qui. nov 21st, 2024

Filme chega aos cinemas com grandes expectativas dos fãs

Esta quinta-feira (03) o Destaque da Semana não poderia ser outro. Chega aos cinemas Batman (ou The Batman, no original), nova aventura do herói morcego mais famoso do mundo.

Desta vez temos Robert Pattinson assumindo manto do vigilante de Gotham e mostrando que ele é muito mais do que falam desde Crespúsculo.

Quando a anúncio foi feito, lá em 2019, revelando que teríamos um novo Batman nos cinemas, as desconfianças começaram, principalmente pelo fato de a Warner e DC não terem conseguido implacar um universo compartilhado real nas telonas.

Contudo, logo foi esclarecido que o novo filme seria independente de qualquer coisa, sendo que não havia pretenções de envolver outras tramas.

Agora, finalmente poderemos conferir a produção e saber os rumos que o estúdio quer tomar e o que podemos esperar daqui para frente.

Será que o filme é bom? Será que Batman de Pattinson faz jus ao personagem? Vem se preparar para conferir!

Sinopse e detalhes

Batman segue o segundo ano de Bruce Wayne (Robert Pattinson) como o herói de Gotham, causando medo nos corações dos criminosos da sombria cidade. Com apenas alguns aliados de confiança, como Alfred Pennyworth (Andy Serkis) e o tenente James Gordon (Jeffrey Wright), entre a rede corrupta de funcionários e figuras importantes do distrito, o vigilante solitário se estabeleceu como a única personificação da vingança entre seus concidadãos.

Durante uma de suas investigações, Bruce acaba envolvendo a si mesmo e Gordon em um jogo de gato e rato, ao investigar uma série de maquinações sádicas em uma trilha de pistas enigmáticas estabelecida pelo vilão Charada (Paul Dano) . Quando o trabalho acaba o levando a descobrir uma onda de corrupção que envolve o nome de sua família, pondo em risco a própria integridade e as memórias que tinha sobre seu pai, as evidências começam a chegar mais perto de casa, forçando Batman a forjar novos relacionamentos, para assim desmascarar o culpado e fazer justiça ao abuso de poder e à corrupção que há muito tempo assola Gotham City.

O elenco ainda com Zoe Kravitz como Selina Kyle, a nova Mulher-Gato, John Turturro é Carmine Falcone, Colin Farell é Oz/ Penguin, Jayme Lawson como Bella Reál, entre outros.

O filme tem direção e roteiro de Matt Reeves, sendo que a trama foi co-escrita com Peter Craig. Descrito como sendo um longa de ação, policial e suspense, a duração é de 2 horas e 57 minutos, praticamente 3 horas de filme.

Volta as origens

Uma das coisas que os fãs do Batma sempre criticaram nas últimas produções lançadas, foi a descaracterização do herói, que deixou de lado uma das coisas que sempre chamou a atenção do públicp: seu lado detetive.

Como sabemos, Bruce Wayne é um homem comum, que não possuí poderes ou habilidades especiais. Ele é apenas um empresário extremamente rico e inteligente. Por este motivo, desde que foi apresentado nas HQ’s, ele sempre se mostrou alguém voltado para a investigação, um verdadeiro detetive, que usava os recursos à seu dispor para encontrar criminosos e fazer justiça.

Porém, nos últimos anos isso acabou sendo esquecido, principalmente nas produções cinematográficas. Batman passou a ser alguém guiado por outras emoções e deixou de lado sua inteligência. Isso desagradou demais os fãs, que começaram a pedir a volta do detetive que conheciam e amavam.

Batman sempre foi visto como um grande detetive, que usa seus recursos para capturar e prender vilões, fazendo justiça para as vítimas / Imagem: Divulgação/ Reprodução

Este pedido foi atendido com este novo filme. Logo que foi anunciado, foi revelado que a trama traria de volta a origem do herói, mostrando seu lado investigador e justiceiro, pronto para usar tudo à sua volta para prender pessoas ruins dentro da sociedade.

Isso acabou sendo comprovado tanto pela sinopse, que deixa claro que teremos Batman enfrentando vilões, mas usando sua inteligência e seu dinheiro para combatê-los, como também pelo trailer, onde vemos o vilão Charada deixando pistas que nosso herói deverá desvendar se quiser capturá-lo.

E a crítica?

Depois de abrir com mais de 90% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, atualmente o longa sustenta uma nota de 86%, com base em mais de 220 reviews. Já pelo público a nota é maior, chegando à 95%.

O consenso geral do site, é de que o filme trás um ar sombrio, mas recheado de ação e emoção, colocando o herói entre os melhores filmes do gênero desde o lançamento da Cavaleiros das Trevas.

A crítica também destaca a força narrativa do roteiro, que conseguiu trazer todo o ar pesado e “mal-humado” do personagem juntamente com uma história que te prende. Outro destaque é a atuação de Pattinson, que é uma grata surpresa como o novo Batman, mostrando que quem duvidou de que ele poderia ser o personagem, se enganou redondamente.

Apesar disso, muitos afirmam que o longa ainda segue aquele ar pesado, escuro e carregado de outras produções da Warner/ DC, sendo que mesmo os momentos de ação (que são muito) ou as tentivas de piadas não quebram o clima, o que pode cansar uma parte do público.

Como observamos, ainda temos sim pontos negativos a serem apontados no longa, porém tudo leva a crer que os positivos conseguem superar e nos entregar uma trama com potêncial para se expandir.

Batman já está nos cinemas e a melhor forma de descobrir se vale à pena é assistindo. Você vai conferir o filme? Deixe aí sua opinião e expectativas.

Semana que vem voltamos com mais Destaque da Semana.

Até lá!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!