Filme é o quarto dentro da famosa franquia
Deixando o clima de Natal de lado, como é de costume toda quinta-feira temos o nosso post de Destaque da Semana, onde trazemos a principal estreia entre filmes e séries dos cinemas e streaming.
Hoje, 23 de dezembro, não poderia ser diferente, afinal temos o lançamento de Matrix: Resurrections, longa que trás de volta para os cinemas a famosa franquia de ficção científica e ação protagonizada por Keanu Reeves. Oficialmente, a data de lançamento seria ontem (22), mas como o comum são os lançamentos na quinta, estamos trazendo o filme hoje.
Sendo o quarto filme do que antes era uma trilogia, a produção estreia dezoito anos após o último, sendo um verdadeiro presente para os fãs deste universo, que foi um dos grandes responsáveis por mudanças dentro da indústria cinematográfica.
Mas será que foi uma boa fazer um novo filme? Será que este novo capítulo faz jus a tudo o que foi mostrado antes? Vem com a gente conhecer os detalhes e se programas para assistir!
Sinopse e detalhes
Se passando 20 anos após os acontecimentos do último filme, Neo (Keanu Reeves) vive uma vida aparentemente comum, sob sua identidade original Thomas A. Anderson em São Francisco, Califórnia. Ele se consulta com um terapeuta que lhe prescreve pílulas azuis para neutralizar as coisas estranhas e não naturais que ele ocasionalmente vislumbra em sua mente.
Ele também conhece uma mulher que parece ser Trinity (Carrie Anne-Moss), mas nenhum deles se reconhece. No entanto, quando uma nova versão de Morpheus (Yahya Abdul-Mateen II) oferece a ele a pílula vermelha e reabre sua mente para o mundo da Matrix, que se tornou mais seguro e perigoso nos anos desde a infecção de Smith (neste filme é interpretado por Jonathan Groff), Neo volta a se juntar a um grupo de rebeldes para lutar contra um novo e mais perigoso inimigo, afim de livrar todos da Matrix novamente.
O elenco principal ainda conta com nomes como Neil Patrick Harris, Jessica Henwick, Jada Pinkett Smith, Priyanka Chopra Jonas, Christina Ricci, Lambert Wilson, Andrew Caldwell, entre outros.
A direção é de Lana Wachowski, que conta com a companhia de suas irmãs Lana e Lilly no roteiro. Lembrando que o trio foi o responsável pela criação de todo este universo. David Mitchell e Aleksandra Hemon também são creditados como roteiristas. O longa tem duração de 2 horas e 28 minutos.
Uma história de amor? Início de uma nova trilogia?
Durante entrevistas de divulgação do longa, Lana Wachowski comentou dois aspectos que tem chamado a atenção daqueles que já conferiram o longa: o romance e se o filme seria o início de uma nova trilogia.
Sobre a primeira questão, ela respondeu que na verdade Matrix sempre foi uma história de amor. Segundo ela, se você parasse para observar bem, veria que todo o pano de fundo da trama é envolvido na relação dos protagonistas e que esta história sempre esteve lá, presente em cada filme.
Ela afirmou que o que acontece com este novo filme é que ele trás uma carga emocional maior e com isso a questão romântica fica mais aparente, mais vivida para o público.
Sobre os rumores de que o filme seria o começo de uma possível nova trilogia, a diretora afirmou que não. Na verdade, este quarto filme veio para “reorganizar” o mundo de Matrix, responder algumas questões e mostrar como ficaram os personagens tão queridos pelo público.
Para Wachowski, mesmo o universo criado por ela sendo gigante e passível de continuações, não existe intenção de uma nova trilogia.
Mas, como é de conhecimento geral, a industria funciona com base em rentabilidade e aceitação do público, teremos que esperar para ver como o filme irá se sair. É aquele velho ditado: nunca diga nunca!
Crítica dividida
Como trouxemos em um post aqui do site, a crítica por parte da imprensa estava em dividida, logo depois que a sessão especial foi realizada, sendo que ainda se segue assim.
No Rotten Tomatoes a pontuação do filme esta em 68% de aprovação por parte dos críticos, tendo como base mais de 180 avaliações. Este número mostra como as opiniões estão equilibradas. O que se observa, é que na opinião dos especialistas, o filme é bom, tem uma boa narrativa, mas acaba ficando abaixo dos anteriores em alguns aspectos importantes, principalmente as cenas de ação e lutas, que são tão características, marcantes da franquia.
E para surpresa geral, as notas do público também começaram a sair, sendo que até o momento deste post, mais de 500 já foram computadorizadas e a nota está em 69%, ou seja, um ponto percentual a mais do que a crítica.
Isso já pode nos indicar que realmente o filme é bom, tendo conseguido agradar a maior parte dos espectadores, porém realmente possuí pontos que deixaram a desejar, ficando abaixo das expectativas para alguns.
De qualquer forma, somente assistindo para termos ideia do que foi criado e tendo nossa própria opinião.
Matrix: Resurrections já está nos cinemas e você pode conferir hoje mesmo.