qui. nov 21st, 2024

Ator é conhecido por ser capaz de se transformar a cada personagem

A carreira do astro Johnny Depp está em declínio a muito tempo. Em meio a denúncias de violência doméstica feitas pela ex-esposa, má conduta e indisciplina em sets de filmagens, processos e perda de dinheiro, um dos grandes nomes do cinema está caindo no esquecimento, tanto de diretores quanto dos fãs.

Para quem gosta do ator é muito triste ver tudo o que tem acontecido nos últimos tempos, principalmente porque o talento de Depp é indiscutível e ele tinha tudo para continuar fazendo sucesso por muitos anos.

Uma das principais características, que sempre fez o ator se destacar, é sua facilidade em se transformar, tanto fisicamente quanto psicologicamente a cada personagem. Claro que a caracterização faz parte do trabalho, porém, a cada filme, Depp se transformava completamente, surpreendendo a todos. Não à toa, ele recebeu o apelido de Cameleão.

Nesta lista separamos cinco transformações incríveis do ator, para você relembrar.

Vem conferir!

1 – Edward (Edward Mãos de Tesoura, 1990)
O personagem Edward é uma das transformações mais lembradas da carreira de Depp / Imagem: Divulgação

Não temos como começar esta lista de outra forma, se não pelo personagem Edward, protagonista do primeiro filme em que Depp trabalhou ao lado do diretor Tim Burton. Neste filme o ator encarna um jovem que é feito a partir de uma máquina de produção de biscoitos. Seu criador se sentia solitário e decide dar vida a uma de suas máquinas. O problema é que o homem morre antes de completar sua “criação”, deixando Edward com corpo humano, mas mãos de tesoura. A caracterização é impecável, faz a gente acreditar que aquelas mãos de tesoura são reais e Depp nos faz sentir empatia, carinho e tristeza por Edward, um jovem ingênuo que fica à mercê de uma sociedade hipócrita e cheia de defeitos. É daqueles filmes que tem que assistir pelo menos uma vez na vida.

2 – Capitão Jack Sparrow (Franquia Piratas do Caribe)
O pirata, com seu jeito único, roubou a cena e é o principal da franquia / Imagem: Divulgação

Outro personagem marcante na história do ator é, sem dúvidas, o pirata Capitão Jack Sparrow, principal personagem da franquia Piratas do Caribe. Na caracterização Depp ganhou dreds, dentes de ouro, pele bronzeada e lápis preto envolta dos olhos. Porém, o que mais chama atenção no personagem é o seu andar torto, com mãos batendo livres pelo corpo e pernas desequilibradas, além de sua fala arrastada, como se estivesse bêbado o tempo todo. O ator contou em entrevistas que ficou meses aprimorando o jeito único de Sparrow e que foi sua filha que mostrou que ele tinha chegado ao ponto certo, quando ela riu e perguntou se o pai estava bêbado enquanto ele ensaiava. Não temos dúvida de que Depp fez um belo trabalho e que ele encarnou o personagem, tornando o pirata um símbolo da cultura pop e nos deixando aquele pensamento de que nenhum outro poderá ser o Capitão Jack Sparrow nos cinemas.

3 – Chapeleiro Maluco (Alice no País das Maravilhas, 2010)
Depp deu vida a um dos personagens mais conhecidos da literatura e entregou exatamente o que se esperava / Imagem: Divulgação

Outro filme da parceria com Tim Burton. Segundo o diretor, quando o elenco para a adaptação da Disney começou a ser selecionado, ele só conseguia pensar que o “cara” perfeito para viver o Chapeleiro Maluco era Johnny Depp. Segundo ele, nenhum outra entregaria a “loucura racional” que o personagem pedia. Podemos dizer que ele estava certo, pois o ator brilhou no papel, roubou a cena no filme e se tornou um dos principais personagens. A caracterização estava perfeita, com os cabelos ruivos e enrolados, a pele extremamente branca, os olhos verdes com grandes olheiras e o grande chapéu. Tudo isso somado ao olhar louco, risada estranha e falas sem sentindo fizeram Depp ser lembrado como o personagem e mostrou, mais uma vez, como ele era capaz de se transformar.

4 – Raoul Duke (Medo e Delírio em Las Vegas, 1998)
Neste filme a transformação foi mais na interpretação do que na caracterização / Imagem: Divulgação

Este drama da nossa lista é o único em que não vemos uma grande transformação na caracterização. Depp está com o cabelo bem curto, que sempre fica tampado por um chapéu, usa grandes óculos aviadores de lente amarelada e um cigarro na boca. Contudo, a grande transformação fica na parte de dramatização. O ator se transforma em um louco alucinado, que está dopado de todos os tipos de drogas e, junto com seu parceiro, viaja para Las Vegas onde as coisas mais doidas acontecem. O corte de câmera, que coloca o zoom bem na cara do ator, nos dando uma sensação de proximidade, contribui para entrarmos na loura do personagem. A transformação é tamanha que você fica pensando se Depp realmente não está sob o efeito de drogas.

5 – Sweeney Todd (Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, 2007)
Neste filme, é possível sentir a dor e o ódio que o personagem sente somente na sua caracterização / Imagem: Divulgação

Mais um da parceria Depp/Burton. Neste filme, além da atuação incrível, temos o ator mostrando seus dotes musicais, em um musical de terror e mistério, que encanta todos que assistem. Depp encarna um homem amargo e cheio de ódio, que decide se tornar um barbeiro para conseguir vingança pela morte de sua esposa e filha. O filme tem todo um tom sombrio, é bem escuro, mas com uma fotografia impecável. A caracterização do personagem segue a mesma linha, com cabelos escuros, com apenas uma mecha em branco, olhos tristes e aparência de cansaço. O ator entrega exatamente o que se pede e nos faz acreditar que realmente está cheio de ódio, querendo vingança. Seus olhares, suas caretas, seu jeito de falar, tudo nos entrega esta ideia.

Se a gente quiser, podemos ficar horas e horas falando das transformações de Johnny Depp, pois, mesmo quando ele não interpreta um personagem muito diferente, como Edward ou o Chapeleiro Louco, ele consegue se transformar e dar uma característica única ao personagem.

Prova disto é o filme O Turista, que ele atua ao lado de Angelina Jolie. Depp está vestido normalmente, com um corte de cabelo comum e não tem nada de fantástico na caracterização, contudo sua transformação para o personagem é visível e completamente diferente de outros que já havia interpretado.

Enfim, ele é um mestre nas transformações e nós torcemos para que este momento difícil de sua carreira se resolva da melhor forma possível, pois o cinema é muito mais legal com suas caracterizações.

Curtiu esta lita? Qual transformação faltou e você acha incrível? Conta pra gente e compartilha com seus amigos.

Até mais!

 
One thought on “Cinco transformações incríveis de Johnny Depp”

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!