qui. nov 21st, 2024

Categoria tem chamado cada vez mais atenção do público

Uma categoria que sempre chama atenção na premiação do Oscar, principalmente por parte dos críticos e da imprensa especializada, é a de Melhor Filme Estrangeiro. Esta categoria premia produções de outros países, fora do circuito americano e que já passaram por outras batalhas para chegar na principal premiação do cinema.

Para nós, fãs e público, esta categoria passa um tanto quanto despercebida, afinal muitos filmes nem chegam a estrear em outros países, ficando mesmo nos Estados Unidos, ou até estreiam, mas em salas selecionadas, ficando fora do radar da grande parcela da população.

Contudo, com o avanço dos serviços de streaming que tem apostado filmes de todas as partes do mundo, a exemplo da Netflix, cada vez mais temos nos interessado por produções diferenciadas, que chamam nossa atenção por fugir do tradicional e já conhecido, conquistando nossos corações.

Prova desta propagação foi o filme sul-coreano Parasita, que fez sucesso em 2019 e 2020, levando para casa vários Oscar, incluindo o almejado Melhor Filme.

Pensando nisso, resolvamos apresentar para vocês os cinco indicados a filmes estrangeiros, para você ficar por dentro das produções e, quem sabe, dar uma chance para conferir.

Druk – Mais uma Rodada (Drama, Comédia – Dinamarca/ 2020)

Começamos esta lista pelo filme que é a aposta dos críticos para ser o vencedor na categoria. Esta produção dinamarquesa já recebeu outros prêmios importantes, incluindo o BAFTA e o César, e no Oscar também é indicado na categoria de Melhor Direção. O longa é protagonizado por Mads Mikkelson, já conhecido pelo público, o que aumenta sua popularidade. Na história, um grupo de quatro professores com problemas em suas vidas, testam a teoria de que ao manter um nível constante de álcool em suas correntes sanguíneas, suas vidas irão melhorar. De início, os resultados são animadores, porém, no decorrer da experiência, eles percebem que nem tudo é tão simples assim.

O filme fala com o público sobre como é viver sob o efeito do álcool e de como isso pode acarretar consequências. Com um início cômico, logo a produção mostra o drama dos personagens, nos leva a refletir sobre a nossa própria existência e como quantas vezes na vida nos apegamos a outras coisas para fugir da realidade. Infelizmente a produção teve sua estreia nos cinemas adiada e não está disponível em nenhum dos grandes streamings no Brasil, mas você pode alugar pelo aplicativo do YouTube e também no Google Play.

Better Days (Suspense, Romance, Drama, Crime – Hong Kong/ 2019)

Este vem do outro lado do globo, diretamente da China. Aproveitando sua grande chance de entrar em uma prestigiada instituição de ensino, um jovem busca refúgio em sua antiga escola para conseguir estudar sem maiores problemas. Após um encontro inesperado com uma garota, os dois acabam considerados suspeitos depois que um valentão da escola some misteriosamente. Mesmo tendo sido lançado oficialmente em 2019, o filme foi escolhido para concorrer a premiação.

As críticas ao longa são mistas, porém todos destacam como os personagens evoluem ao longo da trama e de como o desenvolvimento emocional ocorre. Apesar de parecer ter uma trama simples, o longa é muito mais profundo e trata de um assunto comum e constante dentro do sistema de ensino asiático: a violência escolar. Uma curiosidade é que este ano, mesmo com um indicado a premiação, o governo chinês boicotou o Oscar e não exibirá a premiação. Isso aconteceu devido ao clima tenso entre Estados Unidos e China, que tem como foco questões econômicas e embargos financeiros. Sendo assim, nenhuma emissora poderá exibir a premiação ou comentar. Tenso!

Collective (Documentário, Thriller – Romênia/ 2019)

Mais uma produção lançada em 2019 e que também concorre em outra categoria do Oscar, na de Melhor Documentário Longa Metragem, sendo um dos queridinhos. O longa explora um fato real e que aconteceu em 2015. Após um trágico incêndio em um clube romeno, como consequência as vítimas de queimaduras começam a morrer em hospitais devido a ferimentos que não são fatais. Uma equipe de jornalistas investigativos entra em ação, descobrindo a corrupção em massa do sistema de saúde e das instituições do Estado, abordando questões sobre propaganda e manipulação que até hoje afetam não apenas a Romênia, mas também sociedades em todo o mundo.

A produção não teve medo de tocar na ferida e desnudou todo o esquema de corrupção da saúde romena, que coloca em risco a saúde de milhares de pessoas. Além disso, ele mostrou como mudanças são possíveis quando a sociedade esta ciente dos acontecimentos e cobra justiça dos seus governantes. A produção também mostra que o que ocorre no país não é algo exclusivo e único, sendo presente em vários países em todo o globo.

O Homem que Vendeu sua Pele (Drama – Tunísia/ 2020)

A história nos apresenta Sam Ali (Yahya Mahayni), um jovem e impulsivo sírio que deixou seu país, pelo Líbano, para escapar da guerra. Almejando viajar para a Europa e viver com o amor de sua vida, ele aceita ter suas costas tatuadas por um dos artistas contemporâneos mais cultuados do mundo, transformando seu próprio corpo em uma linda e prestigiosa obra de arte.

O longa fala sobre os sonhos que guardamos dentro de nossos corações, sobre a vontade de sobreviver e tudo o que somos capazes de fazer para fugir de situações perigosas. Também mostra a realidade de milhões de pessoas que fogem de seus países de origem devido a conflitos sangrentos e guerras sem fim. A produção foi lançada em 2020, mas é esperado que ele chegue no Brasil em agosto deste ano. Esperamos que a situação do coronavírus esteja mais controlada até lá e que isso seja realmente possível.

Quo Vadis, Aida? (Drama, Guerra, Histórico – Bósnia e Herzegovina/ 2020)

Uma professora trabalha como tradutora para a ONU na Guerra da Bósnia. Quando o exército inimigo invade a cidade, ela faz de tudo para ajudar a comunidade enquanto tenta desesperadamente salvar a própria família. Assim como o longa anterior, este filme também trata dos conflitos e guerras que fazem vítimas a todo momento, mas fala mais especificamente das tensões reais do momento.

A produção se passa na década de 1995 e retrata a ocupação de Srebrenica pelo Exército sérvio, em uma área supostamente protegida pela ONU, sendo que mais de 8.000 homens foram assassinados, sendo todos da minoria muçulmana do local. O filme se sobressai ao não mostrar apenas a força e voz da protagonista, mas também mostrar a luta das milhares de vítimas do ataque. Por aqui a produção está disponpivel a partit de hoje, dia 20 de abril nas plataformas de streaming Now, Vivo Play, Sky Play, iTunes, Apple TV, Google Play e YouTube.

Estes são os filmes que concorrem este ano na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Infelizmente alguns deles ainda não tem previsão de chegar no Brasil, porém esperamos ter a oportunidade de vê-los em algum momento.

Outra coisa que chama a nossa atenção é a falta de produções latino-americanas, como do nosso país que já concorreu na categoria em outros momentos. Isto mostra a falta de incentivo destas produções e de com os governos não tem se preocupado com investimento na cultura, afinal cinema é cultura. Esperamos que os serviços de streaming mudem esta triste realidade.

E aí, destas três produções qual te agradou mais e vai valer sua torcida? Lembrando que a cerimônia do Oscar 2021 rola no próximo domingo, dia 25 de abril. Não vai perder.

Legião Jovem, você sempre antenado!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!