A penúltima quinta-feira do mês chegou com várias estreias no cinema. Nós iremos citar todas elas, mas claro que o nosso Destaque da Semana não teria como ser outro senão o longa 1917, um dos grandes candidatos ao Oscar de melhor filme deste ano.
Se você quer saber um pouco mais sobre o filme e entender porque ela está entre os favoritos nesta temporada de premiações, vem com a gente porque te contamos tudo.
Sinopse e detalhes
Os cabos Shofield (George MacKay) e Black (Dean-Charles Chapman) são jovens soldados britânicos durante a Primeira Guerra Mundial. Quando eles são encarregados de uma missão aparentemente impossível, os dois precisam atravessar território inimigo, lutando contra o tempo, para entregar uma mensagem que pode salvar mais de 1300 colegas de batalhão.
Dirigido por Sam Mendes, o filme tem um recurso de filmagem muito interessante, que nos dá a impressão de ter sido filmado sem cortes, mostrando o incrível trabalho da equipe de produção. Ainda conta com uma mixagem de som que nos faz sentir estar no meio do combate mostrado, na linha de frente junto com os soldados.
Além disso, apesar de usar como narrativa a temática de guerra, ele aborda eventos dentro da Primeira Guerra Mundial, sendo que o mais comum são produções voltadas para a Segunda, considerada o período mais negro da história humana.
O filme ainda conta com outros grandes nomes da atuação em seu elenco, como Benedict Cumberbath, Mark Strong, Andrew Scott, entre outros.
Até o momento, o filme já ganhou sete prêmios dentro das indicações que já foram concedidas, incluindo Melhor Diretor e Melhor Filme Drama no Globo de Ouro, como Melhor Diretor no Critics’ Choice Award. O filme segue firme nas premiações, com várias indicações na disputa.
Críticas
Como vocês sabem, nós utilizamos os dados do Rotten Tomatoes para identificar a aceitação do filme e conferir as críticas dos principais nomes do meio do entretenimento.
Atualmente, o longa tem uma nota de 89% de aprovação, muita alta e que mostra que tanto imprensa quanto público tem apostado no filme e gostado de seu resultado.
Confira algumas críticas selecionadas:
“É um passeio tenso e enervante, que cumpre seu objetivo de traduzir a experiência de guerra em primeira pessoa, melhor do que qualquer filme de guerra que tenha lançado antes. É um nível acima!”, Adam Graham para Detroit News
“Se as vezes o cinema de Mendes parece não ter superado totalmente o começo no teatro, 1917 é extremamente cinematográfico, um filme que faz você sentir o hálito da mortalidade em seu pescoço.”, Danny Leigh para Financial Times
“O filme é emocionante, passando efetivamente de uma cena chocante para outra, repleta de fortes narrativas e também com incríveis participações especiais.”, David Sexton para London Evening Standard
A maior parte das críticas apontam para o fato de o filme ter o equilíbrio certo das emoções, sem trazer muito drama apesar da temática forte. Ele nos faz sentir exatamente o que os personagens estão sentindo, indo do medo da morte iminente até a esperança de salvar seus companheiros.
Outro ponto muito levantado pelos críticos é a incrível direção de Sam, que não deixa as cenas caírem na mesmice e mostra controle sobre cada pequena sequência.
Fora 1917, outras produções aguardadas chegam ao cinema hoje. Temos a animação Um Espião Animal, com Will Smith e Tom Holland dando as vozes aos protagonistas. Também temos o drama biográfico Um Lindo Dia na Vizinhança, protagonizado por Tom Hanks; para os amantes do terror tem a estreia de A Possessão de Mary e, para finalizar, O Melhor Verão das Nossas Vidas, uma comédia nacional de adolescentes.
Na próxima semana a gente volta com mais Destaque da Semana.
Até mais!