Série é nova produção Marvel no Disney+
Sim, nós sabemos que Cavaleiro da Lua foi lançada ontem, 30 de março, porém não podemos negar que a nova série da Marvel Studios para o Disney+ é a maior estreia da semana e por isso não teria como deixar de ser o nosso Destaque da Semana.
Como esta quinta-feira (31) caiu justamente no último dia do mês, é normal que não tenhamos grandes produções chegando, contudo tem alguns lançamentos no cinema, mas sendo sinceros, esta sendo melhor ignorar.
Desta forma, vamos mesmo com a série que veio para nos apresentar novos personagens dentro do MCU e prometendo trabalhar um assunto diferente dentrp da temática de heróis e vilões: a saúde mental
Sinopse e detalhes
Durante um trabalho sujo, o mercenário Marc Spector (Oscar Isaac) sofre um acidente e acaba sendo abandonado por seus comparsas, ficando à beira da morte. Ele é, então, resgatado e levado para um templo egípcio, onde o deus da lua, Khonshu, lhe oferece uma segunda chance de viver em troca do seu corpo como hospedeiro. Ele sofre de transtorno de identidade dissociativa e, quando acorda, acredita ser “Steven Grant”, uma de suas várias personalidades alternativas.
Steven é funcionário de uma loja e sofre de um grave problema de insônia, assim não tem lembrança alguma sobre o que aconteceu com Marc no templo egípcio. Quando começa a ter visões do Cavaleiro da Lua, a personificação de Khonshu em seu corpo, passa a acreditar que está perdendo sua sanidade e misturando real e fantasia. Ele, então, conhece Arthur Harrow (Ethan Hawke), líder de uma seita religiosa que incentiva Marc/Steven a abraçar o caos que sua vida se tornou e aceitar se tornar permanentemente o Cavaleiro da Lua.
Além de Isaac e Hawke, o elenco também conta com May Calamawy, Gaspard Ulliel, F. Murray Abraham, Fernanda Andrade e Rey Lucas. O criador e showrunner do programa é Jeremy Slater, que também entra como roteirista ao lado de Beau DeMayo.
Sendo uma produção Marvel Studios, temos Kevin Feige como um dos produtores executivos e o ator Oscar Isaac, que vive o protagonista também é creditado na produção executiva.
O programa é uma minissérie, ou seja, até o momento não existem planos para uma segunda temporada. Ao todo serão seis episódios, que irão ao ar todas as quartas-feiras. O primeiro foi lançado em 30 de março e o último está marcado para 04 de maio
Uma Marvel mais sombria
Há algum tempo a Marvel vem demostrando uma certa vontade de apostar em outros gêneros, como o suspense e até mesmo o terror. Em algumas cenas de produções lançadas mais recentemente, tivemos referências à estas tramas mais sombrias.
Contudo, desde que Cavaleiro da Lua foi anunciada, o estúdio fez questão de deixar claro que a produção apresentaria um lado mais sombrio realmente, sendo que seu protagonista é um anti-herói e que algumas pessoas poderiam até se assustar em determinados momentos da trama.
Além disso, tendo em vista que Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, que estreia em maio, também trará esse ar mais dark, o estúdio decidiu apostar em uma história anterior para apresentar este novo conceito para o público.
Saúde mental no centro da discussão
Outro ponto que foi revelado logo de cara era o fato de que o protagonista enfrentaria problemas relacionados à transtornos de personalidade, que acabariam por entrar juntamente com a fantasia do personagem, porém sempre com a questão da saúde mental em discussão.
Pela sinopse isso ficou ainda mais claro: estamos tratando com uma pessoa que tem transtorno de personalidade e que possuí identidades dissociativas dentro de si, que o levam a duvidar de tudo o que está em seu entorno.
Apesar de utilizar o transtorno para trazer o anti-herói à tona, o assunto discutido dentro da série é de extrema importância e se faz atual, sendo que é importante que seu público entenda as mensagens passadas e tudo o que está por trás da trama do personagem.
E as críticas?
Com o primeiro episódio tendo ido ao ar, já temos avaliações sendo postadas, tanto por parte dos críticos quanto por parte do público.
No Rotten Tomatoes a nota para a produção por parte da crítica é de 83% de aprovação e do público já temos 93%. Isso mostra que a quinta série da Marvel cosneguiu conquistar já no capítulo de estreia a simpatia de todos.
De forma geral o pontos levantados são de que a produção segue na linha de qualidade em efeitos, trama, desenvolvimento. Além disso, são destacados a atuação de Oscar Isaac, que entrega um personagem ambíguo, que faz com que o público se identifique, mas também o recrimine na medida certa.
É claro que estas são as primeiras impressões da série e muita coisa ainda irá ao ar até o final, mas sem dúvidas nenhuma Cavaleiro da Lua conseguiu impressionar no seu lançamento e promete muito mais.
O primeiro episódio está disponível somente no Disney+.
Semana que vem voltamos com mais Destaque da Semana.
Até lá!