Produção é um dos longas mais aguardados e comentados do ano
Desde o anúncio de que um dos mais clássicos vilões da DC iria ganhar um novo filme solo, noticia dada a mais ou menos dois anos atrás, todos se perguntavam como seria este filme e se ele iria ter um caminho diferente de outros longas da Warner, que não vinham agradando o público de forma geral.
Pois bem, o filme Coringa (Joker no original), protagonizado por Joaquin Phoenix, chegará aos cinemas no circuito comercial em 03 de outubro, mas sua passagem por festivais de cinema tem dado indicativos do que podemos esperar, sendo que um grande sucesso de bilheteria pode estar batendo à nossa porta.
Para se ter ideia, em sua exibição do Festival de Veneza, que ocorreu no último final de semana, o longa foi aplaudido de pé por oito minutos. Isso mesmo, foram quase dez minutos de palmas para o filme e sua equipe.
Desde então, a crítica especializada vem soltando suas impressões do filme e a nota da produção no Rotten Tomatoes já está em 89% de aprovação, com muita gente apostando em indicações ao Oscar.
Se você não sabe direito do que se trata o filme e porque todo este burburinho em torno dele, neste post nós vamos tentar te colocar por dentro de tudo. Além disso, também falaremos mais das críticas publicadas até agora.
Para começar, vamos a alguns detalhes do longa.
Sinopse, trailer final e outros personagens
Segundo os detalhes divulgados pela Warner, o filme “mostra um homem lutando para se integrar à sociedade despedaça de Gotham. Trabalhando como palhaço durante o dia, ele tenta a sorte como comediante de stand-up à noite…mas descobre que a piada é sempre ele mesmo. Preso em uma existência cíclica, oscilando entre realidade e loucura, Arthur (Joaquin Phoenix) toma uma decisão equivocada que causa uma reação em cadeia, com consequências cada vez mais graves e letais, nesta exploração ousada do personagem”.
O estúdio também liberou o trailer final, onde podemos ver Arthur sendo rejeitado pela sua terapeuta, totalmente irado ao ser ridicularizado na TV pelo comediante Murray Franklin, personagem do ator Robert De Niro, como também toda estética sombria que veremos no longa e as referências da época, tendo em vista que se passará em 1981. O vídeo tem um pouco mais de 2 minutos e você pode conferir abaixo:
Graças ao trailer também foi possível confirmar que a atriz Zazie Beetz irá interpretar Sophie Dumond, interesse amoroso do protagonistas, como algumas teorias haviam previsto. A atriz Frances Conroy encarna Penny Fleck, a mãe do vilão e Brett Cullen será Thomas Wayne.
Detalhes que fazem a diferença
No trailer é possível ouvir a música Smile, composta por ninguém mais, ninguém menos do que Charlie Chaplin, um dos grandes nomes do cinema e da comédia. A responsável pela trila do filme é Hildur Gudnadottir, que esteve por trás da série Chernobyl, que teve uma trilha muito elogiada, ou seja, podemos esperar muito da parte sonora.
Algumas referências também estarão presentes, como ao filme O Rei da Comédia, um clássico de Martin Scorsese, que inclusive foi protagonizado por De Niro em 1982. O próprio ator confirmou que veremos referência a este filme, mas a outros clássicos também.
Ambientação, classificação indicativa e quadrinhos
O ambiente do filme focará na loucura decadente vivida pelo protagonista. Seremos jogados nesta queda livre de incertezas, mágoas, raiva, decadência, vontade de destruir tudo que se vê pela frente, que o personagem de Joaquin estará passando.
Veremos este homem perdendo seu gosto pela vida, sua crença na sociedade, tendo seus sonhos e desejos profundos desfeitos, seu dom sendo jogado no lixo e ele se entregando a sua mente da forma mais visceral e triste, nos mostrando o que levou um homem comum, que acreditava no riso como forma de melhorar o mundo, em um dos maiores vilões conhecidos, um assassino de sangue frio.
Por ter esta temática, abordar temas fortes e críticas sociais pesadas, o longa deverá receber uma classificação indicativa para maiores de 18 anos, sendo considerado um filme de “herói” para adultos, diferente de outros que vimos até agora.
Além disso, tendo alguns elementos dos quadrinhos, o diretor Todd Phllips já afirmou que não seguiu nenhuma história em quadrinha específica. Segundo ele, “Escrevemos nossa própria versão de como um cara como o Coringa poderia surgir. É isso o que torna interessante para mim. Não estamos nem mesmo fazendo o Coringa, mas a história se tornar Coringa. É sobre esse homem”.
Sendo assim, podemos esperar algo que remeta a personalidade de Coringa, mas não sendo realmente baseado em uma HQ publicada ou história contata, é a versão do diretor feita para este filme.
Críticas dos especialistas
Como dissemos, algumas críticas de veículos da imprensa e especializados já começaram a sair, devido a participação do filme em grandes festivais de cinema, como o de Veneza, que já rolou, e o de Toronto que servirá como première do filme na América do Norte.
A maior parte dos críticos fazem grandes elogios a produção e atuação de Joaquin Phoenix. Destacamos algumas para você conferir:
“Essa é uma visão verdadeiramente assustadora do capitalismo da época – sem dúvida o melhor filme de terror social desde Corra! – e Joaquin Phoenix é magnético nele.” – Philip De Semlyen para Time Out
“Se você tirar deste filme o Coringa e sua história de quase 80 anos como ícone cultural, bem como todas as homenagens aos filmes da década de 1970, não resta muito, exceto a atuação de Phoenix, e esse é o tipo de virada que está destinada a dividir opiniões.” – Alonso Duralde para TheWrap
“(Joaquin) Phoenix é a força principal que faz do Coringa uma entrada tão forte e distinta na indústria de quadrinhos de Hollywood.” – David Rooney para Hollywood Reporter
“Uma peça de moral deslumbrantemente perturbadora, que fala da era os incels (celibato involuntário) e dos atiradores de massa e da política em esperança, do tipo de ódio que emerge dos sonhos esmagados.” – Owen Gleiberman para Variety
“Quem assistir a esse novo filme não precisará de qualquer outra versão.” – David Sexton para London Evening Standard
Como podemos perceber, a maioria das críticas exalta a atuação do ator Joaquin Phoenix na pele do protagonista.
Uma grande curiosidade é que Phoenix teve medo de aceitar o papel. Em entrevistas ele já revelou que teve medo mesmo de encarar Coringa, pois o personagem é envolto em um grande ar de mistério, já foi representado pelo saudoso Heath Ledger, de forma espetacular muito elogiada por todos, e ainda tem uma base de fãs gigantesca que esperam algo nada menos do que impecável.
Agora, depois do filme finalizado, ele já disse se sentir satisfeito com o trabalho realizado e que olhando para trás, não havia tantos motivos para sentir medo.
Com medo ou sem, o filme tem tido grandes resultados por onde passou e é muito aguardado por todos, tanto que o Box Office Pro, serviço dos Estados Unidos, já prevê que a bilheteria inicial do longa pode ser melhor do que Venom, um dos últimos sucessos da Warner e que também focava na origem de um vilão extremamente famoso.
Segundo esta projeção, Coringa pode abrir os cinemas com bilheteria entre 70 ou 95 milhões de dólares, enquanto Venom obteve 85 milhões de dólares no primeiro final de semana de exibição.
Enfim, projeções e críticas à parte, só quando o filme chegar aos cinemas realmente poderemos conferir se será um sucesso ou se acabará ficando abaixo do esperado.
Como dissemos, Coringa estreia dia 3 de outubro e até lá nós continuaremos acompanhando todas as notícias.
Curtiu este post? Então não esquece de compartilhar nas suas redes sociais e nos marque nos comentários.
Até mais!
[…] e o interprete da vez será Joaquin Phoenix. Se quiser ficar por dentro de tudo sobre o longa, clique aqui e confira nossa matéria […]
[…] por dentro de tudo sobre o filme, tanto aspectos técnicos como questões críticas mais profundas, clique aqui e confira a matéria especial que fizemos, com muitas informações e […]