Mais uma quinta-feira, mais um Destaque da Semana. O filme de hoje é um dos mais aguardados do ano, principalmente para os críticos de cinema, como também para os fãs de um dos principais vilões da DC.
Chega aos cinemas Coringa, um filme que promete mostrar a origem deste personagem tão conhecido, mostrando, com muito realismo, o que aconteceu para transformar um homem comum, que tentava vencer na carreira de comediante, em um louco sanguinário capaz de grandes atrocidades.
Sinopse
Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metro e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne(Brett Cullen) é seu maior representante.
Um novo olhar sobre o personagem
Este novo filme promete mostrar aspectos da vida de Coringa que não foram mostrados em outros filmes.
Veremos como Arthur, que enfrentava problemas comuns, foi se tornando alguém totalmente desequilibrado, depressivo e desmotivado, se sentindo totalmente fora da sociedade.
Aliás, um ponto chave do longa é mostrar como a sociedade de Gotham contribuiu para a degradação do homem. É uma grande crítica social, mostrando que muitas vezes o meio é capaz de nos levar a ter atitudes inimagináveis.
Neste contexto, veremos uma grande questão sendo tratada: será que Arthur se tornaria um assassino criminoso simplesmente por seus problemas mentais, ou ele só chegou a este ponto motivado pelo o que estava enfrentando? Será que se ele tivesse sido abraçado pela sociedade o seu destino não teria sido outro?
Grandes questões a serem debatidas e, talvez, respondidas.
Se você quiser ficar por dentro de tudo sobre o filme, tanto aspectos técnicos como questões críticas mais profundas, clique aqui e confira a matéria especial que fizemos, com muitas informações e curiosidades.
Críticas
Por se tratar de um filme extremamente aguardado, que foi aplaudido de pé por oito minutos no Festival de Veneza deste ano e ter um grande ator no papel principal, as críticas do filme, atualmente, estão sendo mistas.
Alguns dizem que o longa é uma obra prima do cinema, com destaque para Joaquin Phoenix. Já outros dizem que a produção não é tudo o que se imaginava.
Confira algumas das principais críticas presentes no site de avaliação Rotten Tomatoes.
“Embora possa ser difícil “gostar” deste filme no sentido convencional, ele oferece uma experiência poderosa e inesquecível, que poucos acharam fácil de digerir”, James Berardinelli por ReelViews
“Com Phoenix aparecendo em praticamente todos os minutos deste filme e dominando a tela com sua memorável cena assustadora, Joker (nome original do filme) se apega a você como o rescaldo de um pesadelo infelizmente realista”, Richard Roeper por Chicago Sun-Times
“Por mais que os gatos gordos sejam recheados, a mansão cinematográfica em que aqui residem é realmente apenas uma concha vazia que acha que está cheia”, Christopher Llewellyn Reed
“Somente o trabalho de transmissão ao vivo de Phoenix faz de Coringa um filme intrigante”, Brian Lowry por CNN.com
“O Coringa tem o que pode ser o melhor desempenho de chumbo do ano, mas não é para os fracos de coração. O diretor Todd Phillips investiga profundamente o lado sombrio da sociedade, em busca de um dos filmes mais sombrios da memória recente”, Karen Gordon por Original Cin
“Phoenix deixa sua marca como um homem gravemente danificado, que se torna um monstro insano, um mestre da loucura que afunda no fundo da sociedade, mas se move para o topo do Hall da Fama dos vilões da DC”, Neil Pond por Parade Magazine
Atualmente, a nota do longa é de 72%, ou seja, uma nota positiva, porém ainda não estão contatos avaliação do público em geral, já que o filme está sendo lançado hoje. Podemos esperar para novos números nos próximos dias.
Coringa estreia hoje nos cinemas e você já pode conferir o novo longa, deste vilão que nos acompanha a muitos anos.
Você pretende assistir ao filme? Quais as suas expectativas? Comente e compartilhe com seus amigos.
Até mais!