Confira o que achamos do longa
Chegou na Netflix nessa semana, uma adaptação heróica diferente das demais tão vistas ultimamente. Baseada em uma série de histórias em quadrinhos, nasce Major Grom Contra o Dr. Peste, um filme de aventura muito difícil de ser digerido.
Sinopse: Conta a história de Igor Grom, conhecido em São Petersburgo por seu caráter penetrante e atitude irreconciliável com os criminosos. Mas tudo muda dramaticamente com o aparecimento de uma pessoa chamada Doutor da Peste. Tendo declarado que sua cidade está “doente com a praga da ilegalidade”, ele inicia um “tratamento”, matando pessoas culpadas e inocentes. Com a sociedade agitada e os policiais impotentes, pela primeira vez, Igor enfrenta dificuldades na investigação, cujo desfecho pode determinar o destino de toda a cidade.
Nos tempos atuais, grande parte da indústria do cinema fatura apenas com adaptações, não é mesmo? Entre heróis e reboots, vivemos em uma era de bloqueio criativo e precisamos sair disso o mais rápido possível, para que possamos criar algo novo que sirva como molde, certo.
Sabendo disso, é desesperador assistir à Major Grom Contra o Dr. Peste. O longa parece existir apenas para que os fãs da Marvel dos anos 2000 tenham o que assistir na falta de Quarteto Fantástico.
Não me leve a mal, eu não sou muito exigente com filmes fantasiosos, mas esse me pede para sentir sono. Os personagens não tem carisma e a história não me empolgou em nenhum momento. As cenas não tem continuidade e, para fechar com chave de ouro, o longa tem pitadas de comédia totalmente desproporcionais, que sujam cenas sérias que poderiam trazer algum sentido à trama.
Esse meu desespero ultrapassa a péssima montagem do filme. Meu incomodo se dá ao fato dele estar disponível como um “tapa buraco”. Todos que assistem ao filme veem a possibilidade de uma melhora, caso o mesmo fosse tratado com o carinho e cuidados necessários.
Tudo é feito rapidamente. As cenas não são profundas e nem explicadas da forma correta, e veja que estou falando de um filme de ação. Fiquei incomodado com a falta de capricho da adaptação, que poderia ser lapidada para que houvesse um melhor resultado.
As cenas de ação também não são das melhores. Falta empolgação. Em certos momentos, minha preguiça se mistura à preguiça dos personagens e, assim, tudo fica mais sonolento e vazio. As cores em cena são calmas demais. Tudo no longa soma à minha avaliação final.
Apenas acredito que o dinheiro gasto na produção poderia ser investido em algo diferente, afinal toda semana existe algum lançamento da plataforma e não seria errado errar tentando. Em 2021, temos centenas de filme melhores do gênero para ver.
Se você procura se divertir com um bom filme de herói, recomendo que procure algo mais confiável pois Major Grom Contra o Dr. Peste não me animou, mas fez exatamente o contrário.
Agora que já reclamamos sobre a péssima produção de hoje, que tal conhecer meu trabalho? Sou Pedro, dono do @seufilme_ no Instagram. Siga @seufilme_ e fique por dentro do cinema como nunca! Siga também @sitelegiaojovem e compartilhe essa crítica.
Até o próximo Claquete de Terça e, espero, falar de um filme que realmente valha a pena!