Apresentador morreu vítima de um acidente doméstico
Ontem (22), depois de muitos pedidos e pensamentos positivos, infelizmente foi confirmada a morte do apresentador Gugu Liberato, algo que pegou todos de surpresa.
Gugu teve sua morte cerebral atestada, depois de ter ficado internado por dois dias em um hospital em Orlando, nos Estados Unidos. Ele foi vítima de um acidente doméstico gravíssimo, que acabou tirando sua vida.
Quando coisas assim acontecem, percebemos como nossas vidas são frágeis, um sopro leve, que qualquer vento pode levar.
A morte do apresentador deixa um vazio na televisão brasileira e um buraco no coração dos telespectadores, principalmente naqueles que viveram/cresceram durante a década de 90. Nesta época, ter computador em casa era um luxo e o acesso à internet era algo inimaginável para a maioria das pessoas.
Por este motivo, os programas de televisão eram as maiores fontes de entretenimento. Todo mundo esperava para ver seu artista, cantor favorito se apresentando ou então assistir aquelas matérias especiais. Foi neste contexto que Gugu cresceu. Ele comandou vários programas de TV, passando a maior parte de sua carreira no SBT, onde comandou por anos o Domingo Legal.
É difícil imaginar nossas infâncias, da galera que viveu nesta época, sem o apresentador estar presente. Seja nas músicas, nos brinquedos, nos quadros de diversão, Gugu fez parte desta fase.
Por isso, para confortar nossos corações e celebrar a vida, a carreira deste grande apresentador, separamos uma lista muito especial, com momentos que marcaram a carreira dele e a televisão brasileira.
1 – Música Meu Pintinho Amarelinho
Toda criança, pelo menos uma vez na vida, ouviu a música Meu Pintinho Amarelinho/ Cabe Aqui na Minha Mão…na Minha Mão. Mesmo que a geração de hoje não saiba, não foi a Galinha Pintadinha a responsável por este sucesso. Na verdade, foi Gugu que nos trousse este marco musical, que encanta gerações a anos. A canção fez tanto sucesso, que vários brinquedos e produtos foram feitos usando como sabe o Pintinho Amarelinho. Todo mundo queria ter em casa uma pelúcia que cantava e era a alegria do domingo ouvir o apresentador.
2 – Mamonas Assassinas
Um outro grave acidente acabou tirando a vida dos membros de uma das maiores bandas de rock do Brasil, que fizeram um sucesso estrondoso em poucos meses, mas suficiente para marcar toda uma geração. Mamonas Assassinas foi uma das coisas mais memoráveis que os anos 90 nos deixaram e o Gugu fez parte da curta história da banda. O programa especial, onde eles cantaram todas as músicas, tiveram surpresas, matérias especiais e ganharam discos de platina e de ouro é um dos mais lembrados até hoje. Todo mundo ligou a televisão naquele domingo para curtir o programa e a audiência foi lá em cima.
3 – Por dentro do Cristo Redentor
Você pode não saber, mas uma das primeiras pessoas a visitar o interior do Cristo Redentor e mostrar para o público foi o Gugu. Em uma matéria especial, ele foi até o Rio de Janeiro, contou toda a história por trás da construção da estátua e nos mostrou como funcionava o interior. Ficamos encantados enquanto ele subia uma grande escadaria até os braços do Cristo. Além disso, quando chegou lá em cima e viu a paisagem, toda a cidade a seus pés e a imensidão do céu, o apresentador não segurou as lágrimas e a emoção tomou conta dele. Em casa, todo mundo sentiu o que ele estava sentindo, era como se estivéssemos juntos e, claro, que muitas lágrimas foram derramadas.
4 – Gugu na Minha Casa
Um dos quadros de maior sucesso e que fazia a alegria da criançada (e dos adultos também), era o Gugu na Minha Casa. Os jovens de hoje podem até achar que essas gincanas e desafios que os youtubers fazem na internet são divertidos e algo inovador, mas, na realidade, um dos precursores neste tipo de situação foi o apresentador. Neste quadro, ele ia até a casa de um telespectador e fazia perguntas, pequenas entrevistas, mas, no meio disso tudo, ele propunha um desafio: ele dizia um objeto aleatório e a pessoa tinha 60 segundos para encontrar na sua casa, se ela tivesse levava um prêmio, se não perdia. No final, ele ainda dava uma última chance, propondo um outro objeto que, se fosse encontrado, o participante ganhava tudo. Nem preciso dizer que todo mundo queria ser escolhido para participar e que em casa, a gente corria para procurar e ver se tinha o que ele falava. Era pura diversão.
5 – Entrevista com elenco do Chaves no México
Chaves é um fenômeno aqui no Brasil a muitos anos. Todo mundo ama as histórias do programa e seus personagens carismáticos. Por isso mesmo, quando foi anunciado que Gugu estava indo para o México e faria um programa especial com os atores, mostrando os bastidores do programa e tudo que envolvia o seriado, a ansiedade foi a mil e ficamos contando os dias para chegar o domingo logo. Fomos presenteados com uma das melhores entrevistas, com várias risadas, momentos emocionantes, que encheram nossos corações. Quem assistiu não esquece.
6 – Piscina do Gugu
Mesmo que hoje em dia gere muitas polêmicas e discussões de que era algo inadequado para o horário, não podemos negar que a Piscina do Gugu era um dos maiores divertimentos dos domingos à tarde. A gente ria até ficar sem ar dos atores, atrizes, cantores que participavam do quadro. Não negamos que, realmente, ver pessoas de trajes de banho em uma piscina, segurando umas a outras enquanto tentam pegar sabonetes não é dos mais culturais dos programas, porém, era divertido e ninguém tinha malícia de pensar algo errado. Todo mundo era muito inocente naquela época e assistia ao quadro somente para torcer e se divertir mesmo.
7 – Sentindo na Pele
Não se engane, não era só de diversão e risos que os programas do Gugu eram feitos. Ele sempre foi conhecido por seu coração, sua vontade de ajudar os outros e sua bondade. Ele sempre dava um jeito de mudar a vida do próximo através dos seus quadros e usava sua fama como arma contra injustiças sociais. Por isso ele criou um dos quadros mais emocionantes da TV, o Sentindo na Pele. A cada programa, ele se transformava em pessoas que eram rejeitadas ou vistas com maus olhos pela sociedade, gente que era deixada de lado por sua profissão, cor da pele ou classe social. Ele se vestia de mendigo, lixeiro, varredor de rua, entre tantos outros. Com isso, ele deixava de ser o Gugu Liberato, um apresentador famoso e reconhecido, se transformando em alguém desconhecido e descartável. Neste quadro, ele mostrava como nossa sociedade é mesquinha e preconceituosa, e realmente sentia na pele por um momento o que milhões sentem todos os dias. É o tipo de coisa que todo mundo devia fazer uma vez na vida. A gente só sente o que outro sente quando está no lugar dele, literalmente.
Nós poderíamos ficar aqui falando do Gugu eternamente. São tantas entrevistas inesquecíveis, programas especiais, momentos únicos que nos marcaram, mas temos que parar por aqui.
O que podemos fazer é agradecer tudo o que este grande apresentador foi e representou para cada criança que assistia seus programas e sonhava ganhar um presente dele. Para cada garota que quis ter seu Dia de Princesa. Para cada adulto que sonhou em voltar para sua terra.
Aonde ele estiver, temos certeza de que está em paz e que foi recebido de braços abertos. A nós, resta as lembranças e a saudade que vai ficar.
Desejamos que a família, a esposa, os filhos encontrem conforto e saibam que Gugu Liberato marcou o coração dos brasileiros e isso, Legião, é para poucos.
Obrigado Gugu!