sáb. nov 23rd, 2024

Tramas de ficção científica misturam realidade virtual com mundo real

Chegou ontem (19) nos cinemas o filme Free Guy: Assumindo o Controle, longa que conta com Ryan Reynolds no papel principal e que já deveria ter sido lançado, mas, por conta da pandemia, acabou sofrendo atrasos e tento sua estreia adiada algumas vezes.

No longa o protagonista vivido por Ryan descobre que, diferentemente de sua vida monótona e cheia de rotina, ele é o personagem principal em um jogo interativo e acaba tendo sua vida virada de ponta cabeça após esta descoberta.

Infelizmente, o filme não vai chegar a todas as salas de cinema do Brasil, apesar de estar disponível em 80% delas. Mesmo assim, muitas pessoas não voltaram a frequentar as salas por medo de contaminação.

Se você faz parte deste último grupo ou mora em uma cidade que não tem cinema, ou na qual o filme não será exibido, nós separamos uma lista com 7 filme que misturam mundo virtual com a realidade para você curtir. Inclusive indicamos um dos melhores filmes neste aspecto e temos opções disponíveis em streamings.

Vem conferir a nossa lista!

1- Jogador N° 1 (2018 – Ficção Científica, Ação)

Não podemos começar a lista por outro filme que não seja este, afinal é um dos longas mais aclamados dos últimos tempos no quesito de misturar jogos com mundo real. Na trama estamos em um futuro distópico, no ano de 2044, e Wade Watts (Tye Sheridan), como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. Quando o criador do jogo, o excêntrico James Halliday (Mark Rylance) morre, os jogadores devem descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico para conquistar sua fortuna inestimável. Para vencer, porém, Watts terá de abandonar a existência virtual e ceder a uma vida de amor e realidade da qual sempre tentou fugir. O longa é adaptação de um livro de mesmo nome escrito por Ernest Cline e tem direção de Steve Spielberg. A continuação do livro foi lançada em 2020 e rumores afirmam que o segundo filme já esta em desenvolvimento, mas nada foi comentado recentemente.

2- Ender’s Game: O Jogo do Exterminador (2013 – Ficção Científica, Ação)

Em um futuro próximo, extra-terrestres hostis atacaram a Terra. Com muita dificuldade, o combate foi vencido, graças ao heroísmo do comandante Mazer Rackham (Ben Kingsley). Desde então, o respeitado coronel Graff (Harrison Ford) e as forças militares terrestres treinam as crianças mais talentosas do planeta desde pequenas, no intuito de prepará-las para um próximo ataque. Ender Wiggin (Asa Butterfield), um garoto tímido e brilhante, é selecionado para fazer parte da elite. Na Escola da Guerra, ele aprende rapidamente a controlar as técnicas de combate, por causa de seu formidável senso de estratégia. Com isso, logo se torna a principal esperança das forças militares para encerrar de uma vez por todas com a ameaça alienígena. Além de usar os jogos como estratégia militar, o filme ainda toca em assuntos importantes e nos faz pensar o que realmente é o certo. Disponível no Amazon Prime Video.

3- Tron: O Legado (2010 – Ficção Científica, Ação, Aventura)

Em 2010 a Disney também apostou nesta ideia de misturar realidade virtual com mundo real. Em Tron: O Legado, temos Kevin Flynn (Jeff Bridges) é um gênio da informática que, um dia, desapareceu sem deixar vestígios. Seu filho Sam (Owen Best), na época com sete anos, é criado pelos avós e a empresa de Flynn, a Encom, é gerenciada pelos demais acionistas. Já com 27 anos, Sam (Garrett Hedlund) não quer assumir o controle da empresa e prefere boicotá-la uma vez por ano. Um dia o braço direito de seu pai, Alan Bradley (Bruce Boxleitner), recebe um bipe, o que faz com que Sam vá até o local onde Kevin tinha uma série de consoles de videogame. Lá Sam encontra uma passagem secreta, que o leva a uma câmara onde está o último trabalho de seu pai. Sam o aciona e é levado a outro mundo, tecnológico, habitado por programas de computação. Disponível no Disney+.

4- Avatar (2009 – Ficção Científica, Aventura)

Sim, o grande recordista da bilheteria dos cinemas mundiais não fala sobre um jogo ou um mondo de videogame, porém não podemos esquecer que nele temos sim a ideia de outra realidade, justamente porque os seres humanos assumem avatares de outros seres e embarcam em um novo mundo. Jake Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na’Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Os Na’Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na’Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados por seres humanos, através de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode novamente voltar à ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na’Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena. Disponível no Disney+.

5- The Call Up (2016 – Ficção Científica, Ação, Aventura, Suspense)

Um grupo de jogadores on-line é convidado a experimentar um vídeo game de realidade virtual de última geração, mas as coisas dão uma reviravolta e descobrem que vão literalmente lutar por suas vidas. Este filme não é tão conhecido, porém ele trás algo diferente dos anteriores: tem um toque de suspense. Os personagens passam por situação complicadas e, além do virtual, tem suas vidas colocadas em risco e não entendem muito bem o que está acontecendo.

6- 13ª Andar (1999 – Ficção Científica, Fantasia, Suspense)

Douglas Hall (Craig Bierko) e seu sócio, Hannon Fuller (Armin Mueller-Stahl), dois pesquisadores da área de informática, estão prestes a colher resultados positivos em seu último projeto: desenvolver um mundo simulado utilizando realidade virtual. Porém, Fuller misteriosamente é assassinado, antes de passar informações importantes sobre o projeto para Douglas, que se torna o principal suspeito de ter efetuado o crime. Desorientado e em busca da verdade em torno dos acontecimentos, Douglas decide por entrar no mundo simulado para investigar a morte de Fuller. O filme mais antigo da nossa lista, trás também o teor de suspense em sua trama e um mistério a ser desvendado. Além da realidade virtual, nós estamos em busca de um assassino.

7- Beta Test (2016 – Ficção Científica, Ação, Suspense)

Você já deve ter se perguntando o que aconteceria se coisas que acontecem em jogos virtuais comessassem a acontecer no mundo real. Como seria ter aqueles personagens ficitsios interferindo na nossa realidade. Pois é justamente isto que o último filme da nossa listra tratra. Nele um campeão de jogos de videogames acaba de fazer uma descoberta macabra: os eventos em um novo jogo estão sendo espelhados no mundo real. Para impedir que a situação se torne pior do que já está, ele deverá unir forças com o protagonista do jogo para desvendar a conspiração antes que o sinistro plano do jogo atinja a cidade. Mais num que trás os elementos do suspense para sua trama.

E aí curtiu a nossa lista? Já assistiu algum destes filmes? Gosta de filmes que misturam realidade virtual com mundo real? Qualoutro filme você colocaria nesta lista? Conta aí pra gente.

Se curtiu não deixe de compartilhar e nos seguir nas redes sociais para mais conteúdos exclusivos.

Free Guy: Assumindo o Controle já está nos cinemas.

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!