qui. nov 21st, 2024

Filme narra jornada de vingança brutal e sanguinária de protagonista Viking

Mais uma quinta-feira chegou e por aqui é dia de Destaque da Semana, dia da estreia de uma ou mais produções aguardadas ou que tem chamado a atenção. Desta vez nosso destaque é O Homem do Norte, um épico histórico que leva para o cinema a cultura Viking.

O filme foi uma das nossas apostas de produção que poderia ser um grande sucesso, fora do grande hype gerado por outras, e parece que acertamos. Ele vem sendo muito elogiado, tanto por seu elenco de estrelas, quanto por sua história realista.

Ficou curioso e quer saber mais do longa? então vem com a gente conferir tudo!

Sinopse e detalhes

O Homem do Norte segue uma história de vingança e loucura de um príncipe. Se passando no ápice da Landnámsöld, no ano de 914, o príncipe Amleth (Alexander Skarsgård) está prestes atingir maioridade e ocupar o espaço de seu pai, o rei Horvendill (Ethan Hawke), que acaba sendo brutalmente assassinado. Amelth acaba descobrindo que seu tio é o culpado, mas acaba tendo sua mãe sequestrada. O menino então jura que um dia voltaria para vingar seu pai e matar seu tio.

Vinte anos depois, agora Amleth, um homem viking que sobrevive ao saquear aldeias eslavas, conhece uma vidente. Ela por sua vez o lembra que chegou a hora de cumprir a promessa que fez há muito tempo atrás: salvar sua mãe, matar o tio e vingar o pai. O ex-príncipe então parte para uma odisseia em busca dohomem que destruiu sua vida.

O elenco ainda conta Nicole Kidman, Claes Bang, Anya Taylor-Joy, Willem Dafoe, Björk e outros. A direção é de Robert Eggers, nome responsável pelos sucessos de terror A Bruxa e O Farol, que também foi co-roteirista.

A produção é descrita como sendo um épico histórico de ação, com terror e um toque de drama. A duração é de 2 horas e 17 minutos.

Hamlet ou Viking?

Se você leu a sinopse do filme e achou parecido com alguma outra história que você possa ter ouvido por aí, saiba que não é sua imaginação não. Toda a trama do longa lembra muito a história de Hamlet, tragédia escrita pelo escritor mundialmente conhecido William Shakespeare. Porém, se engana quem acha que a história do inglês é a primeira versão.

Na verdade, Shakespeare se inspirou numa lenda Viking do príncipe Amleth, que era muito conhecida dentro da cultura dos povos nórdicos. O autor teve acesso à esta história através de seus estudos e resolveu contar a mesma trama dentro da cultura inglesa.

Com isso, o enredo se tornou conhecido nos quatro cantos do mundo, sendo uma das tragédias mais clássicas da literatura universal. Contudo, o diretor do longa resolveu trazer a origem da história para os cinemas e não poupou na brutalidade e crueldade de suas sequências, mostrando a irã descomunal de um homem e o que ela é capaz de fazer por vingança.

Críticas

Nós gostamos de trazer as críticas que estão rolando a respeito das produções, pois acreditamos que elas são um termômetro para você ter uma ideia da qualidade do que foi produzido.

No caso de O Homem do Norte, ele vinha sendo muito aguardado pelo críticos, que estavam curiosos com a nova produção dirigida por Eggers. Além disso, o elenco recheado de grandes nomes também trouxe mais peso na trama.

E as críticas estão realmente sendo positivas, pelo menos por parte da imprensa especializada. No Rotten Tomatoes o longa abriu com uma nota de mais de 80% de aprovação e já acumula mais de 190 avaliações, ou seja, uma porcentagem bem alta. Já pelo lado do público, o filme abriu com pouco mais de 45%, porém ainda é baixo o número de rewies e a tendência é que este número suba.

Abaixo separamos algumas críticas:

“À medida que chegamos ao verão com muitos blockbusters polidos, isso é algo um pouco mais corajoso e um pouco mais interessante.”, James Luxford para BBC.com

“Este é o cinema adolescente por excelência, uma ópera do caos do velho mundo digna de Beavis e Butthead.”, A. A. Dowd para Digital Trends

“Se pretende ser uma meditação provocativa sobre livre-arbítrio e vingança, e um espetáculo sangrento, visceral e meticulosamente detalhado, talvez apenas entregue o espetáculo.”, Adam Kempenaar para Filmspotting

“Eggers recriou, com precisão obsessiva, o mundo dos medievais para nos rebaixar a um mito que parece primordial e estranho, como se estivesse tocando em algo no fundo de nossas mentes que sempre conhecemos, mas meio esquecidos.”, Alissa Wilkinson para Vox

Estas são só algumas críticas que selecionamos, para você ter uma ideia do que está sendo falado sobre a produção. De forma geral as críticas vem sendo positivas, destacando a força da história e a coragem do diretor pela forma como escolheu contá-la.

O Homem do Norte já está em exibição e você pode conferir no cinema mais próximos de você.

Semana que vem voltamos com mais Destaque da Semana.

Até lá!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!