Filme é nova produção da DC para Warner Bros
Chegamos em mais uma quinta-feira e apesar do horário tardio, é claro que não faltaríamos com o nosso Destaque da Semana. E hoje chega nos cinemas Besouro Azul, novo filme do universo da DC dentro da Warner Bros e que conta com Bruna Marquezine fazendo sua estreia em Hollywood.
O filme chega depois do lançamento de Barbie nos cinemas, que foi um dos maiores dos últimos tempos, e vem em um momento em que, infelizmente, o público parece desenteressado nos longas de heróis. Além disso, muitas mudanças ocorreram dentro da Warner e uma delas foi justamente no departamento das produções da DC, que passaram para o comando de James Gunn, que acabou riscando algumas produções do catálogo.
Com tudo isso em mente, será que vai valer a pena estrear Besouro Azul nos cinemas? Vem conferir os detalhes.
Sinopse e detalhes
Baseado nos quadrinhos da DC, o filme segue o jovem mexicano Jaime Reyes (Xolo Maridueña) que, recém-formado, volta para casa cheio de aspirações para o futuro. Em meio a uma busca por seu propósito no mundo, e um emprego, o destino o surpreende ao colocar em seu caminho uma antiga relíquia de biotecnologia alienígena, conhecida como Escaravelho. O besouro alienígena azul escolhe Jaime para ser seu hospedeiro simbiótico, o que lhe dá uma armadura superpoderosa e lhe garante poderes.
O problema é que o item é de grande interesse da empresária Victoria Kord (Susan Sarandon), que une forças ao vilão Carapax (Raoul Max Trujillo) para recuperá-lo. Nessa confusão toda, Jaime só poderá contar com a ajuda da própria família e da jovem Jenny Kord (Bruna Marquezine). E agora, o jovem deverá enfrentar desafios imprevisíveis, tendo sua vida transformada para sempre, ao se tornar o Super-Herói Besouro Azul.
O elenco também conta com Harvey Guillen, Elpidia Carrillo, George Lopez, Adriana Barraza, Belissa Escobedo e outros. A direção é de Angel Manuel Solo e o roteiro de John Rogers. A duração é de 2 horas e 08 minutos.
Representatividade latina
Um dos grandes destaques do filme é a representatividade dos povos latino-americanos, pois o personagem principal e o núcleo de coadjuvante, assim como a personagem de Bruna, são vindos de países da América Latina.
Esta é a primeira vez que um filme protagonizado por personagens latinos entra para o universo da DC, gerando um grande comentário nas redes sociais, que querem descobrir o que a história irá nos apresentar.
Luta pelo cinema, sem divulgação e flop anunciado?
Como dissemos lá em cima, desde que James Gunn assumiu o departamento de criação e se tornou o grande chefe da DC na Waner, muitas produções acabaram sendo canceladas, até mesmo alguns filmes que já estavam prontos para o lançamento.
Segundo Gunn, estas produções não faziam mais parte do projeto que ele desenvolveu e seus lançamentos não teriam sentido, pois o seu desejo era criar tudo do zero, da forma como ele imaginou. E Besouro Azul quase passou por esta degola. A ideia inicial era lançar o longa diretamente no streaming, sendo que a justificativa principal para isso seria que o herói não faria parte do novo DCU. Porém, o diretor do longa entrou de cabeça na defesa de seu filme e conseguiu salvar o lançamento nos cinemas.
Porém, outra questão acabou afetando a estreia do filme, mas especificamente a sua divulgação: a greve dos roteiristas e atores de Hollywood. Com o movimento anunciado em julho, todos os eventos, premieres, divulgações com presença de atores acabaram sendo cancelados. Apesar disso, a produção do filme diz apoiar a greve e muitos atores do longa marcaram presença em movimentos organizados.
E justamente estas duas questões, somadas ao fato de que existe um desinteresse por parte do público em produções de heróis nos últimos tempos, acabaram por gerar um burburinho de que o filme seria um flop anunciado, ou seja, muitos apostam que o filme acabará por ser mais um prejuízo nos cinemas.
Apesar disso, as críticas do filme vem sendo positivas, indo contra ao que muitos esperavam. Atualmente, no Rotten Tomatoes o filme conta com uma nota de aprovação de 81% por parte dos críticos, com mais de 90 avaliações postadas. Por parte do público, as notas ainda não começaram a ser computadorizadas.
No fim das contas, a melhor forma de sabermos realmente se o Besouro Azul vale a pena, é somente assistindo. O longa já está em exibição.
Destaque da Semana volta na próxima quinta-feira.
Até mais!