qui. nov 21st, 2024

Hoje, 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra. Está data é muito importante porque traz conscientização sobre o racismo e a luta dos negros por igualdade de direitos.

Parece loucura que em pleno século XXI ainda tenhamos que ter um dia para celebrar a luta de uma raça por estar em busca de uma vida igualitária. É louco pensar que, apesar das evoluções sociais, como o fim da escravidão e o encerramento do apartheid, tenhamos mudado tão pouco ao longo dos anos. Sim, o preconceito ainda existe, somos uma sociedade racista e os negros sofrem vários tipos de discriminação.

É nosso dever lutar contra isso todos os dias para, quem sabe, alcançarmos uma sociedade mais justa para todos.

Enquanto a gente pensa sobre este assunto, separamos uma lista com sete séries protagonizadas por atores negros, com temas fortes ou que tenham uma história de superação.

1 – Um Maluco no Pedaço (1990 – 1996)
Imagem: Divulgação

Escolhemos começar nossa lista por esta comédia protagonizada por Will Smith, porque a série veio na contra mão de muitas outras. A década de 90 foi marcada por várias sitcons de sucesso, mas a maioria tinha algo em comum: suas tramas eram protagonizadas por atores brancos. Em geral, a história era sempre sobre uma família ou um grupo de amigos brancos, vivendo situações do dia a dia. Quando algum ator negro aparecia era como coadjuvante. Um Maluco no Pedaço quebrou essa barreira ao mostrar uma família negra, rica, vivendo em um dos bairros mais caros de Los Angeles. Porém, apesar da produção ser de comédia, os episódios tratavam de temas importantes, como o racismo. Não dá para esquecer o episódio em que Will e Calton são presos dirigindo um carro de luxo porque o policial não acredita que o dono, um empresário branco, emprestou o veículo para eles. A série foi extremamente importante e abriu caminho para outras produções de sucesso, como a engraçada Eu, a Patroa e as Crianças e o humor sarcástico de Todo Mundo Odeia o Chris.

2 – How to Get Away With Murder (2014 – 2020)
Imagem: Divulgação

Se tem uma atriz negra poderosa em Hollywood é Viola Davis. A mulher é conhecida por ser uma estrela, com uma interpretação impecável e por defender a luta negra dentro da indústria cinematográfica. Para completar, ela é a protagonista de uma das melhores séries da atualidade, produção de outra mulher negra incrível, Shonda Rhimes. Na série dramática, acompanhamos a advogada criminal Annalise Keating, que tenta equilibrar uma carreira de sucesso, aulas na faculdade e uma vida pessoal conturbada. A trama mistura os casos defendidos por Annalise com os dramas pessoais dos personagens. É recheada de mistérios, crimes e muita discussão social. Inclusive, um dos pontos fortes de uma das últimas temporadas da série, mostrou a luta da advogada contra o sistema prisional americano, que se mostra racista e preconceituoso.

3 – Scandal (2012 – 2018)
Imagem: Divulgação

Por falar em Shonda Rhimes, temos outra produção dela nesta lista. Assim como How to Get Away, Scandal também é protagonizada por outra espetacular atriz negra, Kerry Washington. Na trama, Kerry interpreta Olivia Pope, que deixa seu cargo de Diretora de Comunicação da Casa Branca para abrir sua própria empresa e recomeçar a sua vida, deixando o passado para trás. Porém, a série é recheada de dramas e problemas dos membros da equipe de Olivia, que logo percebe que seu passado não pode ser simplesmente esquecido. A série é incrível, prende nossa atenção do começo ao fim e, como já está finalizada, é uma ótima opção para maratonar. Aliás, um dos desejos dos fãs era que rolasse um crossover entre a produção e a série de Davis, o que acabou acontecendo. Nem precisamos dizer que foi incrível ver Annalise e Olivia juntas.

4 – Atlanta (2016 – presente)
Imagem: Divulgação

Uma das séries menos conhecida desta lista, mas igualmente importante e imperdível. Atlanta é uma comédia dramática idealizada e protagonizada por Donald Grove, que tem ganhado destaque nos últimos tempos e se destacado por seu roteiro único. Na trama, dois primos sonham se destacar no cenário de rap de Atlanta, em um esforço para melhorar suas vidas e de suas famílias. Nem precisamos dizer que a produção é recheada de temas importantes, usando a dose certa de humor para trabalhar questões sociais fortes, como racismo, classes sociais, entre muitos outros. Se você nunca assistiu, não sabe o que está perdendo.

5 – Insecure (2016 – presente)
Imagem: Divulgação

Uma jovem, chegando a casa dos trinta e tento que lidar com grandes dilemas em sua vida, como seguir uma carreira profissional estável ou abandonar tudo para viver seus sonhos, além de estar em busca de um relacionamento verdadeiro e tentando ajudar sua amiga a também encontrar seu caminho. Essa parece ser a premissa de várias comédias que temos por aí, mas, porque ela está nesta lista? Simples, a produção da HBO mostra a vida de Issa e de sua amiga Molly, ambas negras, que tem que lidar com situações comuns a qualquer um. Apesar de não focar em grandes questões sociais, mesmo em alguns pontos mostrando o racismo e outros problemas, a série está nesta lista porque ela tem um roteiro comum, uma trama básica, mas é protagonizada por negras. Quantas séries assim você já viu? Tenho certeza que poucas. E por isso ela é tão importante, pois serve de referência para muitas pessoas, para garotas que querem se identificar com um personagem, seja pela sua cor da pele, pelo seu cabelo ou pelos problemas que enfrenta. Pessoas que querem se sentir representadas de verdade. Se você está buscando uma comédia fofa, destas que a gente assiste rapidinho, vai lá dar o play.

6 – Olhos que Condenam (2019)
Imagem: Divugação

Uma das séries mais falada, amada e necessária lançada nos últimos anos, Olhos que Condenam fez tudo mundo chorar em 2019, jogou na nossa cara tudo o que o racismo tem de pior e como ele destrói vidas todos os dias. Produção original Netflix e tendo como idealizadora/ diretora uma mulher negra extremamente talentosa, a incrível Ava DuVernay, na trama acompanhamos cinco jovens negros moradores do Halem no final da década de 80, que são condenados injustamente pelo estupro e tentativa de assassinato de uma jovem branca. A série não tem medo de nos mostrar tudo de mais horrível que estas cinco pessoas passaram ao longo dos anos, tendo suas vidas roubadas por um sistema racista, que não se importou com os fatos e provas, condenando inocentes apenas pela cor da pele. Como se tudo isso já não fosse horrível e nos fizesse embrulhar o estômago, a história é baseada em fatos reais, com base no caso que ficou conhecido como “Os Cinco do Central Park”, que teve uma reviravolta impressionante quando o real culpado, um homem branco, confessou o crime em 2002, fazendo com que os inocentes fossem finalmente libertados. Apesar de revoltante e dolorida, é uma série que todos, TODOS, devem assistir. Só tem uma temporada, mas aconselhemos você assistir aos poucos para conseguir capturar tudo o que ela quer transmitir.

7 – Julie and the Phantoms (2020 – presente)
Imagem: Divulgação

Para finalizar temos uma produção mais recente, com uma pegada mais moderna, voltada para o público adolescente (mas que nós também assistimos, porque sim), recheada de músicas e bem levinha. Julie and the Phantoms é um remake de uma produção brasileira e foi lançada pela Netflix em setembro deste ano, tendo conquistado o público logo de cara. Diferentemente da produção original, que tinha uma protagonista branca, o idealizador da série, Kenny Ortega, afirmou que desde o começo eles queriam uma atriz negra para o papel principal. Para tanto, eles começaram uma busca por jovens garotas em diferentes academias de artes nos Estados Unidos e Canadá, até que chegaram em Madison Reyes, que se mostrou perfeita para o papel. Na história, a Julie é uma jovem de 15 anos, que abandona a música depois da morte de sua mãe. Porém, ela acaba “conhecendo” uma banda de três fantasmas dos anos 90, que a incentivam a voltar a cantar. Juntos eles formam uma parceria incrível, que rende as melhores canções e cenas fofas. Além de ter um clima gostoso, um visual perfeito, a série é importante por toda sua representatividade e por tocar em assuntos importantes com um público mais novo. É perfeita para maratonar este final de semana.

Curtiu nossa lista? Então não esquece de compartilhar com seus amigos e nos marque nas redes sociais.

Ah e se lembre sempre: todos nós somos IGUAIS, não somos melhores nem piores do que ninguém, e a luta contra o racismo é algo que importa para todo mundo. Um mundo melhor começa pela gente, o que você já fez hoje para mudar?

Legião Jovem, você sempre antenado!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!