qui. set 19th, 2024

Filmes e eventos estão sendo cancelados com a propagação do vírus

O mundo todo entrou em pânico no final do ano passado e início deste com a propagação do coronavírus. Tendo como país de origem a China, onde matou dezenas de pessoas, o vírus logo se alastrou para outras partes da Ásia, como Japão e Coréia do Sul, como também chegou até a Europa, Estados Unidos e, agora, o Brasil.

A Itália é um dos países mais afetados atualmente pela doença, sendo o local com mais mortes registradas fora da China. O medo de contágio é tão grande, que grandes cidades decretaram toque de recolher e não se vê ninguém nas ruas. Em Milão, a Semana de Moda, uma das mais importantes do mundo, foi cancelada para evitar grandes aglomerações de pessoas e outros grandes eventos, como as feiras de automóveis também foram adiados.

Por isso mesmo, não é de se estranhar que o cenário da cultura pop também tenha atingido pelas consequências do vírus. Grandes estreias do cinema estão sendo mudadas e eventos aguardados também.

Abaixo você confere tudo o que mudou por causa do coronavírus:

1 – Estreias adiadas:

Vários filmes tiveram suas estreias adiadas para evitar o contagio e respeitar o toque de recolher das cidades. Um dos longas mais aguardados da Disney, o live-action de Mulan chega nos cinemas brasileiros este mês, mas na China, que é o país onde se passa a história, a estreia foi adiada por tempo indeterminado.

007 – Sem Tempo Para Morrer viu Pequim cancelar sua distribuição e vários pedidos foram feitos ao estúdio e distribuidoras para que o mesmo acontecesse em outros países, para não afetar a bilheteria do último filme protagonizado por Daniel Craig.

Mulan é uma das produções afetadas e viu seu adiamento em vários países, inclusive na China, que é o país onde se passa a história / Imagem: Divulgação Disney

Como dissemos, a Itália é o país com mais mortes pelo vírus fora do território chinês, por isso mesmo Mulan, O Grito e a animação Dois Irmãos tiveram suas estreias adiadas no país. A expectativa é que os produções cheguem as salas de cinema em abril, contudo um novo adiamento não foi descartado.

2 – Locações e filmagens canceladas:

Mas não foram apenas os filmes com estreias marcadas que foram afetados. Longas em produção acabaram tendo que cancelar as filmagens ou buscar novas locações.

Estes foram os casos de Red Notice e Missão Impossível 7. O primeiro é uma produção original Netflix, que teve que paralisar suas filmagens para procurar uma nova locação. O longa era filmado na Itália, mas acabou tendo que cancelar a produção para buscar um novo cenário.

Já o filme de Tom Cruise tinha suas filmagens agendadas para ocorrem em Veneza, também na Itália, mas por ordem do governo acabou sendo cancelada e sem previsão para retorno. Nem precisamos disser que estes adiamentos podem afetar diretamente a estreia dos filmes.

3 – Eventos afetados:

E se ir até uma sala de cinema é considerado algo de risco, nem precisamos disser que um evento com milhares de pessoas em um mesmo espaço é algo inimaginável neste momento.

Por isso mesmo grandes eventos marcados neste começo de ano estão sendo cancelados ou adiados.

Algumas das principais feiras de livros do mundo acontecem entre março e abril em todo o mundo, mas muitas já foram adiadas. Isso aconteceu com a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, que transferiu a data para maio.

A Feira do Livro de Londres, uma das mais importantes do setor, foi cancelada na manhã de hoje / Imagem: Divulgação

Já o Salão do Livro de Paris, que aconteceria entre os dias 20 e 23 deste mês foi cancelado, sendo que uma nova edição só acontecerá em 2021. O mesmo aconteceu a Feira Leipzing, da Alemanha e uma das mais importantes da Europa, que não teve alternativa a não ser o cancelamento.

E hoje, os responsáveis pela Feira do Livro de Londres, anunciaram o cancelamento da edição de 2020. O evento aconteceria na próxima semana, entre os dias 10 e 12, mas, com os cancelamentos de viagem por parte dos turistas, avisos para que não haja aglomeração de pessoas e ruas desertas, a melhor saída foi cancelar para evitar prejuízos financeiros.

De olho em todo este cenário, os organizadores do Festival de Cannes estão preocupados com a programação. O evento só rola em maio, mas com a crescente avançada do vírus no país e mais precisamente na região onde acontece a premiação, a possibilidade de adiamento é real e alguns falam em cancelamento. Até o presente momento a situação está sendo monitorada e se espera mais notícias ao longo das próximas semanas.

Nós continuaremos acompanhando as notícias e te manteremos por dentro de tudo o que está sendo afetado com a propagação do coronavírus.

Legião Jovem, você sempre antenado!

 
One thought on “Coronavírus também afeta a cultura pop”

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!