Longa é o terceiro das adaptações de Agatha Christie comandadas por Kenneth Branagh
Chegamos em mais uma quinta-feira e por aqui você já sabe, é hora de Destaque da Semana, com o filme A Noite das Bruxas.
O longa é a terceira adaptação de obras de Agatha Christie protagonizada e dirigida por Kenneth Branagh, que chega aos cinemas com muita expectativas, devido a todo o sucesso que foram as produções anteriores, Assassinato no Expresso do Oriente (2017) e Morte no Nilo (2022).
Porém, desta vez o longa, mais uma vez com elenco com grandes nomes, mergulhará no sobrenatural de uma das histórias mais ambiciosas da Rainha do Crime, sendo que várias mudanças entre o livro e o filme foram feitas.
Quer saber mais? Então bora lá conferir!
Sinopse e detalhes
Ambientado após o período da 2ª Guerra Mundial, o filme acompanha mais um mistério aterrorizante com o retorno do célebre detetive Hercule Poirot (Kenneth Branagh). Agora aposentado e vivendo em um exílio auto imposto na cidade mais glamorosa do mundo, Veneza, Poirot relutantemente assiste a uma sessão espírita em um palácio decadente e assombrado. Mas quando um dos convidados é assassinado, o detetive acaba entrando em um mundo sinistro de sombras e segredos.
No elenco temos Tina Fey, Michelle Yeoh, Jamie Dornan, Camille Cottin, Kelly Reilly, Jude Hill, Riccardo Scamarcio, Kelly Allen, Ali Khan, Amir El-Masry, entre outros. Além de protagonizar, Branagh também assume a direção mais uma vez. Já o roteiro fica por conta de Michael Green. A duração é de 1 hora e 44 minutos.
Uma das obras mais ambiciosas de Christie
Quando se fala em Agatha Christie, já sabemos que teremos uma história com crimes, cenas mirabolantes, com vários personagens suspeitos e uma reviravolta que em algum momento vai te pegar de surpresa. Não à toa, a escritora é o grande nome da ficção de mistério e investigação, servido de referência para obras no mundo todo.
Contudo, o filme que chega aos cinemas hoje é adaptação de uma das obras mais ambiciosas da escritora e conhecida por ser uma curva no caminho. No livro, temos, pela primeira vez, a autora explorando um lado mais sombrio, com cenas que despertam o ar do terror e que deixe o leitor com a pulga atrás da orelha sobre o que está sendo narrado.
É um livro que foge, em certo ponto, do conhecemos da escritora, mas que acaba entregando um outro lado dela, sem deixar a qualidade cair e, claro, sem abandonar todos os pilares de sua escrita e condução de narrativa. É um livro com um toque diferente do já conhecido.
Mudanças na história: sai o mistério, entra o terror?
Por se tratar de um livro que traz uma história diferenciada das produções anteriores, a produção do filme resolveu apostar em mudanças da trama, que são vistas desde o primeiro segundo em tela. Se você leu o livro, certamente perceberá que temos várias coisas diferentes entre a obra escrita e sua adaptação.
Quando isso foi revelado, muitos questionaram se teria sido uma aposta certa, pois o sucesso das produções anteriores se teve, em parte, pelo êxito em adaptar a trama da melhor forma possível, agradando tanto quem já leu os livros quanto quem ainda não teve contato com essas histórias.
A resposta dos produtores foi que ao escolher adaptar um livro que carrega consigo um ar diferenciado de Christie, a liberdade para trazer novidades ou aprofundar em conceitos pouco explorados, é mais tranquila e se torna fundamental para se capturar a atenção do público.
Apesar da justificativa, muitos fãs da autora afirmaram em suas redes sociais que não era necessário seguir por um caminho diferente do escrito no livro, pois a trama já era boa o suficiente. Os mais radicais afirmaram que nem mesmo iriam assistir à produção, pois apesar do ar de suspense que o livro realmente tem, não se trata de uma história de terror, que é o que o filme parece que irá mostrar.
De qualquer forma, para sabermos realmente qual rumo a trama irá seguir, somente se assistirmos. Então se você ficou curiosos, não deixe de conferir A Noite das Bruxas, que já está em exibição nos cinemas.
Semana que vem voltamos com mais Destaque da Semana.