qui. nov 21st, 2024

Produção é o mais novo capítulo da franquia de ação e espionagem

Tom Cruise está de volta nas telonas nesta quinta-feira, dia 13 de julho, com Missão Impossível 7: Acerto de Contas – Parte 1, novo capítulo na famosa franquia iniciada em 1996. E é claro que o longa é o nosso Destaque da Semana.

A produção foi filmada no auge da pandemia, passou por vários imprevistos, inclusive vazamentos na internet, mas chega sendo extremamente esperada pelo público, que está ansioso para saber o que a trama irá mostrar desta vez.

Está curioso? Então bora conferir tudo!

Sinopse e detalhes

Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte 1 é o sétimo capítulo da franquia de ação e espionagem iniciada em 1996, que acompanha o agente norte-americano Ethan Hunt (Tom Cruise) em missões altamente secretas e perigosas. Agora, no novo filme, Ethan e a equipe do IMF formada por Ilsa Faust (Rebecca Ferguson), Benji Dunn (Simon Pegg) e Luther Stickell (Ving Rhames) recebem outra importante missão: eles devem rastrear uma nova e aterrorizante arma que, se cair nas mãos erradas, pode representar uma ameaça para toda a humanidade.

Com o controle do futuro e o destino de todo o mundo em jogo, a equipe precisa partir em uma corrida frenética e mortal ao redor do planeta. Além disso, Ethan ainda é confrontado por um novo inimigo misterioso e muito perigoso, e é forçado a aceitar que, para completar o desafio, nada pode importar mais do que a missão, nem mesmo sua própria vida.

O elenco também conta com Hayley Atwell, Vanessa Kirby, Esai Morales, Pom Klementieff, Mariela Garriga, Henry Czerny, Shea Whigham, Greg Tarzan Davis, entre outros, A direção é de Christopher McQuarrie, que também foi responsável pelo roteiro ao lado de Erik Jendresen. Vale lembrar que McQuarrie foi um dos roteiristas do sucesso Top Gun: Maverick e já trabalhaa muito tempo com Cruise. A duração do longa é de 2 horas e 43 minutos.

Risco de morte e ameaça IA

Se você acompanha a franquia Missão Impossível ou mesmo a carreira de Cruise, sabe que o astro é conhecido pela sua coragem, busca por desafios e por sempre filmar suas cenas de ação e radicais, dispensando os dublês durante as filmagens.

Dito isso, ao longo dos anos o astro se tornou mais e mais ousado, acabando por deixar o público viciado em saber qual seria sua próxima empreitada radical. Ele já pulou de trem em movimento, escalou prédios extremamente altos e andou do lado de fora de uma avião em decolagem. Mas desta vez, um dos grandes momentos é a cena que ele usa uma moto para saltar do topo de um monte na Noruega. A peripécia quase acabou em tragédia, tendo sido realmente um risco de morte, mas no final tudo deu certo e diz que esta é uma das cenas mais incríveis do filme.

Além disso, a trama do filme também busca inovar e chamar a atenção do público ao colocar no centro da ameaça, nada mais, nada menos do que a IA – Inteligência Artificial. Fazendo isso, a trama se torna extremamente atual, afinal estamos vivendo a expansão geral da IA, ao mesmo tempo que meche com um grande medo sobre este recurso: os rumos que ela pode acabar tomando.

Missão: salvar o cinema em 2023?

Não é segredo para ninguém que o cinema vive uma verdadeira crise, que já era prevista anteriormente, mas que acabou se antecipando devido à pandemia, que fez com que os serviços de streaming acabassem crescendo e se tornando a opção de entretenimento preferido das pessoas, pela comodidade, quantidade de lançamentos e por questões financeiras também.

Hoje em dia, para se conseguir levar o público ao cinema, os estúdios têm se desdobrado, apostado em verdadeiras campanhas publicitárias, mas mesmo assim os últimos lançamentos não tiveram o retorno esperado. Até mesmo filmes considerados grandes blockbusters, não chegaram nem perto do que era estimado e ser um novo capítulo de franquia também não é mais sinônimo de sucesso.

Missão Impossível 7 chega em um momento sombrio na indústria cinematográfica, que ainda não viu um grande sucesso em 2023 / Imagem: Divulgação

E quando tudo parecia perdido, surgiu uma luz no final do túnel com o lançamento do já mencionado aqui Top Gun: Maverick. O filme que trouxe a continuidade da clássica história dos anos 80, acabou se tornando um verdadeiro sucesso comercial, de crítica e público, faturando incríveis 1.493 bilhão de dólares em todo o mundo, a maior arrecadação do ano e uma das maiores da história do cinema. A produção foi figurinha carimbada em diversas premiações e literalmente deu esperanças de que as pessoas ainda podem curtir ir ao cinema.

Não foi exagero quando Tom Cruise foi considerado o verdadeiro salvador do cinema e aclamado pela indústria, principalmente por grandes diretores. Por isso mesmo, a missão de dar novamente um respiro de alívio no cinema fica com ele. Isso porque se o ano passado foi difícil, 2023 está ainda pior para o cinema, que enfrenta filmes sem grande aclamação e uma greve que mudou cronogramas, paralisou produções e engavetou projetos. Será que mais uma vez esta missão será possível?

E as críticas?

Se depender das críticas, ao que tudo indicada sim, temos mais um sucesso chegando e com missão cumprida. Isso porque o filme está com uma nota de 96% de aprovação da imprensa no Rotten Tomatoes, com mais de 270 rewies postadas até o momento deste post.

O longa inclusive já recebeu o certificado Fresh, que indica que o filme é realmente bom. Além disso, por parte do público a avaliação tem apenas um por cento abaixo do que os críticos, com uma nota de 95% positiva.

Nós separamos algumas das principais críticas. Confira:

“Que mundo maravilhoso seria se todos os filmes supermassivos fossem tão bem executados, tão bem pensados, tão divertidos. Mas eles não são, e é isso que torna a série “Missão: Impossível” um corte acima de sua concorrência.” – Adam Graham para Detroit News

“Em meio a suas fantásticas sequências de ação, sagacidade cômica e, em algum lugar profundo no coração, o filme está ajudando a soar um alarme muito necessário.” – Candice Frederick para Huffington Post

“Missão Impossível 7 é o que há de mais moderno em filmes de estúdio de grande orçamento. O diretor Christopher McQuarrie gerencia os filmes de tirar o fôlego e de tamanho grande com uma mão experiente, misturando filmes de ação da velha escola com apostas reais.” – Richard Crouse para Richard Crouse

“Como sempre, as proezas crescentes de Cruise nas telas, que ele agora está realizando na casa dos 60 anos, o marcam como um herói analógico em um mundo de super-heróis digitais.” – A.A. Dowd para Digital Trends

“Este é o terceiro filme da série que Cruise e o diretor Christopher McQuarrie fizeram juntos, e eles se estabeleceram em um ritmo mutuamente benéfico.” – Manohla Dargis para New York Times

Por aqui, não temos dúvidas de que Missão Impossível 7: Acertos de Contas Parte 1 é um filme imperdível. Então já vai conferir os horários, porque você também tem que conferir.

Semana que vem voltamos com mais Destaque da Semana.

Até lá!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!