qui. nov 21st, 2024

Separamos várias indicações de produções para você curtir no final de semana

Começamos a semana com uma lista com 10 livros perfeitos para ler no outono, a estação do ano que começou no último dia 20 de março e vai até junho.

Apesar de não sentirmos e nem vermos tanta diferença na passagem do verão para o outono, estamos muito familiarizados com esta estação e seus cenários, principalmente por consumirmos tantos filmes norte americanos.

E para começar finalizar a semana, separamos agora 7 filmes que se passam nesta época do ano ou que tem como pano de fundo cenários outonais, para entrarmos neste clima mais ameno e de passagem para a estação mais fria do ano.

O melhor? A maioria das produções que escolhemos estão disponíveis em serviços de streaming. Dá para encontrar um para curtir nesta sexta mesmo.

Vem conferir!

Harry e Sally, Feitos Um para o Outro (Comédia Romântica, 1989)

Para começar, nada melhor do que uma boa comédia romântica. Neste longa conhecemos Harry (Billy Cristal) e Sally (Meg Ryan), dois colegas de faculdade que se odiavam, mas que depois de se mudarem de Chicago para Nova York, passam a se ver em várias situações corriqueiras e logo uma paixão inesperada surge entre eles.

Apesar do filme se passar em várias estações, uma das cenas mais bonitas, que inclusive serve de fotografia para o cartaz do longa, tem justamente como pano de fundo o outono em Nova York, com suas folhas secas caídas e tudo mais. O filme fez muito sucesso, concorrendo a um Oscar e cinco Globo de Ouro, e se tornou um clássico do gênero. Disponível no Prime Video e Apple TV.

Sociedade dos Poetas Mortos (Drama, 1989)

Passando da comédia com romance e indo para um drama sobre crescimento e amadurecimento, Sociedade dos Poetas Mortos não poderia ficar de fora desta lista. Além de se passar no outono, com cenários bucólicos, o filme ainda carrega o sentimento que a estação nos traz, que é esse momento de introspecção, de olhar para dentro de si e buscar entender o que se está sentindo para mudar aquilo que deseja. O longa conta a história de um professor nada convencional, interpretado pelo incrível e inesquecível Robin Williams, que é contratado para dar aulas de literatura em uma escola para garotos, extremamente conservadora.

Aos poucos e com aulas totalmente diferentes, o professor apresenta a seus alunos os escritores clássicos e os estimula a abrirem seus olhos para eles mesmos, para a escola, para seus pais e sociedade. Além disso, o lema do grupo se torna o Carpe Diem, que significa Viva o Dia, ensinando que devemos sempre viver o momento, sem se preocupar com o que já passou e nem enlouquecer pelo que está por vir. O filme levou vários prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Roteiro Original. Está no Star+.

A Vila (Suspense/ Thriller, 2004)

Um grupo de pessoas funda uma pequena cidadezinha, no meio da floresta na Pensilvânia, afastados de tudo, para criar seus filhos longe do caos e violência das grandes cidades. Logo, porém, o local passa a ser assombrado por criaturas assustadoras, que fazem com que Edward (William Hurt) e Alice (Sigourney Weaver), os administradores da pequena vila, proíbam os cidadãos de saírem do local e sigam as regras impostas para se manterem seguros.

Contudo, quando Lucius (Joaquin Phoenix), um dos moradores, se machuca e precisa de cuidados médicos, Ivy (Bryce Dallas Howard), uma garota cega, cruza a floresta sozinha em busca de remédios. Porém, quando ela regressa, os segredos, mistérios e origem por trás dos monstros mudam completamente a vida na pequena vila. Recheado de suspense e com uma trama de ar conspiratório, daquelas que faz você desconfiar de todo mundo, o filme vai te prender do começo ao fim.

Curtindo a Vida Adoidado (Comédia, 1986)

Um dos maiores clássicos da comédia dos anos 80, que se eternizou e serve de referências para produções atuais, Curtindo a Vida Adoidado se passa na primavera. Mas se esta lista é de filmes para assistir no outono, você deve estar se perguntando por que ele está aqui. Bom, apesar de se passar na primavera, o longa foi filmado no outono, logo, as paisagens e cenários são todos desta estação. Na trama, o adolescente Ferris, interpretado por Matthew Broderick, decide sair de sua rotina e finge estar doente para matar aula. Ele acaba convencendo sua namorada e seu melhor amigo a fazerem o mesmo.

Os três, então, embarcam em uma viagem até Chicago, usando a Ferrari do pai do amigo de Ferris. Recheado de aventuras, muita confusão e uma trilha sonora inesquecível, o filme faz a gente querer voltar na época da escola (para quem já passou por ela), só para poder matar aula e curtir um dia divertido na companhia dos amigos. Disponível no Telecine Play, Prime Video e Paramount+.

Beleza Americana (Romance/ Drama, 1999)

Um grande clássico do cinema do início dos anos 2000, extremamente premiado, o filme é considerado polêmico, devido a sua temática, e muito problematizado nos dias de hoje. Porém, para quem ainda não conferiu, vale a pena para tirar suas próprias conclusões e entender o porquê de todo o sucesso. O filme se passa no outono, aliás, uma determinada cena mostra exatamente isso, e nele conhecemos Lester Burnham (Kevin Spacey, antes de todos os seus crimes serem denunciados), um pai de família de meia-idade e morador do subúrbio, que não aguenta mais o seu emprego e se sente impotente perante a vida.

Desencantado com sua esposa infiel e pai de uma adolescente, o melhor momento do dia para ele é quando se masturba durante o banho. Porém, tudo muda quando ele conhece Angela Hayes (Mena Suvari), amiga de sua filha. Encantado pela beleza da garota, Lester decide dar a volta por cima, pede demissão do trabalho e começa a reconstruir sua vida com a ajuda de Ricky (Wes Bentley), seu novo vizinho. No catálogo do Apple TV.

A Bruxa de Blair (Terror/ Independente, 1999)

Filme que revolucionou a forma de se fazer marketing no cinema e mostrou que não era preciso grandes investimentos, desde que a propaganda trabalhasse a seu favor. Considerado um dos melhores filmes de terror já produzidos, A Bruxa de Blair acompanha um grupo de três jovens cineastas, que desaparecem após entrar em uma floresta de Maryland para gravar um documentário sobre uma lenda local. Anos depois, a câmera que eles usavam é encontrada e os momentos de terror que eles passaram são revelados através das filmagens.

Todo filmado de forma a parecer real, um verdadeiro documentário, o filme causou calafrios e se tornou referência neste tipo de produção. O sucesso foi tão grande, que teve gente achando que a tão lenda da bruxa do filme era verdadeira e que a história era real. Vale a pena assistir debaixo das cobertas, com um belo balde de pipocas. Disponível no HBO+ e Star+.

(500) dias com Ela (Romance/ Independente, 2009)

Começamos esta lista com um filme que se passa em várias estações, incluindo o outono, e terminamos com outro que faz o mesmo. Contudo, diferente do primeiro, 500 dias com Ela aposta na passagem de tempo e marcação das estações para contar sua história. Sendo assim, vemos todo o desenvolvimento da trama com o passar dos dias e mudanças do clima. Considerado um dos filmes indie mais aclamados dos últimos tempos e protagonizado por Joseph Gordon-Levitt e Zooey Deschanel, na história conhecemos um romântico escritor, pego de surpresa quando sua namorada termina o relacionamento. Com isso, ele entra em um estado introspectivo e passa a lembrar vários momentos dos 500 dias que passaram juntos, para tentar descobrir quando seu caso de amor se perdeu.

Vamos vendo como o relacionamento dos dois se desenvolveu e o personagem também começa a se recuperar e descobrir mais sobre si mesmo, à medida que supera sua perda. É um filme muito bonito, com uma fotografia impecável e uma história verdadeira, que acontece no “mundo real”. Disponível no Star+.

E aí, quais destes filmes você já assistiu ou quer assistir? Conta pra gente nos comentários e não esquece de compartilhar este post com seus amigos.

Vocês podem escolher uma destas produções para assistirem e depois conversarem, através de mensagens ou vídeo chamadas, e verem o que cada um achou.

Até mais!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!