Confira o que achamos do filme
Depois de muita espera, os fãs do chamado Invocaverso finalmente puderam acompanhar, na última semana, o lançamento do aguardado encerramento da trilogia principal de Invocação do Mal, produzido pela Warner Bros.
Até 2021, a franquia já contava com 2 filmes, Invocação do Mal de 2013 e Invocação do Mal 2 de 2016. Tudo isso, é claro, sem contar os filmes lançados no mesmo universo, como Anabelle, A Freira e A Maldição da Chorona, de 2014, 2016 e 2019 respectivamente.
A expectativa para Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio era gigante, afinal, nos dois primeiros capítulos da série de filmes, o casal Warren havia feitos milhões de pessoas se assustarem com seus casos baseados em fatos reais. Dessa vez, contando a história de como os Warren ajudaram um jovem a provar sua inocência em um assassinato, devido a estar sob uma possessão demoníaca, o longa traz a bruxaria como seu principal assunto. Porém, os sustos já não são mais os mesmos.
A trama como já dito, traz ao filme um assunto que poderia ser muito mais explorado. Em vários pontos, The Conjuring 3 relembra seus bons momentos de sustos baratos e boas cenas de investigação, porém tudo é perdido em um final extenso e “bobo” demais, bem diferente do que se esperava.
Outro grande erro do longa é perceptível: o desprezo pelas histórias paralelas. Em sua maior parte, o longa nos aproxima de uma trama principal e uma subtrama, porém, logo que o segundo ato começa, a parte secundária da história desaparece e volta já no ato de conclusão, com cenas rápidas e até mesmo cômicas, deixando tudo muito mais desinteressante.
E já que estamos falando de “sumiços” na trama, alguns dos personagens mais falados antes do começo do longa, nem se quer passam dos 20 primeiros minutos de tela, mostrando a falta de preocupação da direção com a continuidade das cenas com mais potencial no longa.
Inclusive, depois de ver muitos elogios à direção me surpreendi negativamente com a mesma, que além de não conseguir repetir a glória dos últimos dois capítulos, se mostra cansativa em sua montagem e confusa em suas decisões.
É claro que não falamos da pior direção ou até do pior filme do Invocaverso, mas sim de uma conclusão longe da perfeição e de um filme tão simples quanto o desaprovado A Maldição da Chorona, que por sinal, é dirigido pelo mesmo diretor de Conjuring 3, Michael Chaves.
Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio era desnecessário, porém aguardado demais para ser finalizado de maneira simples.
Vale lembrar que este universo de terror com histórias interligadas não acaba com o terceiro filme da trilogia principal, então, resta aguardar por cenas dos próximos capítulos, para voltar a se assustar com os casos mais assombrosos do casal Warren.
Agora que já falamos sobre possessões demoníacas, que tal conhecer meu trabalho? Sou Pedro Henrique, dono do @seufilme_ no Instagram. Siga @seufilme_ e nos acompanhe todos os dias. Siga também o @sitelegiaojovem para novidades da cultura pop e compartilhe essa crítica.
Até mais com o próximo Claquete de Terça!