ter. dez 3rd, 2024

Filme vem chamando a atenção desde seu anúncio

Nesta quita-feira, 25 de novembro, nosso Destaque da Semana vem diretamente dos cinemas e se trata de uma das produções apontada como possível indicada ao Oscar. Estamos falando de House of Gucci ou Casa Gucci na tradução.

Com um elenco composto por grandes nomes do cinema e uma trama baseada em fatos reais, o filme segue uma linha dramática, mostra os bastidores do mundo da alta costura e também como questões pessoais e escandalosos são varridos para baixo do tapete, como forma de proteger uma grande empresa.

Vem conferir os detalhes e se preparar para assistir!

Sinopse e detalhes

House of Gucci é baseado na história de Patrizia Reggiani (Lady Gaga), ex-mulher de Maurizio Gucci (Adam Driver), membro da família fundadora da marca italiana Gucci. Patrizia conspirou para matar o marido em 1995, contratando um matador de aluguel e outras três pessoas, incluindo o terapeuta. Ela foi considerada culpada e condenada a 29 anos de prisão. Quase 3 décadas de amor, traição, decadência, vingança e assassinato, o filme revela a importância e poder que o nome Gucci carrega e o quanto a família faz para ter o controle.

Além de Gada e Driver nos papéis principais, o longa também conta com Al Pacino como Aldo Gucci, Jeremy Irons como Rodolfo Gucci, Jared Leto como Paolo Gucci, Jack Huston como Domenico De Sole, Salma Hayek como Pina Auriemma, Camile Cottin como Paola Franchi, entre outros.

A direção é de Ridley Scott e o roteiro de Becky Johnston. Vale dizer que o filme tem como base o livro Casa Gucci: Uma História de Glamour, Cobiça, Loucura e Morte da escritora Sarah Gay Forden, que ganhou uma nova edição no Brasil, motivada pela estreia do filme.

Paixão, traição, crime

A história do filme mostra um caso real que aconteceu dentro da família Gucci, que foi o assassinato do último membro deste clã a estar de fato no controle da empresa, sendo que pouco antes de sua morte, Maurizio Gucci vendeu os direitos de controle da gigante da moda para um grupo de investidores e especialistas.

De forma geral, a construção da marca foi cercada por vários momentos complexos, muitas rixas familiares e até mesmo acusações de falsificações.

O filme mostra esta disputa interna pelo controle da Gucci, mas tem como foco maior o casal Patrizia e Maurizio, mostrando a construção do relacionamento de ambos, como tudo foi feito de forma passional e rápida, sem muito tempo para se pensar. Também mostra que da mesma forma como tudo começou repentinamente terminou.

Para ficar por dentro dos acontecimentos reais, confira nosso post onde falamos do assassinato do herdeiro da Gucci em detalhes, explicando tudo o que aconteceu. Não se preocupe, nada do que falamos é spoiler, afinal se trata de fatos reais. Apenas é uma forma de você entender mais da história antes de assistir.

E as críticas?

Como comentamos lá na introdução, desde que foi anunciado e o primeiro trailer foi revelado, muitos começaram a apontar que o longa seria um forte candidato à indicação ao Oscar. Como bem sabemos, a Academia adora história inspiradas em fatos reais, tramas que mostram grandes figuras da sociedade e tramas mais densas.

Com isso em mente, já se imaginava que as críticas à produção seriam realmente incríveis e que o filme teria uma grande nota. Contudo, não é bem isso o que vem acontecendo.

Atualmente, o longa possuí 61% de aprovação por parte dos críticos no Rotten Tomatoes, com base em 167 rewies postados até o momento. É uma nota baixa ou ruim? Não, não é, porém é mediana e bem abaixo do que se esperava antes do lançamento. Por parte do público a pontuação é maior, sendo 88% de aprovação.

O consenso geral é de que a produção ficou no meio termo: não é nem um drama sombrio, que leva o lado criminal da história realmente à sério, como também não é uma biografia familiar consistente. Para muitos a produção não soube realmente qual caminho seguir e acabou oscilando em vários momento.

Porém, é também de consenso geral que a performance de Lady Gaga é realmente incrível e um dos pontos altos da trama, mostrando como a cantora evoluiu em sua veia de interpretação, carregando grande parte do filme e conseguindo entregar exatamente o que se esperava de seu papel.

House of Gucci esta em exibição nos cinemas e você já pode conferir para tirar suas próprias percepeções.

Semana que vem voltamos com mais Destaque da Semana.

Até lá!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!