sáb. nov 23rd, 2024

Confira o que achamos da nova animação Disney

As animações fazem parte da cultura pop e das nossas vidas também. Todo mundo tem um filme de animação favorito, aquele que lhe causou bons sentimentos, mesmo podendo ter tirado algumas lágrimas, que lhe passou uma boa mensagem ou que lhe promoveu momentos leves de entretenimento.

Também é fato de que a Disney é a rainha quando se fala em animação, seja com o Disney Pictures ou com a Pixar, que mesmo seguindo uma linha autoral independente da empresa principal, também faz parte do mesmo grupo. E no Claquete de Terça de hoje vamos falar do mais recente lançamento Disney, que vem dominando a bilheteria brasileira desde o seu lançamento, o longa Encanto.

Lançado em 25 de novembro, a produção é a primeira situada na Colômbia e mostra a extraordinária família Madrigal, que vive escondida em uma região montanhosa isolada, conhecido como Encanto. A magia da região abençoou todos os meninos e meninas membros da família com poderes mágicos, desde superforça até o dom da cura. Mirabel é a única que não tem um dom mágico. Mas, quando descobre que a magia que cerca o Encanto está em perigo, ela decide que pode ser a última esperança de sua família excepcional.

Sem dúvidas nenhuma, um dos pontos altos da animação é a diversidade e riqueza cultura que ela trás. Por se passar na Colômbia, um país latino-americano, a história sai do meio americanizado ou europeu que tanto vemos nas produções Disney, colocando o foco em uma cultura diferente. Nós, brasileiros, também nos sentimos representados, afinal estamos falando de um país que tem mais em comum conosco.

A produção mostra, com riqueza de detalhes, toda a alegria presente nesta parte do globo, o povo acolhedor, que não sente medo de enfrentar as dificuldades. A paleta colorida, que presa pelas cores mais quentes, contribui muito para esta sensação de acolhimento, de felicidade.

Os cenários também são feitos de forma magnifica, deixando em evidência a natureza da região e também sua arquitetura. Você é capaz reconhecer as ruas e casas da animação, percebe que estamos na parte latina da américa. Com isso, você é transportado para dentro do filme.

Com tudo, não é somente na parte técnica e visual que o filme ganha pontos. Na verdade, nada disso faria tanta diferença se a história não fosse boa. Mas, graças a toda equipe e direção, o que temos é uma produção impecável em seu roteiro, em sua trama bem amarrada.

Verdade seja dita, temos sim mais uma vez a heroína da Disney, aquela personagem que decide enfrentar todas as dificuldades em seu caminho em nome de um bem maior, em nome de salvar quem ela ama e defender aquilo que acredita. Porém, neste filme o senso de coletivo é algo maior.

Apesar de partir em uma jornada “sozinha” e termos personagens que no início parecem presar pela individualidade, preferindo acreditar que uma pessoa sozinha é capaz de defender todos, logo percebemos que é no coletivo, na união que as coisas mudam.

Sem dúvidas este é o ponto chave de toda a trama, mostrar ao telespectador que por mais habilidoso que você seja, por mais qualificado, por mais “poderoso”, nada é maior do que a união, do que você assumir um senso de coletividade. Quando você esta sozinho, por mais forte que seja, ainda é um elo fraco, que não consegue se sustentar por muito tempo. Contudo, com unido à outros, um partilha das dificuldades, dos problemas e das emoções, dividindo para realmente conquistar.

Em uma sociedade extremamente individualista, que ainda classifica as pessoas por classes, poder aquisitivo, inteligência, cor da pele, país, entre muitas outras coisas, ver uma produção latino-americana mostrar lindamente que é a união que faz o bem prevalecer e as vitorias acontecerem, é um tapa da cara, mas muito merecido.

Encanto é, sem sombras de dúvidas, uma das maiores surpresas deste final de ano. Chegou quase nos 45 do segundo tempo, repleta de expectativas (que foram atendidas diga-se de passagem), mas já se tornou um dos melhores filmes do ano. Se você ainda não conferiu, não perde mais tempo, pois esta é mais uma animação daquelas que todo mundo deveria assistir.

Semana que vem voltamos com mais Claquete de Terça!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!