qui. nov 21st, 2024

Confira uma lista com livros que ganharão adaptação em 2022 ou estão previstos para este ano

Se tem algo que todo fã de livro fica ligado são nas adaptações literárias. Seja para filme ou série, quando sabemos que um livro querido vai ganhar uma adaptação, nossos corações já batem mais forte e ficamos ansiosos para novidades.

Algumas vezes até sentimentos medo, afinal não são todas as adaptações que nos gradam, porém a vontade de ver uma história querida ganhar vida superar qualquer sentimento ruim.

Por este motivo, nós sempre separamos uma lista no começo do ano com livros que vão ganhar adaptação ao longo dos próximos meses. Infelizmente, devido a pandemia, muitas obras tiveram seus direitos adquiridos, mas seguem sem muitas confirmações.

Com isso em mente, na nossa lista colocamos produções que já possuem data confirmada, outras que estão previstas para este ano e, para finalizar, livros que tiveram os direitos comprados e que podem ou não sair este ano. Porém, devemos lembrar que o cenário não está definido e tudo pode mudar de acordo com o que acontece com a pandemia.

De qualquer forma vem conferir os livros que vão ganhar adaptação e já se prepare para ler antes de assistir. Aliás, tem muito best-seller na lista, então você não pode ficar de fora.

Obs.: é claro que não conseguimos listar todos os livros, afinal muitas obras tem seus direitos comprados todos os anos, porém trouxemos a maior quantidade informação que conseguimos.

Filme: The Hating Game (adaptação de O Jogo do Amor Ódio, Sally Thorne, publicado em 2020)
Imagem: Divulgação

começamos esta lista com um filme que já foi lançado em dezembro nos Estados Unidos, mas que chega por aqui somente este ano. O Jogo do Amor/Ódio é uma comédia romântica que narra as confusões e romance entre dois personagens que trabalham em editoras concorrentes, sendo que eles se odeiam. Contudo, quando as editoras acabam tendo que trabalhar juntas, os dois descobrem que possuem mais em comum do que pensam. O filme é protagonizado por Lucy Hale Austin Stowell, sendo que a previsão é que ele estreia em 10 de fevereiro em uma plataforma digital, sendo a Amazon Prime Video a aposta mais alta.

Série: De Volta aos 15 (adaptação de De volta aos quinze, Bruna Vieira)
Imagem: Divulgação

Considerado um De Repente 30 ao contrário, a série De Volta aos 15 é uma produção nacional da Netflix, que adapta uma obra também nacional, escrita pela autora e influenciadora Bruna Vieira. A série é comparada com o filme de 2004, porque nele a protagonista também viaja no tempo. Contudo, enquanto no longa a personagem vai para o futuro, se tornando uma mulher de 30 anos, na série a protagonista volta no passado, para a época em que tinha 15 anos. A personagem principal é vivida pelas atrizes Camila Queiroz e Maisa, sendo que a primeira dá vida à personagem no presente, com quase 30 anos, e a segunda é a mesma no passado com 15. A série é recheada de comédia e romance, e promete divertir o público. Ela já se encontra em pós produção, sendo que o trailer já foi divulgado e já pode ser vista no catálogo da plataforma. (Atualização) A série recebeu data de estreia para 25 de fevereiro.

Série: 2ª temporada de Bridgerton (adaptação de O Visconde que me amava, Julia Quinn, publicado em 2000)
Imagem: Divulgação

Depois de um ano inteiro, ninguém aguenta mais esperar pela 2ª temporada de Bridgerton, série da Netflix. A produção lançada em dezembro de 2020 foi um verdadeiro fenômeno de audiência e até o lançamento de Round 6 em 2021, tinha o título de produção mais assistida da plataforma. Como sabemos, a produção adapta a série de livros de época da autora Julia Quinn, sendo que cada obra acompanha um membro da família Bridgerton, de Londres, se apaixonando. Seguindo a mesma premissa das obras literáriaa, o novo ano adaptará o segundo livro, O Visconde que me amava, e mostrará o filho mais velho desta família se apaixonando. Como o público já conhece o personagem, todos estão ansiosos para conferir sua história. Então anota aí: a temporada tem estreia marcada para 25 de março.

Filme: O Telefone Preto (adaptação do conto The Black Phone, Joe Hill)
Imagem: Divulgação

Para os fãs do terror, temos a adaptação de um conto de Joe Hill, o filho igualmente talentoso do escritor Stephen King. O longa O Telefone Preto tinha estreia marcada para 04 de fevereiro, porém a Universal Studios decidiu adiar a estreia para 24 de junho. Não se sabe ao certo o fator que motivou a mudança, porém tudo indica que seria a quantidade de filmes aguardados que chegam neste mesmo período. De qualquer forma, a nova data foi confirmada. A produção é cercada de muita expectativa por parte dos fãs do gênero, pois, além de ser adaptada de uma história escrita por um grande nome do meio, também tem direção e roteiro de Scott Derrickson, nome por trás de Doutor Estranho (2016), A Entidade (2012) e O Exorcismo de Emily Rose (2005). A trama acompanha um adolescente que acaba sendo raptado e se tornando a nova vítima de um assassino serial sanguinário. Sozinho em seu cativeiro, ele acaba recebendo ligações através de um telefone preto quebrado, das vítimas anteriores do criminoso, que prometem ajudar o garoto a sair com vida do local. Misturando sobrenatural e investigação criminal, o trailer já chama a atenção e promete uma história impactante.

Filme: Um Lugar Bem Longe Daqui (adaptação de Um Lugar Bem Longe Daqui, Delia Owens, publicado em 2018)
Imagem: Divulgação

O hype aqui é gigante, mas gigante mesmo. Sendo um dos livros mais vendidos e queridos pelo público desde o seu lançamento em 2018, não é de se admirar que Um Lugar Bem Longe Daqui seja um dos filmes mais aguardados do ano. A produção é desenvolvida pela Sony Pictures, porém tem como produtora principal ela, a rainha dos best-sellers e adaptações, Reese Witherspoon. Tudo o que ela toca vira ouro e não seria diferente com esta história. O filme tem como protagonista a atriz Daisy Edgar-Jones, que também teve o papel principal na adaptação aclamada Pessoas Normais. Na trama acompanhamos a vida de Kya Clark, uma jovem que cresce sozinha em meio a uma região pantanosa, depois que sua família a abandona ainda criança. Crescendo em meio à natureza, Kya enxerga o mundo de uma maneira única e especial. Porém, sua vida toda muda quando ela é acusada pela polícia e pelos moradores da cidade de matar seu ex-namorado. Misturando drama, romance e mistério, o filme tem estreia marcada para 24 de junho nos cinemas.

Série: universo O Senhor dos Anéis (adaptado do universo de J.R.R. Tolkien)
Imagem: Divulgação

Vamos voltar para a Terra Média? É isso aí, este ano teremos uma série que se passará no universo de O Senhor dos Anéis. Esta nova trama mostrará eventos de antes do que vimos em O Hobbit e na trilogia O Senhor dos Anéis. A série já esta em processo de pós produção pela Amazon Prime Video, que já liberou imagens oficiais, mostrando o contexto da trama e uma fotografia linda. Estreia marcada para 02 de setembro.

Filme: O Rouxinol (adaptação de O Rouxinol, Kristin Hannah, publicado em 2015)
Imagem: Divulgação

Para quem curte filmes com pano de fundo de guerras, esta é uma adaptação indispensável. The Nightingale ou O Rouxinol, na tradução, acompanha a jornada de duas irmãs francesas, em meio à um cenário pré Segunda Guerra Mundial. Tendo personalidades completamente diferentes e passando por situações distintas, as duas vivem separadas, mas enfrentam o dia a dia em um dos piores momentos da história mundial. A trama foi inspirada em mulheres francesas reais, que lutaram e sobreviveram em meio a toda destruição da guerra. O livro esta sempre na lista de vendidos, sendo que muitos já o consideram um novo clássico. Anteriormente previsto para 2021, o filme sofreu adiamentos devido a pandemia, sendo que a nova data de estreia esta marcada para 23 de dezembro. Vale disser que as irmãs Dakota e Elle Fanning são as protagonistas.

Série: Daisy Jones & The Six (adaptação de Daisy Jones & The Six, Taylor Jenkins Reid, publicado em 2019)
Imagem: Divulgação

Sem dúvidas nenhuma, uma das adaptações mais aguardadas do ano é a série Daisy Jones & The Six, que dará vida ao livro de mesmo nome escrito por Tayloy Jenkins Reid. A obra é um dos maiores fenômenos literários dos últimos anos, sendo que ao lado de Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, foi responsável por colocar o nome da autora entre os mais vendidos do mundo todo e como um das estrelas da escrita contemporânea. A trama acompanha a personagem Daisy Jones, uma cantora solo, que acaba tendo seu caminho cruzado com o da banda The Six, sendo que eles se unem e se tornam um grande sucesso. Escrito como se fosse um documentário, o livro encantou leitores mundo à fora, sendo que a Amazon Prime Video logo garantiu os direitos de adaptação. O elenco principal conta com nomes como Riley Keough e Sam Claflin. Um detalhe curioso é que antes do início das filmagens, os atores passaram meses ensaiam as canções originais que foram criadas especialmente para a série. Ao todo serão 13 episódios e a produtora de Reese Witherspoon está por trás do projeto, lembrando que o livro fez parte do clube do livro da autora. Apesar de não ter data oficial, a série foi confirmada para algum momento deste ano. Ficamos no aguardo de novidades.

Filme: Persuasão (adaptação de Persuasão, Jane Austen, publicado em 1817)
Imagem: Divulgação

Também na Netflix, teremos uma nova adaptação de Persuasão, um clássico da literatura escrito por Jane Austen. Considerado uma das histórias de amor mais belas já escritas, o livro será adaptado para filme protagonizado por Dakota JohnsonHenry Golding Cosmo Jarvis. Na trama acompanhamos a história de uma mulher, que foi persuadida a rejeitar um homem, mas acaba tendo uma nova chance de viver este amor. O filme não possuí data oficial, mas imagens já foram divulgadas e ele é esperado par algum momento do ano, com apostas que ocorra ainda no primeiro semestre.

Série: The Sandman (adaptação da HQ Sandman, Neil Gaiman)
Imagem: Divulgação

Ainda na dona Netflix, os fãs de Neil Gaiman mal podem esperar pelo lançamento de The Sandman, adaptação das famosas HQ’s do autor. Esta produção será em formato de série e a primeira temporada deve adaptar o o arco intitulado Prelúdios e Noturnos nos quadrinhos. Contudo, o contexto todo será atualizado para os dias atuais. Para quem não está familiarizado, o arco deste primeiro momento nos apresenta o personagem Sonho, governante de Sonar, é preso depois de um ritual que buscava prender a Morte, sua irmã. Sonho fica preso por 70 anos, até que é finalmente solto e inicia sua jornada para voltar a reinar. No caminho, precisa recuperar suas três ferramentas: uma algibeira cheia de areia, um rubi e um elmo. A série foi confirmada para este ano, já teve o primeiro teaser divulgado, mas segue sem data oficial.

Filme: Amor de Redenção (adaptação de Amor de Redenção, Francine Rivers, publicado em 1991) 
Imagem: Divulgação

A trama é um romance de época que acompanha uma jovem que foi vendida e entrou no mundo da prostituição. Ela sobreviveu ao ódio e tudo de ruim, mas agora adulta ela encontra um jovem que vai lhe ensinar que não existem feridas que o amor não possa curar. O longa é protagonizado por Abigail Cowen e Tom Lewis, sendo uma produção Universal Pictures. O filme estreia no dia 21 de janeiro nos Estados Unidos, porém aqui no Brasil não teve data divulgada. Mesmo assim acreditamos que deve chegar nos cinemas brevemente ou acabar sendo distribuído por algum serviço de streaming ainda este ano.

Adiados de 2021 para 2022

Devido a pandemia, alguns filmes que estavam com o lançamento previsto para 2021 ou já confirmados, acabaram sendo adiados para 2022.

Confira abaixo:

Filme: Morte no Nilo (adaptação de Agatha Christie), lançamento 10 de fevereiro de 2022 nos cinemas
Filme: Águas Profundas (adaptação de Patricia Highsmith), sem data oficial, mas confirmado este ano no Hulu nos Estados Unidos e no Amazon Prime Video no resto do mundo
Imagem: Divulgação
Adaptações previstas para 2022, mas sem confirmação

Algumas produções estão previstas para acontecerem este ano, sendo que muitas já passaram pela gravação, estão em processo de pós produção ou com quase tudo pronto.

Contudo, a pandemia ainda é motivo de dúvidas e medo por parte dos estúdios, sendo que o avanço da variante ômicron jogou um balde de água fria em muitos cronogramas.

Por este motivo algumas produções podem acabar sendo adiadas e não acontecerem este ano. De qualquer forma as listamos para você estas ciente que elas podem ser anunciadas a qualquer momento.

*Série: Pachinko (adaptação de Pachinko, Min Jin Lee) – gravações praticamente concluídas, indo para pós produção, previsto para este ano na Apple TV;

*Filmes: franquia Um Ano Inesquecível (adaptação de Um Ano Inesquecível, coletânea de contos) – primeira franquia de filmes nacionais da Amazon Prime Video. As gravações do primeiro longa já estão rolando e é esperado ao menos dois filmes este ano;

*Série: O Verão Que Mudou A Minha Vida (adaptação de O Verão Que Mudou A Minha Vida, Jenny Han) – em produção e inicio de filmagens pela Amazon Prime Video;

*Filme: A Troca (adaptação A Troca, Beth O’Leary) – elenco definido, roteiro já desenvolvido e pré-produção iniciada;

*Série: Conversas Entre Amigos (adaptação de Conversas Entre Amigos, Sally Rooney) – atualmente sendo filmada. É uma produção Hulu;

Imagem: Divulgação bastidores

*Série: Heartstopper (adaptação da HQ Heartstopper, Alice Oseman) – pós produção e previsão para o segundo semestre pela Netflix;

*Filme: Amores Verdadeiros (adaptação Amores Verdadeiros, Taylor Jenkins Reid) – filmagens iniciadas;

*Série: Toda Luz Que Não Podemos Ver (adaptação de Toda Luz Que Não Podemos Ver, Anthony Doerr) – minissérie pela Netflix. Elenco basicamente todo definido e em estágio de pré produção.

Livros que tiveram seus direitos comprados

Para finalizar esta lista, também listamos livros que tiveram seus direitos comprados e cujo algumas informações já estão saindo na mídia.

Contudo, vale dizer que de todos os listados, os que se encontraram nesta parte são apenas especulações e provavelmente não irão sair este ano. Mas resolvemos listá-los para você que quer se prreparar e montar sua lista de próximas leituras.

*Vermelho, Branco e Sangue Azul, de Casey McQuiston, teve os direitos comprados pela Amazon Prime Video e vai virar filme. Diretor e produtor já foram definidos.

*Fiquei com seu número, de Sophie Kinsella, vai virar filme pela Amazon Prime Video. Dakota Fanning foi escolhida como protagonista e também entra como produtora.

*Feios, de Scott Westerfeld, filme na Netflix. Elenco definido e previsão de início das filmagens para o primeiro semestre deste ano.

*Verity, de Colleen Hoover, sairá como filme pela Amazon Prime Video e já esta em desenvolvimento.

*É Assim Que Acaba, de Colleen Hoover, adaptado para filme e em processo de produção.

*Em queda, de T. J. Newman, será adaptado para filme pela Universal Studios.

*Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, de Taylor Jenkins Reid, filme seria desenvolvido pela Freeform, mas teve os direitos revendidos para uma produtora maior. O roteiro já está pronto.

*Malibu Renasce, de Taylor Jenkins Reid, comprado pela Hulu para ser série. Já está em desenvolvimento.

*Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan, ganhará uma nova adaptação em série pelo Disney+. Previsão que entre em produção ainda na primeira metade de 2022.

*Recursão, de Blake Crouch, será filme e série pela Netflix.

*Clube do livro dos homens, de Lyssa Kay Adams, será adaptado para filme pela Netflix.

*Procura-se um marido, de Carina Rissi, filme pelo HBO Max e em processo de criação de roteiro.

Ufa! temos muitos livros que ganharão adaptação e mesmo que não sejam todos estes ano, já podemos nos preparar para ler a história que mais gostamos, antes de conferir a versão em filme ou série.

Diz aí: qual filme que vai ganahr adaptação que você está mais ansioso? qual história você mal pode ver na telinha ou nas telonas? Qual deles é seu favorito?

Não esquece de compartilhar este post com aquele que amigo que ama ler e adaptações literárias. Caso ocorram mais anúncios, este post será atualizado.

Até mais!

 
One thought on “Adaptações de livros em 2022”

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!