qui. set 19th, 2024

Confira alguns fatos sobre a maior premiação do cinema

Com a proximidade do Oscar 2022, estamos de olho nas notícias e todos temos uma torcida, seja para filme, diretor, ator, atriz, entre outros, e esperamos ansiosos pela maior premiação do cinema. Inclusive, nós traremos nossa lista com previsões para a premiação.

Ao longo dos últimos meses, nós vimos várias premiações consideradas aquecimento para o Oscar, como o Globo de Ouro por exemplo. Em geral, estes eventos tendem a apontar quem tem mais chances de ganhar a estatueta dourada.

Além disso, estas outras premiações também mostram que ter muitas indicações não é garantia de prêmio.

Podemos usar como exemplo o filme O Irlandês, do diretor Martin Scorsese, lançado e concorrente nas premiações de 2020, que era apontado como um dos grandes favoritos, principalmente pelo seu elenco estrelar. Contudo, ele foi o maior esnobado do ano e não ganhou praticamente nenhum prêmio a que foi indicado.

Pensando nisso, você já se perguntou qual foi filme com mais indicações e que não ganhou nenhum prêmio? Ou o longa que levou para casa todas as estatuetas possíveis? Já se questionou quando uma mulher negra ganhou como melhor atriz? E quem é o recordista geral em indicações e prêmios?

Nós fomos atrás destas respostas para você e colocamos tudo neste post. Se você se interessa pela história do Oscar ou tem curiosidade no assunto, temos certeza que vai gostar.

– Os maiores esnobados da história:

Já que falamos que O Irlandês foi o grande esnobado durante a temporada de premiação do ano passado, vamos falar dos dois filmes que são os recordistas da esnobação.

Os longas Momento de Decisão (1977) e A Cor Púrpura (1985) receberam 11 indicações nos seus respectivos anos, mas não levaram para casa nenhum prêmio. Sim, mesmo concorrendo em várias categorias, os filmes não conquistaram nenhuma estatueta. Aliás, o fato de A Cor Púrpura não ter levado nenhum Oscar já mostra um fato horrível da instituição, o racismo, que vamos falar mais para frente.

O longa da Netflix não levou praticamente nenhum prêmio durante toda temporada de premiações / Imagem: Divulgação
– Os recordistas em indicações e prêmios:

Até hoje, o filme O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei (2003) sustenta o título de ser o único vencedor em todas as categorias que foi indicado. O longa levou para casa 11 prêmios e entrou para história.

Ele também sustenta o título de longa com mais vitórias, junto com Ben-Hur (1959) e Titanic (1997), todos vencedores de 11 prêmios. Já no quesito de mais indicações temos novamente Titanic, A Malvada (1950) e La La Land – Cantando Estações (2016), com 14 indicações cada um.

Já quando se fala em pessoa, Walt Disney é o recordista disparado. O criador do mundo fantástico da Disney recebeu 59 indicações ao Oscar e levou para casa 22 prêmios. Além disso, ele conseguiu a proeza de ser premiado durante dez anos seguidos. Merecido, né?!

O criador do Mickey é o recordista geral em indicações e prêmios / Imagem: Divulgação

Para fechar, temos os recordistas nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Ator, sendo Katharine Hepburn a maior vencedora com quatro prêmios e Daniel Day-Lewis com três.

Uma outra curiosidade interessante, é que a última vez que os vencedores nas categorias Melhor Ator e Melhor Atriz foram do mesmo filme, rolou em 1998, com Jack Nicholson e Helen Hunt pelo longa Melhor É Impossível.

– Vencedores dos cinco maiores prêmios na noite:

Ganhar um Oscar pode ser considerada a maior conquista dentro da indústria do cinema, sendo algo cobiçado por atores, atrizes, diretores e estúdios. Mas existem cinco categorias consideradas os maiores prêmios, os mais importantes de toda premiação. São elas: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro.

Ganhar um destes prêmios é um grande feito, mas ganhar os cinco de uma vez é algo extremamente difícil e que só aconteceu três vezes na história. Os filmes que protagonizaram este feito foram Aconteceu Naquela Noite (1934), Um Estranho no Ninho (1975) e O Silêncio dos Inocentes (1991).

– Oscar 2021:

O Oscar de 2021 também tem alguns feitos históricos e que chamam atenção. Foi a primeira vez que duas mulheres concorreram na categoria de Melhor Direção. As indicadas foram Chloé Zhao por Nomadland e Emerald Fennel por Bela Vingança, sendo que Zhao saiu vencedora.

Também foi a primeira vez que todos os indicados na categoria de Melhor Roteiro Original, também foram indicados a Melhor Filme: Minari, Bela Vingança, Judas e o Messias Negro, Os 7 de Chicago e O Som do Silêncio.

O filme O Tigre Branco, original da Netflix, concorreu apenas na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, tendo em vista que é baseado em um livro. Com isso, foi o vigésimo ano seguido em que um filme foi indicado a apenas uma categoria na premiação. Isso significa que em todas as últimas 19 edições, sempre ocorreu de um longa ser indicado a apenas um prêmio.

Em 2021 também foi a primeira vez que uma asiática concorreu na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. A sul-coreana Yuh-Jung Youn fazia parte do elenco de Minari e fez ainda mais história ao sair vencedora.

Outra primeira vez interessante da premiação passada, é que a maioria dos indicados para melhor ator não foram de brancos. Anthony Hopkins e Gary Oldman foram indicados ao lado de Boseman, Riz Ahmed e Steven Yeun.

A Frances McDormand foi a primeira mulher a ser indicada por atuação e produção em um único ano, pelo filme Nomadland, sendo que ela subiu no palco duas vezes para receber os prêmios, um por seu trabalho diante das câmeras e outro por estar por trás delas.

– Oscar preconceituoso?

Uma das maiores críticas ao Oscar e que vem ganhando mais força ano após ano, é a questão de o prêmio ser considerado preconceituoso. Isso porque vemos várias injustiças sendo feitas pelos integrantes da academia.

Em 2020 uma grande crítica foi o fato de que nenhuma mulher diretora foi indicada ao prêmio de Melhor Direção, mesmo com seus filmes concorrendo em outras categorias, inclusive Melhor Filme.

Por este motivo, a cerimônia de premiação vem perdendo força e audiência, principalmente entre os mais jovens. Parece que a instituição não percebeu como o mundo mudou e que eles estão precisando mudar também.

Alguns fatos meio que comprovam este preconceito por parte da premiação. Por exemplo, o primeiro filme com elenco basicamente todo negro a ganhar o prêmio como melhor longa foi Moonlight: Sob a Luz do Luar, no ano de 2016.

A primeira (e única) mulher negra a ganhar na categoria de Melhor Atriz foi Halle Berry por seu papel em A Última Ceia e isso só rolou em 2001. E por incrível que pareça o ator negro recordista em prêmios é Denzel Washington. Quantos? Dois. Isso mesmo, apenas dois prêmios.

Parece mentira que a primeira mulher negra a ganhar na categoria de Melhor Atriz tenha sido Halle Berry, somente em 2001. Você já pensou quantas atuações incríveis de mulheres negras existiram antes? / Imagem: Divulgação

Para os amantes de filmes de heróis, vale lembrar que foi em 2019 que um filme deste gênero foi indicado na categoria Melhor Filme e saiu vencedor de alguma categoria. Foi com Pantera Negra que ganhou como Melhor Trilha Sonora Original. Afinal, filme de herói pode ser considerado cinema ou não?!

Já que falamos das diretoras esnobadas em 2020, vale lembrar que a primeira vez que uma mulher foi vencedora na categoria de Melhor Direção, que antes tinha o nome de Melhor Diretor, substantivo masculino, foi em 2009. A vencedora foi Kathryn Bigelow pelo longa Guerra ao Terror.

Se nós formos falar dos inúmeros indícios que dão ao Oscar a fama de ser preconceituoso, vamos ficar aqui até amanhã, mas já passou da hora da premiação rever seus conceitos. O mundo não aceita mais nenhum tipo de preconceito, inclusive os discursos dos vencedores dos últimos anos mostram isso.

E você, sabia destas informações? Considera o Oscar uma premiação preconceituosa? Acha que um novo tipo de cerimonia precisa ser pensada? Conta pra gente nos comentários.

O Oscar 2022 rola no domingo, dia 27 de março, e nós traremos as principais informações e vencedores para você.

Até mais!

 
One thought on “Curiosidades do Oscar | recordes, indicações, prêmios e preconceito”

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!