Filmes traz a continuação da história apresentada no clássico dos anos 90
Quase 30 anos após o lançamento do primeiro filme e muitos pedidos por parte de toda uma geração, finalmente estreia nesta sexta-feira (30) Abracadabra 2 e é claro que este é o nosso Destaque da Semana.
A produção, que é um original Disney+ e estará disponível apenas na plataforma de streaming, mostrará o retorno das Irmãs Sanderson, novamente vividas pelas atrizes Sarah Jessica Parker, Bette Middler e Kathy Najimy, que voltam a vida buscando vingança pelo que passaram da última vez.
O filme é extremamente aguardado por uma legião de fãs, que cresceram assistindo ao título original, Abracadabra, lançado especialmente para comemorar o Halloween entre as crianças dos Estados Unidos em 1993.
Contudo, a produção cruzou fronteiras e se tornou um clássico dos anos 90, mesmo em países que não possuíam uma cultura forte do Dia das Bruxas, como era o caso do Brasil. Se você cresceu entre a década de 90 e início dos anos 2000, com toda certeza assistiu ao longa pelo menos uma vez na conhecida Sessão da Tarde.
Agora, a nova produção promete resgatar todo o amor do público mais velho enquanto conquistar toda uma nova geração. Será que vai rolar?
Sinopse e detalhes
Já se passaram 29 anos desde que alguém acendeu a Vela da Chama Negra e ressuscitou as irmãs bruxas Sanderson, do século XVII, e elas estão em busca de vingança. Agora, cabe a três adolescentes impedir que as vorazes bruxas despertem um novo tipo de caos em Salem, antes do amanhecer da véspera do Dia de Todos os Santos.
Além do trio de atrizes principal, o elenco também conta com Hannah Waddingham, Froy Gutierrez, Lilia Buckingman, Whitney Peak, Belissa Escobedo, Sam Richardson, Tony Hale, entre outros. Além disso, vale destacar que o ator Doug Jones, que deu vida ao memorável Billy Butcherson, também está de volta em seu papel.
A direção ficou por conta de Anne Fletcher, mais conhecida por seu trabalho na série This Is Us. Já o roteiro é de Kenny Ortega, nome por trás de tramas famosas da Disney e o responsável pela obra original e roteiro do primeiro filme. A produção é descrita como fantasia, comédia e terror.
Terror só para crianças?
Como dissemos na introdução, o filme de 93 foi lançado como uma forma de comemorar o Halloween entre as crianças norte-americanas. Isso porque, mesmo sendo uma festa consolidada, famosa e cheia de tradições, como se fantasiar e pedir doces pela vizinhança, o Dia das Bruxas também estava muito ligado a fortes superstições e a filmes e séries mais adultos, cuja motivação era realmente causar medo, terror entre as pessoas.
Por isso, a Disney teve a ideia de criar um longa que trouxesse essa carga mais “sombria”, mas que fosse feito especialmente para seu público infantil. E o objetivo foi alcançado. O filme se tornou um queridinho entre as crianças, como já sabemos.
Mas se engana quem pensa que apenas os pequenos da época gostaram da produção. Na verdade, o longa teve uma grande recepção entre os adultos, que afirmaram que o filme tinha esse ar mais ilusório e cômico, porém também apresentava um ar de terror, que podia assustar os mais desavisados.
E este é o espírito que o segundo longa também buscar trazer. Apesar de toda aclamação, a produção foi alvo de críticas por ser chamada de “terror para crianças”, sendo que teve gente que afirmou que não seria necessário mostrar a mesma história, mais uma vez.
Por isso, o roteirista e produtores garantiram que teremos uma história totalmente nova, que fará referências e estará ligada sim ao filme original, mas que podemos esperar uma nova abordagem dentro da trama e que não será um terror somente para os pequenos.
E as críticas?
Sendo um filme extremamente aguardado, considerado uma das maiores estreias do ano e continuação de uma obra clássica, é claro que todo mundo está de olho nas críticas que ele vai receber. E apesar de as avaliações estarem apenas no começo, podemos dizer que parecem promissoras.
No Rotten Tomatoes, o filme já conta com uma nota de 67% de aprovação por parte dos críticos, com base em 33 rewies postados até o momento em que este post está indo ao ar. Lembrando que a nota pode subir ou abaixar conforme novas avaliações forem sendo adicionadas, mas como já alcançou uma nota superior a 60% na abertura, a tendência é de aumento ou estabilidade. Dificilmente o filme cairá abaixo dos 50% de aprovação. É o que esperamos.
Esta nota diz respeito à crítica da imprensa, sendo que a nota do público ainda não começou a ser computadorizada, tendo em vista que a produção ainda não estreou.
De forma geral, as críticas que vemos vendo afirmam que a produção se apoia na nostalgia, trazendo referências ao filme original e momentos que vão dar um quentinho no coração dos fãs apaixonados, mas ao mesmo tempo consegue trazer modernidade e uma história nova, dentro do universo que já conhecemos.
Veja também: Abracadabra e sua importância para o Halloween no Brasil
Além disso, também destacam que o trio de protagonistas mostram a mesma química de anos atrás, sendo que você sente que realmente está assistindo ao retorno das irmãs bruxas que conhecemos antes. Também elogiam a direção, o roteiro e os novos personagens. E sim, a trilha sonora também tem seu espaço, assim como no longa original.
Enfim, ao que tudo indica Abracadabra 2 é uma continuação que cumpre o que promete e que respeita o legado de seu original, enquanto procura conquistar um novo público. Será que temos outro clássico surgindo? Somente assistindo para saber.
O filme chega na manhã desta sexta-feira, 30 de setembro, no Disney Plus e vem com a missão de abrir as comemorações da temporada mais assustadora do ano. Não vai deixar de conferir!
Curtiu? Então não deixe de compartilhar com seus amigos e também nos siga nas redes sociais para mais conteúdos exclusivos.
Até mais!