qui. nov 21st, 2024

Produção é o novo live-action da Disney

E no último Destaque da Semana de maio, temos o lançamento de um dos filmes mais aguardados do ano, que foi carregado de discussões e polêmicas desde que foi anunciado, mas que chega com o hype lá cima. Estamos falando do live-action de A Pequena Sereia.

A nova produção da Disney continua a jordana do estúdio em fazer produções reais de suas aclamadas animações, que são conhecidas e amadas em todo o mundo.

Com Halle Bailey assumindo o papel da protagonista, a sereia Ariel, e Melissa McCarthy como a vilã Úrsula, o filme promete ser um musical encantador aos olhos, trazer nostalgia a todos os que já conhecem a história e conquistar uma nova geração.

Então vem com a gente conhecer todos os detalhes.

Sinopse e detalhes

Live-action do clássico desenho animado A Pequena Sereia, de 1989, a caçula das filhas do Rei Tritão (Javier Bardem), Ariel (Halle Bailey) é uma bela e espirituosa jovem sereia com sede de aventura. Desejando descobrir mais sobre o mundo além do mar, Ariel visita à superfície e se apaixona intensamente pelo jovem Príncipe Eric (Jonah Hauer-King), ao salvá-lo de um naufrágio. Mas, para procurá-lo em terra firme e se aproximar do príncipe humano, a sereia pede ajuda à bruxa do mar, Úrsula (Melissa McCarthy), e aceita ceder sua voz para que a feiticeira lhe dê pernas.

Agora, ela terá o desafio de se comunicar com o rapaz ao experimentar a vida em terra firme, além de entrar em conflito com os valores de sua família. A Pequena Sereia é um conto de fadas literário, escrito pelo autor dinamarquês Hans Christian Andersen e publicado pela primeira vez em 1837.

O elenco ainda conta Daveed Diggs, Jacob Tremblay e Awkwafina, assumindo as vozes originais dos conehcidos personagens Sebastião, Linguado e Scuttle respectivamente. Outros nomes incluem Jude Akuwudike, Noma Dumezweni, Art Malik, Jessica Alexander, Kajsa Mohammar, Lorena Andrea, Simone Ashley, entre outros.

A direção do longa é de Rob Marshall, nome responsável por Piratas do Caribe, Chicago, O Retorno de Mary Poppins, Caminhos Da Floresta e mais. O roteiro é de David Magee e adaptado por Ron Clements. A duração é de 2 horas e 10 minutos.

Sereia negra não existe?

Não temos como deixar este assunto de lado, afinal ele se perpetuou desde o anúncio do filme e segue até agora, no momento da estreia do longa.

Quando a cantora e atriz Halle foi revelada como a responsável por dar vida a personagem Ariel, uma onda de discursos de ódio e contrários a escolha surgiram por toda parte. Uma parte do público começou a alegar que ela não seria como a personagem conhecida, uma sereia branca, ruiva e de olhos azuis, além “que sereias negras não existem”.

Contudo, isso logo mostrou que não passava de um racismo estrutural, afinal, sereias não existem, nem brancas, nem negras, nem amarelas, nem rosa, são seres criados pela imaginação das pessoas e por contos regionais, sendo que quando a animação foi lançada, teve como base características europeias, pois não existia o discurso de inclusão dentro do cinema.

Todo o ódio que Halle recebeu em suas redes sociais foi algo extremamente triste, desagradável e que mostrou que as pessoas carregam dentro de si ideias erradas. Não é porque uma produção foi lançada de certa forma, que ela é a única e a correta para sempre. Na verdade, é normal que novas versões sejam lançadas acompanhando o momento da sociedade atual. Neste sentido, a atriz escolhida foi extremamente importante e perfeita para o papel.

A mesma história, mas sem brilho?

E como se não bastasse toda a polêmica infundada quando a produção foi anunciada e a protagonista escolhida, agora os críticos afirmam que o longa não faz sentido, pois se trata da mesma história já conhecida, sem nada de novo acrescentado e sem o brilho que a animação teve. Oi?

É isso mesmo, as primeiras críticas começaram a ser divulgadas e as avaliações apontam que a trama é basicamente o desenho animado trazido para a tela, com pessoas reais, mas que não traz nenhuma novidade para a história, diferente de outros live-actions como A Bela e A Fera e Aladdin, que apresentaram novas facetas de personagens e sub-tramas importantes.

Além disso, muitos também criticam os efeitos visuais, comparando a criação dos seres marinhos e dos movimentos embaixo d’água ao filme Avatar: Caminho das Águas, que segundo muitos avaliadores, apresentou o melhor visual quando se trata de tramas com o elemento da água, sendo impossível não se comparar com tudo o que é lançado a partir de agora.

Outro ponto alvo de críticas, é o elenco, que, tirando a protagonista Halle, parece todo desconecto e sem carisma com seus personagens. Segundo alguns, a atriz e cantora carrega todo o filme nas costas e sem ela, a produção é digna de esquecimento.

Sim, infelizmente as críticas não estão sendo as melhores. Mesmo assim, no Rotten Tomatoes o filme tem uma nota atual de 72% de avaliação positiva dos críticos e do público a nota avaliativa é maior, com 84% de aprovação.

De qualquer forma, a melhor maneira de sabermos realmente o que o filme apresenta, é assistindo. A Pequena Sereia já está em exibição nos cinemas. Você vai conferir?

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!