Produção mal estreou e já entrou nos mais assistidos da plataforma
O gênero de terror é um dos mais queridos dentro da indústria cinematográfica. É aquele que já passou por várias transformações ao longo dos anos e que tem fãs espalhados pelos quatro cantos do mundo.
Contudo, justamente por ser um gênero querido, é também um dos mais explorados e que mais sofreu desgaste em suas tramas. Ano após anos temos visto produções que vem afirmando ser assustadoras, com aquele terror que vai te fazer ficar sem dormir à noite, mas que no final não chegam em lugar nenhum.
É sempre o mesmo contexto, os mesmos truques e a mesma fórmula na busca por assustar o espectador. Por isso mesmo, quando uma produção chega e consegue fazer barulho, todo mundo para para conferir e é isso o que aconteceu com a série Arquivo 81, nova aposta de terror da Netflix.
A produção estreou na última sexta-feira, dia 14 de janeiro, e menos de uma semana depois já virou notícia por todos os lados. Para se ter ideia, ela se encontra em 5° lugar no Top 10 de assistidos no Brasil, no momento em que este post esta indo ao ar.
Todo mundo está afirmando que é uma das produções mais assustadoras dos últimos tempos, que consegue entregar um terror de qualidade e uma trama bem construída.
Se você é fã do gênero, mas ainda não tinha ouvido falar da série, não se preocupe porque nós temos 5 motivos que vão te fazer querer dar o play hoje mesmo. Mas atenção: deixe as luzes acessas!
1 – Enredo: mistério e terror
Segundo a sinopse oficial, a série “segue o arquivista Dan Turner (Mamoudou), que aceita um trabalho restaurando uma coleção de fitas de vídeo danificadas de 1994. Reconstruindo o trabalho de uma documentarista chamada Melody Pendras (Dina Shihabi), ele é atraído pela investigação de um culto perigoso no condomínio de apartamentos Visser. À medida que a temporada se desenrola nessas duas linhas do tempo, Dan lentamente se vê obcecado em descobrir o que aconteceu com Melody. Quando os dois personagens formam uma conexão misteriosa, Dan se convence de que pode salvá-la do terrível fim que ela conheceu há 25 anos”.
Como podemos observar, o enredo trás um quê de investigação, que consegue fugir um pouco do que tanto conhecemos de outras produções do mesmo tipo. As p´rincipais críticas afirmam que a construção dos personagens e todo o desenrolar da trama deixam você preso na história, atento à cada movimento e criando teorias do que pdoerá acontecer.
2 – É uma história real?
Se você cresceu durante os anos 90 e início dos anos 2000, provavelmente em algum momento acreditou que a história do filme A Bruxa de Blair (1999) era real. O marketing do filme foi tão bem feito, que todo mundo passou a pensar que as filmagens, em formato de documentário, mostravam eventos reais e a lenda da bruxa tomou ares de verdade.
Isso também está acontecendo com a série. Desde sua estreia, todo mundo está em ensandecido e buscando informações para saber se ela é baseada em uma história real. Contudo, a resposta é não. Na verdade ela tem como base um podcast de mesmo nome, criado por Marc Sollinger e Daniel Powell. Devido à forma como foi gravado, quem escuta o programa acredita que sim, está ouvindo uma história real e isso fez muitas pessoas acreditarem ser verdade. Inclusive a dupla de criadores entraram como produtores da produção e já afirmaram que tudo não passa de ficção. Porém, esse é mais um motivo para assistir, afinal amamos fazer teorias.
3 – Terror satânico
Durante os anos 70, o medo do satanismo teve um grande bum. Todo mundo acreditava em seitas satânicas, em cultos macabros e sacrifícios humanos para demônios. Não à toa este tipo de história acabou ganhando os holofotes e adentrando a indústria cinematográfica, deixando muitas pessoas com o cabelo em pé.
Contudo, com o passar do tempo estas tramas acabaram sendo substituídas por novos medos populares e perdendo seu brilho. Esta nova série consegue resgatar exatamente este tipo de produção, trazendo para ela um novo contexto e mostrando que quando uma história é bem construída, é possível reinventar um conceito e trazer novidades.
4 – Mil e uma teorias
Tem coisa melhor do que assistir uma série e ficar criando mil e uma teorias? É claro que não, principalmente quando se trata de um suspense, mistério ou terror, como é o caso aqui. Quando a trama é bem construída, ele te leva por vários caminhos, te faz acreditar em várias coisas, mas no final pode acabar explodindo sua cabeça.
Em Arquivo 81 temos exatamente isso. A história se inicia de forma lenta e você pode demorar um tempo para entender o que está acontecendo. Você pode até mesmo se sentir confuso, achando que não esta indo para lugar nenhum, porém logo descobre todo o contexto e começa a criar teorias, pensamentos e juntar peças para montar este grande quebra-cabeças. E acredite, o final é incrível e vai te fazer dar um giro de 180 graus.
5 – Realmente dá medo
Para finalizar, o principal motivo para você assistir esta série é que ela realmente dá medo. Como dissemos lá na introdução, diferentemente de outras produções que prometem assustar o espectador, mas não entregam nada, a nova série da Netflix vai te fazer pular da cadeira, ter medo de olhar para os lados e querer dormir de luz acessa.
Até mesmo fãs de terror, que afirmam não se assustar tão facilmente, estão dizendo que a série fez os pelos dos braços arrepiarem e sentirem aquele medo real. Parece bobeira colocar como motivo para assistir uma série de terror sentir medo ou se assustar, afinal este é o intuito de uma produção deste gênero, mas como este tipo de obra esta cada vez mais complicado de se ver, acaba sendo sim um diferencial.
Enfim, estes são alguns motivos que levantamos para te fazer correr e assistir Arquivo 81. Não podemos falar muito mais, pois como temos um mistério envolvido, qualquer coisa pode acabar sendo um spoiler e destruir sua experiência.
O que podemos afirmar, com toda certeza, é que é uma série incrível, que tem motivo para fazer o sucesso que esta fazendo e que vai te agradar se você curti terror.
Contudo, devemos deixar claro que ela possuí classificação indicativa para maiores de 16 anos e que também sua temática pode acabar servindo de gatilho para algumas pessoas. Se você começou a assistir, mas não esta se sentindo bem, pare e vá conferir outra coisa.
Por enquanto uma nova temporada não foi anunciada, mas com o sucesso que está fazendo achamos que pode vir a acontecer.
Todos os oito episódios de Arquivo 81 já estão disponíveis na Netflix.