qui. set 19th, 2024

Infelizmente nas últimas semanas temos acompanhado algumas declarações completamente equivocadas de uma das maiores escritoras de fantasia da atualidade. J.K. Rowling fez vários tweets transfóbicos e até mesmo escreveu um artigo onde tentava se justificar, mas acabou sendo ainda mais preconceituosa em relação às identidades de gênero.

Essas atitudes e a negação de que tenha sido transfóbica, além de uma total falta de empatia com pessoas trans, chocou a comunidade de fãs, que tinham em sua obra uma mensagem de esperança e aceitação.

Aqui temos um paralelo interessante. Enquanto muitos fãs da saga Harry Potter evoluíram com as histórias do mundo mágico, aprendendo sobre as dificuldades de pessoas em diferentes realidades, o mesmo parece não ter acontecido com sua autora.

Embora, nosso artigo não tenha como foco discutir essas questões, esse assunto serve como um pontapé inicial para discutirmos a literatura LGBTQIA+ e mostrar que também existe muita magia e encanto nessas histórias.

Com isso em mente, selecionamos oito livros com temática LGBTQIA+, que contam histórias de pessoas que buscam se adaptar em um mundo que não é tão amigável e querem viver da forma que acham correto.

George, Alex Gino (Editora Galera Júnior)

Antes de qualquer coisas, esse é um livro que fala sobre as diferentes faces do amor: amar o desconhecido, o próximo, o diferente e, principalmente, amar quem você é de verdade. Aos olhos de todo mundo, George é apenas um menino de 10 anos, mas ela sabe que isso não é a verdade, ela sempre soube que é uma menina e acredita que terá que guardar esse segredo para sempre. Apesar do medo, George acredita que chegou a hora de contar ao mundo quem ela realmente é, ela está cansada das roupas de menino, de usar o banheiro masculino e de tudo que a faz lembrar que ela está vivendo uma vida que não é dela.

A oportunidade ideal vem no formato de uma peça da escola, sua turma irá encenar “A Teia de Charlotte”, e George quer muito o papel de Charlotte, a aranha protagonista. Porém, a professora diz que ela não pode atuar nesse papel pois é um menino. George então elabora um plano com sua amiga Kelly para mostrar a todos que ela pode ser Charlotte como qualquer outra garota. George tem uma escrita leve e traz o tema de identidade de gênero de maneira simples e fácil, sendo uma chance perfeita para debater e refletir sobre esse assunto.

Link para comprar: George

Todos, nenhum: simplesmente humano, Jeff Garvin (VR Editora, Plataforma 21)

Esse é mais um livro que trata sobre a questão de gênero, mas de uma forma diferente de George. Em Todos, nenhum: simplesmente humano, acompanhamos a história de Riley, um adolescente que não se identifica nem como menino e nem como menina, mas talvez como um misto dos dois, se identificando como gênero-fluído. Toda essa questão da fluidez de gênero também é nova para Riley, e ele/ela está aprendendo a lidar com isso. Após sofrer bullying na escola católica onde estudava, Riley se transfere para uma escola pública, onde vê uma oportunidade de recomeço.

Porém, isso não acontece e Riley é logo bombardeada com questões como “é menino ou menina?” e sendo taxado de “aquilo”. Para sair um pouco desse universo, Riley cria um blog onde escreve sob o pseudônimo de Alix, dando vazão a tudo o que sente e ganhando, inesperadamente, uma grande quantidade de seguidores. Durante a jornada de Riley, somos convidados a aprender o verdadeiro significado de ser humano e como as nossas diferenças fazem parte dessa construção, não importando realmente o gênero ou as aparências.

Link para comprar: Todos, nenhum: simplesmente humano

Will & Will: Um nome, um destino, David Levithan e John Green (Editora Galera Record)

O que aconteceria se você conhecesse alguém com exatamente o mesmo nome que você? Isso é o que acontece com os protagonistas desse livro, Will Grayson e… Will Grayson. Mas não é somente o nome que esses dois adolescentes dividem, ambos sofrem de muitos problemas típicos dessa idade. Um Will é hétero, gosta de bandas indies e tenta ser popular na escolar, seu melhor amigo é Tiny, um jovem gay extremamente expansivo e que não tem medo de ser quem é. O outro Will é gay, ainda não sabe como conversar com a sua mãe sobre sua sexualidade, não gosta de Madonna, namora pela internet e em determinado momento se envolve com Tiny, o amigo do primeiro Will.

Um dos pontos interessantes do livro é sua narrativa alternada em primeira pessoa. A cada capítulo temos um Will contando a história, da mesma forma os autores também se dividem assim. Will & Will é sobre dois adolescentes que têm muito pouco em comum, mas acabam tendo suas vidas cruzadas e aprendendo muito sobre amor, preconceito, amizade e as dores da juventude. É um livro leve, engraçado, de leitura rápida e que vai muito além do rótulo de “romance gay”.

Link para comprar: Will & Will: Um nome, um destino

Um milhão de finais felizes,Vitor Martins (Editora Globo Alt)

Sonhos, aceitação, relações familiares e religião permeiam o segundo livro de Vitor Martins, um dos grandes nomes da literatura nacional contemporânea. Em Um milhão de finais felizes somos apresentados a Jonas, um jovem de 20 anos que ainda não sabe muito bem o que quer fazer da vida. Enquanto não decide sobre qual faculdade seguir, ele trabalha no Rocket Café, uma cafeteria com temática espacial. Apesar disso, Jonas sonha em ser escritor e tem sempre um caderninho no bolso onde costuma anotar ideias sobre futuros possíveis livros que ele vá escrever.

Tudo muda quando Jonas conhece Arthur, um belo garoto de barba ruiva que, além de mexer com o coração de Arthur, também traz inspiração para que ele comece um livro sobre “Piratas Gays”. Outro ponto importante do livro é a questão da religião. A mãe de Jonas é extremamente religiosa e isso faz com que ele se questione e sinta culpa sobre a sua sexualidade. Esse é um livro divertido e tocante, que mostra que é possível ter esperança mesmo que em meio ao desespero.

Link para comprar: Um milhão de finais felizes

Amora, Natália Borges Polesso (Editora Não Editora)

Livro vencedor do Prêmio Jabuti em 2016, Amora é uma coletânea de contos sobre o amor feminino, a vivência lésbica, o preconceito e como a lesbofobia pode aparecer de forma invisível. Em seus contos, o livro se aprofunda em diversos estágios sobre a vivência lésbica: temos personagens que acabaram de descobrir a sua sexualidade e outras que vivem o fim de uma relação, além daquelas que já estão na velhice.

Amora é um livro que nos oferece um mergulho no íntimo dessas relações, onde é possível se apaixonar e tem o seu coração partido junto com as personagens. Feito especialmente para mulheres que amam mulheres, Amora é um livro sensível, real e poético sobre amor que deve ser lido por qualquer pessoa.

Link para comprar: Amora

Amor é Amor, diversos autores (Editora Geektopia)

No dia 12 de junho de 2016 acontecia um dos maiores atentados contra a comunidade LGBTQIA+. Um homem invadiu a boate Pulse, em Orlando na Flórida, atirando contra o público e matando pelo menos 50 pessoas. Para manter a memória viva daqueles que perdemos nesse atentado, um grupo de artistas seu uniu e criou a HQ “Amor é Amor”, uma coletânea de histórias com mensagens sobre confraternização, luta, resistência, paz, inclusão e muito amor.

Em suas páginas, os artistas expressam sua compaixão, dor e esperança inspirados pelo atentado de 2016, celebrando vítimas e sobreviventes. Com apoio da DC Comics, a HQ conta com a participação de personagens consagrados como Batman, Superman, Supergirl, Arlequina e muitos outros, sendo um item fundamental na coleção de qualquer apaixonado por quadrinhos.

Link para comprar: Amor é Amor

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo, Benjamin Alire Sáenz (Editora Seguinte)

Aristóteles e Dante se conhecem durante um verão interminável e tedioso nos anos 1980 e, apesar de completamente diferentes, acabam iniciando uma amizade que muda completamente a vida de ambos. Ari é um adolescente de 15 anos com um jeito nostálgico, melancólico, reclamão, pouco articulado e nada confiante. Dante é seu completo oposto, ele é apaixonado por poesia e arte, cheio de confiança e que tem um jeito único de ver o mundo.

Um é tudo o que o outro não é, mas é exatamente essa diferença que os torna tão complementares. Assim, Dante ajuda Ari a quebrar as barreiras do produto mundo e explorar os segredos da amizade e do amor. É um livro simples que fala muito mais do que o amor entre dois garotos, mas traz uma jornada de autoconhecimento e sobre como é importante se abrir para as diferenças.

Link para comprar: Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo

O Amor Não é Óbvio, Elayne Baeta (Editora Galera Record)

Amores platônicos, segredos inconfessáveis, perseguições pela cidade, traição… poderia ser um roteiro de novela, mas é só a vida real de uma adolescente comum. Íris tem 17 anos e está viciada na novela Amor em atos. Ela assiste a todos os episódios ao lado de sua vizinha do 68, Dona Símia, que se tornou sua segunda melhor amiga. É claro que Poliana, que ocupa o primeiro lugar, não pode nem sonhar com isso! Além de ser extremamente ciumenta, Polly anda muito preocupada com a completa falta de interesse de Íris por tudo o que julga prioritário: a festa de formatura e perder a virgindade. Mas isso está prestes a mudar.

Cadu Sena, o menino mais gato do colégio São Patrique e sua paixão platônica, finalmente está solteiro. Essa é a chance de Íris. Mas antes ela precisa entender o que levou a namorada de Cadu a deixá-lo por uma garota, Édra Norr. Seria o corte de cabelo moderno? Os olhos castanho-escuros? A postura levemente torta? Os pelinhos na nuca? O talento musical? Montada em sua biclicleta Íris vai cruzar São Patrique na missão científica de descobrir tudo sobre Édra, e não vai demorar para se enredar também nos encantos… da garota! Realmente, o amor não é nada óbvio. Este é aquele livro levinho, gostosinho de ler e que dá um quentinho no nosso coração, pois mostra que nós temos que antes de qualquer coisa, nós temos que nos conhecermos, conhecermos nossos sentimentos e nos abrirmos para o que realmente sentimos.

Link para comprar: O Amor Não é Óbvio  

Nós, do Legião Jovem, sempre dizemos que a literatura é uma porta fundamental para o conhecimento e para mudanças sociais. Quando conhecemos algo, entendemos mais de uma determinada realidade, percebemos a fundo como é o outro, passamos a ter empatia e, com isso, o preconceito perde espaço. Não só no mês do Orgulho, mas em todos os dias, os livros nos ajudam a entender realidades diferentes e enxergar o mundo de forma colorida e diversificada, como ele é.

Já leu algum livro dessa lista? Não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar com seus amigos. Esta semana ainda teremos mais posts especiais.

Legião Jovem, você sempre antenado!

 
One thought on “8 livros LGBTQIA+ para ler com orgulho”

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!