Temos dois filmes bem diferentes chegando nos cinemas
Mais uma quinta-feira chegou e claro que é hora de Destaque da Semana por aqui. E hoje temos dois filmes chegando nos cinemas, de gêneros e temáticas bem diferentes entre si.
Com um clima épico, que promete conquistar o público, e tendo Viola Davis como protagonista, A Mulher Rei vem chamando atenção por sua trama representativa e, ao mesmo tempo, com clima épico tão conhecido de outras produções.
Por outro lado, temos o suspense Não Se Preocupe, Querida, que trás uma trama trabalhada em um lado psicológico e em vários elementos conhecidos do gênero. Mas será que agradou a crítica?
Vem conhecer os detalhes das produções!
A Mulher Rei
Sinopse e detalhes
No longa acompanhamos Nanisca (Viola Davis), foi uma comandante do exército do Reino de Daomé, um dos locais mais poderosos da África nos séculos XVII e XIX. Durante o período, o grupo militar era composto apenas por mulheres, entre as guerreiras estava a filha de Nanisca, Nawi (Thuso Mbedu), e juntas elas combateram os colonizadores franceses, tribos rivais e todos aqueles que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras.
Conhecidas como as Amazonas Dahomey ou Agojie, o grupo foi criado por conta de sua população masculina enfrentar altas baixas na violência e guerra cada vez mais frequentes com os estados vizinhos da África Ocidental, o que levou Dahomey a ser forçado a dar anualmente escravos do sexo masculino, particularmente ao Império Oyo, que usou isso para troca de mercadorias como parte do crescente fenômeno do comércio de escravos na África Ocidental durante a Era dos Descobrimentos, o que fez com que mulheres fosse alistadas para o combate.
O elenco ainda conta com Kgomotso Moshia, Zozibini Tunzi, Julius Tennon, Lashana Lynch, Makgotso M, Sheila Atim, John Boyega, Pumla Ndlazi, Hero Fiennes Tiffin, Bonko Khoza, entre outros.
A direção é de Gina Prince-Bythewood, que também é responsável pelo roteiro ao lado de Dana Steves. A duração é de 2 horas e 24 minutos.
Mulheres, negras e guerreiras
A trama central do filme é toda em cima deste grupo de mulheres negras, que acabam formando um grande exército, sendo a força de guerra de seu país quando os homens já não são mais a maioria.
Neste contexto, a personagem de Davis é uma protagonista forte, que assumiu uma responsabilidade diante de sua sociedade e que tomou para si o comando de algo muito maior. Por estes motivos o filme é visto como uma obra extremamente representativa, porque coloca as mulheres no centro do conflito, as mostrando como a força motora, não como a parte fraca. Além disso, são mulheres negras, que sofrem ainda mais discriminação social.
Por todos estes feitos e por se tratar de uma trama épica, que consegue misturar a ação e o drama na medida certa, mostrando grandes batalhas e a luta de uma personagem forte, o filme alcançou 95% de aprovação dos críticos e 99% de notas positivas por parte do público no Rotten Tomatoes.
Os críticos destacam a força do roteiro, a primorosa direção, que conduz a história com delicadeza e força, e também a atuação do elenco como um todo, mas principalmente de sua estrela maior. O público, além dos pontos destacados pelos críticos, também evidência que o filme é um dos melhores épicos já lançados nos últimos anos. Sentimos cheiro de premiação!
Não Se Preocupe, Querida
Sinopse e detalhes
Em Não Se Preocupe, Querida, uma mulher (Florence Pugh) vive tranquilamente com o seu marido (Harry Styles) e os sócios dele, também acompanhados de suas esposas, em um condomínio em pleno anos 1950. As esposas vivem reclusas no local, onde esperam seus maridos chegarem do trabalho. Seu dia-a-dia consiste em dançar, cozinhar, limpar a casa e frequentar festas noturnas com todos que moram no local. Seus maridos trabalham no Projeto Vitória, uma cidade utópica, com o objetivo de mudar o mundo.
Em meio a tudo, uma delas começa a questionar o projeto e seu objetivo, que não é falado para as esposas pelos maridos. Ao começar a questionar seu entorno, a vida perfeita de esposa e marido começam a cair em ruínas à medida que os segredos da empresa do Projeto Vitória vem à tona e mulheres acabam se suicidando ou desaparecendo. Neste thriller psicológico, a vida perfeita se mistura com ficção e sair da cidade não vai ser uma tarefa fácil.
O elenco também conta com os nomes de Chris Pine, Olivia Wilde, Kiki Layne, Gemma Chan, Nick Kroll, Sydney Chandler e mais.
A direção é de Wilde e o roteiro ficou por conta de Shane Van Dyke e Katie Silberman. A duração é de 2 horas e 3 minutos.
Suspense sem sentido?
Desde que foi anunciado, o filme gerou muito burburinho e comentários, inicialmente por ter em seu elenco grandes estrelas e, posteriormente, com seu trailer misterioso, recheado de cenas intrigantes e bem cortadas. As apostam estavam altas e este era considerado a grande promessa do suspense no ano. Por estes motivos está aqui.
Contudo, a realidade não está das melhores. A produção vem sendo detonada desde sua exibição em festivais e para a imprensa. O consenso geral é de que a história tinha potencial, mas foi desenvolvida da forma errada, sendo um filme de suspense que não tem foco, motivação e que apenas bateu tudo o que o gênero possui no liquidificador, sem se importar com o resultado.
Para se ter ideia, a produção vem amargando uma nota de 31% por parte dos críticos no Rotten Tomatoes, com base em mais de 120 avaliações. Uma nota bem baixa e totalmente inesperada para o que o filme prometia. Vale dizer que a avaliação do público ainda não está disponível no momento que este post está indo ao ar.
Temos então dois filmes totalmente diferentes como destaques e que também vem recebendo resultados bem diferentes entre si. De qualquer forma, o melhor jeito mesmo é assistir para tirar nossas próprias conclusões.
A Mulher Rei e Não Se Preocupe, Querida já estão em exibição nos cinemas. Corre para conferir!
Semana que vem voltamos com mais Destaque da Semana.
Até lá!