Chaves e Chapolin Colorado fazem parte da cultura brasileira a muitos anos. O amor dos brasileiros pelos seriados parece até maior do que o que vemos no México, país de origem dos programas. É tanto amor, que o público não aceita ficar sem episódios transmitidos pela TV, com direito a petição e tudo.
De geração em geração, crescemos ouvindo as piadas sem malicia dos personagens, rimos das trapalhadas do Chaves e nos encantamos com o jeito único de Chapolin contar histórias que já conhecemos.
Por isso mesmo, decidimos unir neste post as 5 melhores histórias contadas pelo herói latino, que nos fazem rir até hoje.
1 – Branca de Neve (1978)
Não dá para falar das histórias contadas por Chapolin sem começar por Branca de Neve. O episódio mostra uma das histórias clássicas da Disney, com muito humor e frases inesquecíveis. A eterna Dona Florinda entra no papel da princesa, que foge depois de ter sua morte encomendada pela Rainha Má, sua madrasta, vivida por Chiquinha. Além disso, também temos os sete anões interpretados por outros personagens e cantando a famosa música “Tchuim Tchuim Tchuim Claim”, de um jeito todo especial. O episódio tem várias frases inesquecíveis, mas uma que todo mundo se lembra é de quanto Branca de Neve pergunta para “Dona Cigarra” como vai o seu marido e o inseto responde “Ah, ele foi fumado!”. Tem como não rir?
2 – Juleu e Romieta (1975)
Tem como pegar uma das maiores histórias de amor do mundo e fazer piada com ela? Claro que tem, se ela for contata por Chapolin. Neste episódio, temos a famosa peça de Shakespeare sendo contada, porém não com o drama que a história carrega, mas sim com muita leveza e risos. Como esquecer dos conselhos malucos que são dados ao jovem Juleu para conquistar o coração da sua amada Romieta? Ou das cenas cômicas na sacada da casa da jovem? Sem dúvidas este é um dos melhores episódios do Chapolin, daqueles que você ri do começo ao fim e se esquece que é baseado em uma “trajédia”.
3 – Cyrano de Bergerac (1978)
Outro episódio baseado em um romance mundialmente famoso. Nesta história temos um homem apaixonado por uma jovem, mas que se considerada muito feio e por isso não acredita que ela seja capaz de amá-lo. Por isso, para conquistar o coração da mulher, ele escreve lindos poemas e pede para que outro homem recite a jovem. Resultado? A mulher se apaixona pelo homem que recita os poemas, pois acredita que é ele o dono daquelas lindas palavras, sem saber que o escritor é Cyrano de Bergerac. Seria uma história de amor linda se não fosse todas as piadas, confusões e trapalhadas mostradas no programa. Os versos recitados erroneamente são um show à parte e fazem a gente pensar como era grande a criatividade de Chispirito.
4 – De acordo com o Diabo (Fausto) (1976)
Ter a vida eterna, não envelhecer e conquistar a pessoa amada. Estes eram os desejos do Dr. Faustos, que aceita vender sua alma para o Diabo em troca de poder viver eternamente. O episódio é baseado em uma obra literária muito famosa, que coloca em questionamento o que somos capazes de fazer para ter aquilo que queremos. Apesar do ar sombrio, o episódio é cheio de piadas e situações engraçadas. Um dos pontos fortes é aquela espécie de “varinha mágica” que o Diabo dá para Faustos e que é capaz de fazer as coisas aparecerem e desaparecem. A hora que ele começa a pedir uma coisa atrás da outra e sai tudo errado é de rolar de rir, e ainda por cima tem as palavras chirim e chiriom para fazer a mágica acontecer.
5 – A vendedora de flores (1978)
O último episódio da nossa lista mostra uma história clássica, bem ao estilo novela mexicana: um homem que decide ajudar uma jovem vendedora de flores, que não tem educação e nem estudos. Apesar da trama novelesca, o episódio também é baseado em uma obra literária e, mesmo não sendo um dos mais lembrados do Chapolin, é uma das histórias mais bem trabalhadas, que trata de assuntos importantes, como diferenças sociais, mas com muito divertimento e frases geniais. Se você não se lembra, é uma ótima oportunidade para assistir.
Bônus
Nesta lista não podíamos deixar passar um bônus e escolhemos falar do episódio A Bruxa Baratuxa, que, apesar de não ser inspirado em um clássico conto de fadas ou em uma obra literária, é muito engraçado e um dos mais lembrados do Chapolin. Além disso, nele temos a figura de uma bruxa clássica, dessas que povoavam a imaginação das crianças: uma velha, com longos cabelos brancos, um nariz grande e pontudo, com uma verruga na ponta, que usa uma capa preta e anda por aí numa vassoura. O episódio é genial e ainda tem uma das palavras mais lembradas de todas: toda vez que a bruxa fazia um feitiço dizia Parangaricutirimirruaro. Ninguém consegue esquecer desta palavra, que foi inventada, é difícil de pronunciar, mas marcou nossa infância.
Enfim, estes são só alguns dos episódios inesquecíveis de Chapolin, daqueles que fazem a gente rir até hoje. Vale lembrar que todos estes episódios sempre mostravam uma lição ao final, que tinha tudo a ver com o caso que o herói estava trabalhando.
Se você nunca assistiu algum destes episódios ou se ficou com vontade de rever, no YouTube tem todos disponíveis. É só dar play e se preparar para rir muito.
Você curte Chapolin? Tem algum episódio favorito? Conta pra gente nos comentários e não esquece de nos marcar.
Até mais!