do teor racista desse antigo título.
Mas entrando na história… O que você faria se recebesse um convite inusitado para visitar uma ilha sem realmente conhecer ou se lembrar quem é o anfitrião? Bom, os personagens dessa história aceitaram esse convite sem grande demora. Assim, oito pessoas que aparentemente não possuem nada em comum acabam se juntando na “Ilha do Soldado”. Lá eles conhecem um casal de empregados que foram contratados para cuidar dos convidados enquanto seus patrões não chegam ao local. Contudo, o clima de descanso dura pouco, pois os patrões nunca aparecem e, um a um, os convidados começam a ser assassinados. Sem mais nenhuma pessoa na ilha além dos convidados e empregados, as dúvidas que ficam são: qual deles é o assassino? E por quê?
The Witness for the Prosecution (2016)
Nessa minissérie temos a adaptação do conto “Testemunha de Acusação”, que também possui uma versão para os palcos escrita pela própria Agatha Christie. Nos dois capítulos que compõem a narrativa acompanhamos o julgamento de Leonard Vole (Billy Howle), acusado de matar Emily French (Kim Cattrall), uma mulher rica que deixou Leonard como seu único herdeiro.
A única esperança de Leonard está no depoimento de sua esposa Romaine Heilger (Andrea Riseborough), porém essa esperança se esvai quando ela deixa de ser uma testemunha da defesa e se torna uma testemunha de acusação. O destino de Leonard fica nas mãos do advogado John Mayhew (Toby Jones), que faz de tudo para tentar provar a sua inocência.
The Pale Horse (2020)
A última minissérie da nossa lista é também a adaptação mais recente de uma obra da Agatha Christie. Baseada no livro “O Cavalo Amarelo”, ela foi ao ar em fevereiro pela BBC One em co-produção com a Amazon Prime Video. Com um toque sobrenatural, a trama traz a investigação de Mark Easterbrook (Rufus Sewell) que descobre que seu nome está em uma misteriosa lista encontrada no sapato de uma mulher morta.
Enquanto as pessoas da lista vão morrendo de causas naturais, a investigação de Mark o leva a uma casa conhecida como “The Pale Horse”, moradia de três mulheres acusadas de bruxaria. Também com dois capítulos, a minissérie conta com um grande elenco como Kaya Scodelario, Sheila Atim, Madeleine Bowyer e Georgina Campbell.
E aí, qual outra obra da Agatha você acredita que daria uma ótima adaptação televisiva? Deixa o seu comentário e fala pra gente o que achou das nossas indicações.
Ah não podemos esquecer que o filme Morte no Nilo, também baseado na obra da autora, tem estreia marcada para outubro deste ano, com um grande elenco e com o ator Kenneth Branagh encarnando pela segunda vez o papel do detiver Hercule. Não sabemos se realmente irá ocorrer ou se ele acabará ficando para o ano que vem, mas também é outro livro famoso recebendo uma adaptação.
Legião Jovem, você sempre antenado!
[…] Confira também: 5 minisséries baseadas em livros de Agatha Christie […]