qui. set 19th, 2024

Produção foi sucesso na televisão da década de 90

Hoje, 18 de agosto de 2021, chega no catálogo do Disney+ a série A Família Dinossauros, uma das produções mais queridas pelo pessoal nascido na década de 90 e que fez sucesso no mundo todo.

Se você não faz ideia do que era esta produção, nós explicamos. A série foi realizada através de uma parceria entre a Disney, Jim Henson Productions e Michael Jacobs Productions. Ela foi ao ar entre 1991 e 1994, contabilizando 65 episódios divididos em quatro temporadas.

No enredo, temos o dia a dia da “tradicional família norte-americana”, com o diferencial de que a série se passa a milhões de anos atrás e os protagonistas são dinossauros. E apesar de ser voltada para o público infantil, ela fazia uma forte sátira e críticas a classe média dos Estados Unidos.

Aqui no Brasil a série foi exibida pela primeira vez na Globo, em 1992, passando posteriormente para o SBT e depois para a Bandeirantes, onde ficou por mais tempo.

A produção foi considerada revolucionária para sua época, pois utilizava grandes animatronics para cada personagem. Dentro dos “robôs”, tínhamos pessoas de verdade, que interpretavam cada membro da família e compunham características únicas a cada dinossauro. Era uma tecnologia inovadora para a televisão nos anos 90 e que foi utilizada em outras produções, como no filme das As Tartarugas Ninjas.

Agora que você ficou por dentro do que era a série A Família Dinossauros, vem conferir uma lista com curiosidades da produção.

Televisão dentro da televisão

Como dissemos, apesar de ser uma série voltada para o público infantil, ela trazia críticas à sociedade da época e satirizava os costumes das famílias. Nos anos 90, a televisão era a grande fonte de entretenimento, a revolução da tecnologia e por isso as pessoas passavam grande parte do tempo assistindo aos mais variados programas. Por este motivo, em grande parte dos episódios temos os membros da família assistindo programas e para trazer um ar de realidade, vários títulos famosos da TV, desde telejornais, programas infantis e telenovelas, foram criados e passavam ao longo dos episódios. Inclusive eles usaram programas reais e fizeram uma brincadeira com seus nomes.

Outras referências

Mas não era somente a televisão que tinha referências dentro da série. Vários filmes famosos serviram de inspiração para episódios ou momentos do programa, como por exemplo O Exorcista e Jurassic Park, este último que tem tudo haver com a série, não é mesmo.

Nomes abrasileirados

Toda vez que uma produção chega em uma país novo, ela pode sofrer alterações para se encaixar mais na nova localidade e também conseguir chegar ao público. Hoje, com toda a disseminação de outras culturas, isso não é mais tão comum, porém, algo que segue sofrendo mudanças são os nomes. Não foi diferente com A Família Dinossauro. Nomes de personagens foram abrasileirados para se encaixarem na nossa realidade e chegar ao público com mais facilidade. Por exemplo, o patriarca da família, que no original era Earl, virou Dino. Contudo, a maior mudança foi no sobrenome da família. No inglês era Sinclair, mas no português passou a ser Silva Sauro. Mais legal, você não acha?

Dinossauros em Os Simpsons

Nós sabemos que Os Simpsons sempre trazem a produções famosas, que estão fazendo sucesso, para dentro de seu universo. É claro que a A Família Dinossauros não ficou de fora. No episódio Black Widower, a família mais famosa da televisão assiste um programa muito parecido, com dinossauros como protagonistas. Contudo, uma crítica fica implícita, já que Bart afirma que aqueles personagens seriam uma cópia dos Simpsons.

Não é a Mamãe!

Se você assistiu a série, sabe que o personagem mais famoso, que ficou eternizado com eu bordão “Não é a Mamãe!”, é justamente o membro mais novo desta família, nosso querido Baby. O que talvez você não saiba, é que o personagem foi inspirado no filho mais novo do produtor do programa, Bob Young. Além disso, pequeno dinossauro foi chamado de Júnior, em alguns episódios, mas seu nome oficial ficou mesmo sendo Baby.

Nada de fotos

Durante a primeira temporada, fotos e imagens de bastidores e do set de gravações foram proibidas. Apesar de quererem guardar segredo do programa, o principal motivo seria mesmo prevenção. Os produtores achavam que se as crianças vissem alguma imagem dos animatronics desmontados ou das pessoas vestidas com os trajes, isso poderia causar medo e prejudicar a audiência.

Filme que não saiu

Apesar de todo o sucesso da série, ela acabou sofrendo quedas na audiência ano após ano. Na quarte temporada, esta queda foi ainda mais brusca, o que acabou motivando o final da produção. Além disso, um filme havia sido programado para estrear após o final da produção televisiva, mas com a baixa audiência, a ideia acabou sendo cancelada.

Qual dinossauro você é?

Uma das maiores dúvidas e curiosidades de quem assistia o programa, era saber qual era a espécie de cada dinossauro que aparecia. Isso porque cada um tinha uma característica específica e mesmo os membros da família, tinham algo de diferente. Contudo, apenas três personagens tiveram sua espécie reveladas. Dino foi descrito como um megalossauro, Fran, a matriarca, era um alossauro e Richfield, o chefe durão de Dino, era um tricerátopo.

Último episódio censurado

Qual é o último episódio da série? Se você acompanhava o programa, pode ser que o último episódio do qual você se recorda, não seja exatamente o último. Acontece que a produção se encerrou com o episódio Mudando a Natureza, porém ele foi censurado em vários países pelo os acontecimentos mostrados e se tornou quase que uma lenda. No desfecho do programa, é mostrado o início da chamada Era do Gelo e, por consequência, o fim dos dinossauros. Isso mesmo, o episódio se encerra com uma grande luz surgindo no céu, fazendo referência ao que é considerado a extinção dos dinossauros. Pesado. Pois é, muita gente pensou da mesma forma, que o assunto era muito pesado, triste e traumático para ser exibido em um programa infantil. Por isso foi censurado em diversos países. Quem sabe agora temos a chance de conferir. Mas sendo sincera, não sei se terei coragem.

Estas foram as curiosidades que separamos para vocês, tanto para quem assistiu o programa, tanto para quem nunca tinha ouvido falar.

De qualquer foram, agora que está no Disney+ podemos assistir A Família Dinossauros novamente e quem nunca teve a chance de conferir, pode conhecer. Vale muito à pena, pois é um programa engraçado, repleto de piadas e sátiras, com muitos bordos e que te faz passar um tempo.

Vai dar uma chance? Conta aí pra gente!

Até mais!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!