qui. set 19th, 2024

Novo reboot do filme contará com Robert Downey Jr. no papel principal

No último final de semana fomos pegos de surpresa com a divulgação do cartaz e trailer do filme reboot de Dr. Dolittle, que traz Robert Downey Jr. no papel do homem capaz de conversar com animais.

Muita gente nem sabia da existência deste novo filme e muito menos que o astro da Marvel estava envolvido no projeto. Além disso, a galera mais jovem talvez não conheça a história do longa original, que ficou famoso na década de 90.

Por isso, decidimos fazer este post para colocar você por dentro de tudo, tanto do filme antigo como da nova versão.

Eddie Murphy como Dr. Dolittle

Como dissemos, Dr. Dolittle é uma clássica da comédia dos anos 90 e passou inúmeras vezes na conhecida Sessão da Tarde da TV Globo.

Protagonizado por um dos grandes mestres do cinema de humor da época e lançado em 1998, o filme mostrava John Dolittle, conhecido como Dr. Dolittle, que após sofrer um acidente, recupera o dom da infância de conversar com animais. Porém, esta rara habilidade começa a causar muitas confusões na vida do médico, que agora tem que cuidar de macacos embriagados e leões deprimidos que precisam de ajuda.

O comportamento estranho de Dr. Dolittle acaba fazendo com que ele vá parar em um hospital psiquiátrico, pois ninguém entende o que aquele homem está fazendo ao dizer que pode falar com animais. Todo mundo acha que ele enlouqueceu. A partir deste ponto, inúmeras confusões acabam acontecendo.

Lançado em 1998, o filme que mostrava um médico capaz de conversar com animais foi um sucesso entre as criança / Imagem: Divulgação

O filme foi um sucesso entre a garotada, que amou a ideia de alguém ser capaz de conversar com animais. Afinal, quantas vezes já não pensamos o que o nosso bichinho de estimação diria se fosse capaz de falar, não é mesmo?

Tanto sucesso acabou garantindo uma continuação em 2001, ainda com Eddie Murphy no papel principal. Porém, a bilheteria deste filme não foi o esperado e o roteiro acabou não agradando.

Mesmo assim, um novo filme foi encomendado, mas no terceiro Eddie já não quis voltar para o papel e a solução encontrada foi o clichê do filho, ou no caso a filha, que herdou o dom do pai. Nem precisamos dizer que o filme foi um desastre, mas mesmo assim teve mais 3 continuações, que quase ninguém assistiu.

A ideia original

O que pouca gente sabe é que a ideia original do filme Dr. Dolittle veio de uma série de livros infantis intitulada The Story of Doctor Dolittle (A história do Doutor Dolittle, em tradução livre), escrita pelo britânico Hugh Lofting.

Porém, da obra literária o filme de comédia só pegou mesmo o nome do personagem e sua habilidade de conversar com animais, o restante foi totalmente escrito para o roteiro do longa.

Na trama dos livros, Dr. Dolittle mora em uma pequena cidade em que todos o conhecem. Ele é simpático e querido pelos moradores, que não sabem de sua capacidade de conversar com animais. Por ter este dom especial, Dolittle decide virar médico de animais para poder ajudar todos aqueles seres indefesos. Ele acaba ficando conhecido, famoso em todo o mundo e por isso animais de todos os cantos o procuram para curá-los.

Outro fato que poucas pessoas sabem é que a primeira adaptação desta história para o cinema foi lançada em 1967.

Vencedor do Oscar, o filme de 1967 foi a primeira adaptação cinematográfica desta fantástica história / Imagem: Divulgação

O filme Dr. Dolittle, ou na tradução brasileira O Fabuloso Dr. Dolittle, foi um musical de comédia dirigido por Richard Fleischer e protagonizado por Rex Harrison.

O musical se passa em 1848, em uma pequena cidade no interior da Inglaterra e acompanha Matthey Mugg (Anthony Newley) que leva seu amigo Tommy Stubbins (William Dix) para conhecer o excêntrico Dr. Dolittle, um médico com a capacidade de falar todas línguas dos animais.

O filme foi vencedor do Oscar nas categorias Melhores Efeitos Especiais e Melhor Canção Original, se destacando naquele ano.

Se olharmos a ambientação do musical, veremos que ele tem mais em comum com a obra literária do que a comédia protagonizada por Eddie Murphy.

Robert Downey Jr. como Dolittle

A nova versão do filme também buscará o ar da trama literária, com muita fantasia e magia envolvida no projeto.

O novo filme foi intitulado apenas de Dolittle e nele teremos o nosso eterno Homem de Ferro no papel do veterinário com o dom especial.

A sinopse oficial do filme diz que depois de perder sua esposa, o excêntrico Dr. John Dolittle, famoso doutor e veterinário da Inglaterra, sai da Mansão Dolittle com a companhia de animais exóticos. Mas quando a jovem rainha fica doente, um relutante Dolittle é forçado a navegar em uma épica aventura em uma ilha mística em busca de cura, reganhando sua coragem enquanto cruza com velhos adversários e encontra perigosas criaturas.

Confira o cartaz liberado no sábado:

Imagem: Divulgação Universal

Além do cartaz, no domingo a Universal liberou o primeiro trailer do longa e nele podemos ver como será o clima do filme, com um ar de época, tendo em vista o ano em que se passará, mas também com um ar fantástico. Também temos um primeiro vislumbre do Downey no papel, o que já nos deixa ansiosos pelo longa.

O filme é dirigido por Stephen Gaghan e ainda conta com outros grandes nomes no elenco, como Antonio Banderas, Emma Thompson, Michael Sheen, Ralph Fiennes e outro astro da Marvel, Tom Holland.

A estreia do filme está marcada para 17 de janeiro de 2020, bem no comecinho do próximo ano e nós mal podemos esperar para conferir.

Legião Jovem, você sempre antenado!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!