qui. nov 21st, 2024
Confira nossa lista com produções dos anos 90 e início dos anos 2000

Se tem uma coisa que todo mundo gosta são séries de TV. Diga você o que quiser, em algum momento da sua vida você já curtiu alguma série, mesmo sem saber que se tratava de uma.

As vezes você curtia um programa que passava todo dia no mesmo horário, ficava animado para chegar da escola, ligar a televisão e conferir a continuação do episódio anterior, mas não sabia que poderia dar a este programa o nome de série.

Pois bem, nós do Legião Jovem adoramos séries e também amamos o sentimento de nostalgia, voltar no tempo e relembrar programas que marcaram a nossa vida.

Por isso separamos 7 séries de TV que marcaram a infância da garotada nos anos 90 e início dos anos 2000, mas que continuam fazendo sucesso até hoje, inclusive com a criançada.

Então senta aí e vem conferir!

1 – Eu, a Patroa e as Crianças (2001 – 2005)

Essa série é um clássico para muita gente, não só crianças, mas muitos adultos. Todos adoram a família do excêntrico Sr. Michael Kyle. É uma série de comédia, que em cada episódio mostrava uma grande aventura no dia a dia dos membros deste “clã”. A produção retrata a rotina da família, com acontecimentos banais e que ocorrem em todas as casas, como por exemplo o primeiro carro do filho, o primeiro namorado da filha, uma viagem que acaba em vários perrengues, entre outros. Porém, tudo é mostrado de um jeito que só eles conseguiam, claro, com muito humor.

2 – Castelo Rá-Tim-Bum (1994 – 1997)

Castelo Rá-Tim-Bum é um marco da TV Cultura e para a televisão brasileira. Essa série, sem dúvidas, fez parte da infância de muitas pessoas. Lançada em uma época que a TV por assinatura praticamente não existia no Brasil, a produção foi sucesso entre a molecada. Todo mundo se reunia a tarde (muitas das vezes na casa dos avós) para assistir.

A série conta história de Nino, um menino que mora em um castelo com seus tios feiticeiros. Neste contexto, temos uma infinidade de histórias e fantasias. Podemos ver um gato que toma conta da biblioteca, uma cobra que mora dentro de uma árvore e conversa, infinitas histórias da Caipora, os passarinhos cantores (passarinho, que som é esse?…). É, essa marcou época.

A TV cultura está disponibilizando todos os seus grandes programas através de um canal no YouTube. É a chance de quem nunca assistiu poder conferir e também a nossa chance de rever. Nós falamos mais sobre isso em uma matéria especial, clique aqui e confira.

3 – Um Maculo no Pedaço (1990 – 1996)

Will Smith é o astro da série, mas com certeza essa é uma das produções que mais encaixou no quesito elenco, exceto pela troca da atriz que vivia a Tia Vivian, que ocorreu nas últimas temporadas. Foi difícil aceitar a troca.

Will é o centro da história com um tom bem aproximado da sua vida real: um menino que morava na Filadélfia com a mãe e que tem um pai ausente. Ele se muda para a casa do seu Tio Phil em Bel-Air, para ter uma vida melhor e uma educação de qualidade. Mas como nada é tão sério, Will arruma várias trapalhadas junto com seu primo Carlton, suas primas Ashley e Hillary, e os amigos que ele acaba fazendo por lá.

Porém, não é só de comédia que a produção é feita, na verdade a série ficou conhecida por retratar problemas sociais extremamente importantes como o racismo e o abandono paternal. Tem cenas memoráveis e que fez muita gente derramar algumas lágrimas.

4 – A Família Dinossauros (1991 – 1994)

Essa também foi um marco para a época. A temática de acompanhar uma família de dinossauros e suas trapalhadas foi algo bem fora do comum para as produções que se via na televisão. A trama acompanha uma família de classe média, que tem como o patriarca Dino, um dinossauro operário que costuma ter o pavio bem curto. A série aborda questões de uma vida comum, um dia a dia de qualquer família, mas ao invés de humanos são dinossauros no “controle” do mundo. A produção fez muito sucesso e continuo sendo reprisada mesmo depois da sua temporada final, principalmente no Brasil.

5 – Chaves e Chapolin (1971 – 1980)

Sei que são duas séries, mas não dá para separar Chaves de Chapolin. Apesar de serem produções separadas, até existiu um crossover entre elas. As duas séries foram produzidas pela mesma equipe, mesmos atores e são até hoje um marco na televisão.

Em Chaves temos a história de um menino órfão que mora em uma vila e que apronta poucas e boas. Além dele, os outros personagens também fizeram história, cada um do seu jeito. A cada episódio assistíamos uma nova aventura, uma nova trapalhada, mas como ele mesmo dizia, tudo “foi sem querer, querendo”.

Chapolin por sua vez, é um Super Herói, mas totalmente diferente da ideia “padrão”. É o mais humano entre os heróis, não tem medo de errar e com certeza é o mais medroso de todos. Além disso, ele nos conta várias histórias e nos ensina que um verdadeiro herói não é aquele que não tem medo, mas sim aquele que o enfrenta.

6 – As Visões da Raven (2003 – 2007)

Ser adolescente já não é uma tarefa fácil. Você é muito novo para determinadas coisas e muito velho para outras. Não é criança e nem adulto, tudo é uma verdadeira confusão. Agora imagine ser uma adolescente e vidente. É isso que acontece com Raven, uma jovem moradora de São Francisco, que herda os poderes de sua avó materna e é capaz de prever o futuro.

Isso poderia ser incrível e ajudar a garota em várias situações, o problema é que, na maioria das das vezes, Raven interpreta suas visões de forma equivocada, acaba se metendo nas maiores loucuras e levando sua família e amigos junto. A cada episódio morríamos de rir com as situações mais inusitadas, mas também aprendíamos muito.

7 – Todo Mundo Odeia o Chris (2005 – 2009)

Esta é a série mais jovem da nossa lista, tendo encerrado no finalzinho da primeira década dos anos 2000. Contudo, não poderíamos deixar ela de fora, afinal é um marco nas produções e conquistou crianças e jovens, tendo fãs apaixonados até hoje, principalmente os brasileiros que já chegaram a irritar o ator que interpretava o protagonista devido a várias piadas nas redes sociais.

A série se passa nos anos 80 e mostra a vida, família e problemas do jovem Chris, um garoto negro morador do Brooklyn, que acaba indo estudar em uma escola de outro bairro, onde ele é único negro. Assim, vemos o jovem se metendo em várias confusões. O elenco é formado por grandes atores e nos presenteou com personagens marcantes como Julius, pai de Chris. Além disso a produção mostra o racismo de uma maneira verdadeira, apesar de usar a comédia como recurso. Este foi o primeiro programa que mostrou para muitas crianças a verdade sobre o preconceito racional e ajudou muitas a entender a sociedade em que vivemos.

Aí, aí, nostalgia é muito bom não é mesmo? Dá uma vontade de voltar no tempo e assistir tudo de novo.

Conta pra gente quais destas produções você assistia quando era mais jovem? Se você for criança, qual gostaria de ter conferido?

Até mais!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!