qui. nov 21st, 2024

Confira obras que separamos e que combinam com a estação mais fria do ano

No ano passado nós fizemos uma lista com 10 livros para ler no Inverno e hoje, um ano depois, nós resolvemos trazer uma nova lista com outras 7 indicações de obras perfeitas para ler no clima frio.

Nós escolhemos novamente produções de vários gêneros e estilos, para todos os gostos e públicos, sendo que elas se passam no inverno ou carregam em si questões relacionadas ao clima mais frio. Você vai entender conforme formos indicando cada livro.

Se você é do tipo de leitor temático, que adora combinar suas leituras com alguma data específica, esta lista é imperdível. Porém, se você está apenas em busca de algum livro e não tem ideia do que quer curtir, nossas dicas também vão te ajudar.

Então vem conferir!

1 – O rei do inverno – Vol. 1 As Crônicas de Artur (Bernard Cornwell, 2001)
Imagem: Editora Record

Para começar escolhemos uma trama que se apoia na história real e trás um enredo repleto de aventura e batalhas incríveis. O rei do inverno conta a mais fiel história do lendário guerreiro Artur, que entrou para a história com o título de rei, embora nunca tenha usado uma coroa. Nesta versão da lenda, Artur – filho bastardo do rei Uther Pendragon – penhora sua fidelidade e proteção para Mordred, herdeiro legítimo do trono. Numa Bretanha habitada por cristãos e druidas, dividida entre diferentes senhores feudais e seus respectivos interesses e ameaçada pela invasão dos saxões, Artur emerge como um poderoso e corajoso guerreiro capaz de inspirar lealdade e unir o país com sua personalidade complexa, impelida por honra, dever e paixão. Cornwell resgata curiosidades dos confrontos no início da era cristã, como o ritual do xingamento. Os comandantes dos exércitos rivais esquentavam o ânimo para a batalha se encontrando no meio do campo e trocando insultos.

Link para comprar: O rei do inverno – Vol. 1 As Crônicas de Artur

2 – A Livraria dos Achados e Perdidos (Susan Wiggs, 2020)
Imagem: Editora Harlequin

Após uma tragédia, Natalie Harper herda a charmosa, mas praticamente falida, livraria de sua mãe, localizada num prédio histórico no centro de São Francisco, na Califórnia, e a responsabilidade de cuidar do seu avô Andrew, cada vez mais debilitado. Com a recusa de Andrew em vender a loja, Natalie deixa sua antiga vida ― segura, confortável e previsível ― para trás e volta para São Francisco determinada a recuperar a livraria que um dia foi seu lugar favorito no mundo. Porém, sua vida se parece mais com um livro de horror do que com um conto de fadas. O prédio está caindo aos pedaços, as dívidas se acumulam rapidamente, a saúde do avô entra em declínio e ela não consegue ver uma luz no fim do túnel. Natalie precisa de um sinal, ou pelo menos de um livro que a ajude a resolver seus problemas, mas em vez disso recebe Peach Gallagher, contratado por sua mãe para fazer reparos no prédio. À medida que Peach começa seu trabalho, Natalie se vê envolvida numa jornada de novas conexões, descobertas e revelações, de artefatos antigos escondidos nas paredes da livraria até verdades inexploradas sobre sua família, seu futuro e seu coração. O livro não se passa no inverno, mas temos toda a jornada da protagonista, que sai de um momento frio e triste de sua vida, em busca de algo mais. É de aquecer nossos corações e nos fazer derramar algumas lágrimas.

Link para comprar: A Livraria dos Achados e Perdidos

3 – A paciente silenciosa (Alex Michelides, 2019)
Imagem: Editora Record

Livro de estreia do autor e considerado um dos melhores thrillers piscológicos dos últimos tempos. Alicia Berenson tinha uma vida perfeita. Ela era uma pintora famosa casada com um fotógrafo bem-sucedido e morava numa área nobre de Londres, que dá para o parque de Hampstead Heath. Certa noite, Gabriel, seu marido, voltou tarde para casa depois de um ensaio para a Vogue, e de repente a vida de Alicia mudou completamente. Alicia tinha 33 anos quando deu cinco tiros no rosto do marido e ela nunca mais disse uma palavra. A recusa da mulher em falar ou dar qualquer explicação transforma essa tragédia doméstica em algo muito maior, um mistério que atrai a atenção do público e aumenta ainda mais a fama da pintora. Entretanto, enquanto seus quadros passam a ser mais valorizados que nunca, ela é levada para o Grove, um hospital psiquiátrico judiciário na zona norte de Londres. Enquanto isso, Theo Faber é um psicoterapeuta forense que espera há muito tempo por uma oportunidade de trabalhar com Alicia. Ele tem certeza de que é a pessoa certa para lidar com o caso. No entanto, sua determinação para fazê-la falar e desvendar o mistério de por que ela atirou no marido, o arrasta para um caminho tortuoso que sugere que as raízes do silêncio de Alicia são muito mais profundas do que ele jamais poderia imaginar.Porém, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade? Se você nunca deu uma chance ao livro esta é chance, afinal tem coisa melhor do que curtir um bom mistério, com plot-twist incrível aproveitando o clima frio? Ah, o autor já lançou seu segundo livro e ele chega logo mais por aqui.

Link para comprar: A paciente silenciosa

4 – Estilhaça-me (Tahereh Mafi, 2012)
Imagem: Editora Universo dos Livros

Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar. Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela. Todo dia era escuro e igual para Juliette, até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo. Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos. Este é o primeiro volume de um fantasia jovem, com uma protagonista forte, mas que está totalmente quebrada pelas circunstâncias que passou. É um livro rápido de ser lido, com sequências extremamente cativantes e perfeito se você deseja entrar para o mundo da literatura de fantasia e não sabe por onde. Porém, a carga de romance é em forte por aqui, mas nada que atrapalhe o andamento da história. Você vai curtir.

Link para comprar: Estilhaça-me

5 – Amigo imaginário (Stephen Chbosky, 2020)
Imagem: Editora Record

Saindo no romance e da fantasia, nossa próxima dica é para os fãs de terror e sobrenatural. Kate Reese está fugindo. Determinada a buscar uma vida melhor para ela e para o filho Christopher, ela abandona um relacionamento abusivo e escapa no meio da noite junto com seu garotinho. Eles acabam se sentindo atraídos pela agradável comunidade de Mill Grove, na Pensilvânia, uma cidadezinha distante de tudo e de todos, com apenas uma estrada de acesso. A princípio, Mill Grove parece o lugar perfeito para eles se estabelecerem. Porém, Christopher desaparece por seis longos dias sem deixar nenhum rastro. O desespero toma conta de Kate, e a polícia da cidade faz buscas incansáveis para descobrir o paradeiro do menino. Até que ele surge no meio da noite saindo de um bosque nos limites da cidade. Ileso, mas mudado. Christopher volta com uma voz na cabeça que apenas ele pode ouvir e com uma missão que apenas ele pode cumprir: construir uma casa na árvore no bosque da Mission Street antes do Natal; caso contrário, sua mãe e todos na cidade sofrerão as consequências. O livro é daqueles que você tem que assistir com a luz acessa e faz qualquer um, até mesmo os mais valentões, sentir medo, no maior estilo It, A Coisa do mestre Stephen King. Uma curiosidade: talvez você não esteja se recordando, mas o autor é o mesmo do aclamado As Vantagens de Ser Invisível.

Link para comprar: Amigo imaginário

6 – A bailarina de Auschwitz (Edith Evans, 2019)
Imagem: Editora Sextante

Edith Eger era uma bailarina de 16 anos quando o Exército alemão invadiu seu vilarejo na Hungria. Seus pais foram enviados à câmara de gás, mas ela e a irmã sobreviveram. Edith foi encontrada pelos soldados americanos em uma pilha de corpos dados como mortos. Mesmo depois de tanto sofrimento e humilhação nas mãos dos nazistas, e após anos e anos tendo que lidar com as terríveis lembranças e a culpa, ela escolheu perdoá-los e seguir vivendo com alegria. Já adulta e mãe de família, resolveu cursar psicologia. Hoje ela trata pacientes que também lutam contra o transtorno de estresse pós-traumático e já transformou a vida de veteranos de guerra, mulheres vítimas de violência doméstica e tantos outros que, como ela, precisaram enfrentar a dor e reconstruir a própria vida. Este é um relato emocionante de suas memórias e de casos reais de pessoas que ela ajudou. Uma lição de resiliência e superação, em que Edith nos ensina que todos nós podemos escapar à prisão da nossa própria mente e encontrar a liberdade, não importam as circunstâncias. Este livro não está nesta lista por acaso. Nós estamos passando por um momento triste, que vai entrar para história: a pandemia do coronavírus. A mais de um ano perdemos nossas vidas como conhecíamos e muitos não conseguimos ver uma luz no fim do túnel, sentimos como se o inverno não fosse embora de nossas almas. Com esse livro você vai conseguir perceber que, por mais difícil que a situação esteja, ele terá um fim e nós conseguiremos superar.

Link para comprar: A bailarina de Auschwitz

7 – A pequena livraria dos corações solitários – Vol. 1 (Annie Darling, 2017)
Imagem: Editora Verus

Para aquecer nossos corações no inverno, nada melhor do que uma boa comédia romântica, não é mesmo?! Em A pequena livraria dos corações solitários vamos conhecer a história de uma pequena livraria em Londres, onde Posy Morland passou a vida perdida entre as páginas de seus romances favoritos. Assim, quando Lavinia, a excêntrica dona da Bookends, morre e deixa a loja para Posy, ela se vê obrigada a colocar os livros de lado e encarar o mundo real. Porque Posy não herdou apenas um negócio quase falido, mas também a atenção indesejada do neto de Lavinia, Sebastian, conhecido como o homem mais grosseiro de Londres. Mas Posy tem um plano astucioso e seis meses para transformar a Bookends na livraria dos seus sonhos, isso se Sebastian deixá-la em paz para trabalhar .Enquanto Posy e os amigos lutam para salvar sua amada livraria, ela se envolve em uma batalha com Sebastian, com quem começou a ter fantasias um tanto ardentes. Resta saber se, como as heroínas de seus romances favoritos, Posy vai conseguir o seu “felizes para sempre”. O livro é o primeiro de uma série de quatro, sendo que em cada um acompanhamos um funcionário diferente da livraria se apaixonando. É daqueles livros perfeitos para ler em uma tarde fria, debaixo das coberta e tomando um chocolate quente.

Link para comprar: A pequena livraria dos corações solitários

Bônus: Escuridão Total Sem Estrelas (Stephen King, 2015)
Imagem: Editora Suma de Letras

No inverno os dias ficam mais curtos e as noites mais longos. E claro, mais escuras. Por este motivo nós não poderíamos deixar de indicar este livro. Contudo, ele entra em bônus pois é uma coletânea de quatro contos de Stephen King, ou seja, temos quatro histórias diferentes. Em 1922, o agricultor Wilfred e o filho, Hank, precisam decidir do que é mais fácil abrir mão: das terras da família ou da esposa e mãe. No conto Gigante do volante, após ser estuprada por um estranho e deixada à beira da morte, Tess, uma autora de livros de mistério, elabora uma vingança que vai deixá-la cara a cara com um lado desconhecido de si mesma. Já em Extensão justa, Dave Streeter tem um câncer terminal e faz um pacto com um estranho vendedor. Mas será que para salvar a própria vida vale a pena destruir a de outra pessoa? E, em Um bom casamento, uma caixa na garagem pode dizer mais a Darcy Anderson sobre seu marido do que os vinte anos que eles passaram juntos. Os personagens dos quatro contos passam por momentos de escuridão total, quando não existe nada: bom senso, piedade, justiça ou estrelas para guiá-los. Suas histórias representam o modo como lidamos com o mundo e como o mundo lida conosco. São narrativas fortes e, cada uma a seu modo, profundamente chocantes. Se você quer começar a ler as histórias do mestre do terror, mas tem medo de sua escrita ou de suas obras mais famosas, este livro é uma ótima porta de entrada. Mas atenção! Algumas histórias podem servir de gatilho. Não recomendamos caso você seja sensível a assuntos como violência doméstica, estupro, agressão, entre outros.

Link para comprar: Escuridão Total Sem Estrelas

Estes são os livros que escolhemos para lista de livros perfeitos para ler no inverno deste ano. Não deixe de conferir a lista do ano passado, porque ela também está repleta de dicas incríveis. Além disso, se você juntar as duas, ao todo terá 18 indicações de livros. Com certeza você vai encontrar algum que vai te agradar e que vai querer conferir.

Curtiu? Então não deixe de compartilhar este post com seu amigo que também ama ler. Quem sabe vocês não fazem uma maratona ou leitura conjunta de livros para o inverno.

Também nos siga nas redes sociais para mais conteúdos e notícias da cultura pop.

Até mais!

 
One thought on “7 livros para ler no Inverno”

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!