sáb. nov 23rd, 2024

Filme é o novo da famosa franquia de terror, sendo que o último lançamento foi a mais de dez anos

Quem aí estava com saudade de um assassino mascarado? Pois nosso Destaque da Semana de hoje é para os fãs saudosistas do cinema de terror dos anos 90. Nesta quinta-feira, 13 de janeiro, temos a volta de uma das franquias clássicas deste gênero, através do lançamento de Pânico (2022).

Sim, o filme acaba levando o nome do primeiro lançamento desta série de longas, que foi lançado em 1996, e que conta com quatro filmes e também com uma série de TV. Porém, apesar de não levar o número 5 no título, trata-se sim de uma sequência direta do quarto filme, lançado em 2011.

Por isso, diferentemente do que algumas pessoas acreditavam, este filme não é um reboot da trama, ou seja, ele não reinicia todo este universo. Na verdade ele continua a história, inclusive com o retorno dos personagens que iniciaram tudo.

Vem ficar por dentro dos detalhes!

Sinopse e detalhes

Pânico é a quinta parte da franquia clássica de terror iniciada nos anos 90, sendo uma sequência direta dos acontecimentos do filme de 2011, que mostrará uma mulher voltando para sua cidade natal e tentando descobrir quem está cometendo os atuais crimes cruéis, vinte e cinco anos depois que uma série de assassinatos brutais chocou a pacata cidade de Woodsboro, na Califórnia.

Agora um novo assassino veste a máscara do Ghostface e começa a mirar em um grupo de adolescentes, o que será capaz de ressuscitar segredos do passado mortal da cidade, além de reacender traumas nos sobreviventes, que, novamente, precisarão enfrentar essa ameaça obscura e violenta.

O filme conta com o retorno de Neve Campbell, Courteney Cox, David Arquette e Marley Shelton nos papéis de Sidney Prescott, Gale Weathers, Dewey Riley e Judy Hicks respectivamente. Além disso, o elenco jovem tem nomes conhecidos do público como Jenna-Ortega, Dylan Minnette, Melissa Barrera e Jack Quaid, entre outros.

A direção é da dupla Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillet. Já o roteiro fica por conta de James Vanderbilt, Kevin Williamson e Guy Busick. O longa tem duração de 1 hora e 55 minutos.

A mesma história?

Para quem cresceu nos anos 90 ou início dos anos 2000, parece que o filme irá apresentar a mesma história. Inclusive muitas pessoas ficam com um pé atrás quando continuações ou remakes de grandes franquias são anunciadas, principalemnte quando se fala de terror.

Infelizmente tivemos exemplos que deram bem mal, com filmes que prometiam inovação, mas não conseguiram apresentar isso, se tornando mais do mesmo e muitas vezes inferior ao lançamentos anteriores.

Porém, se você faz parte do grupo que tem desconfianças e acha que este novo lançamento apresentará uma mesma história, que pode até mesmo manchar os filmes anteriores, pode ficas despreocupado.

A produção apresenta toda uma nova roupagem em sua linguagem, com várias críticas sociais, algo que já era presente na franquia desde o início. Temos muitas críticas à forma como o jovem vive hoje, a todo o consumo das redes e como isso afeta de forma direta nas nossas vidas.

Contudo, mesmo trazendo inovações, o filme ainda carrega a mesma essência dos já conhecidos, respeitando todo o legado anterior e honrando a história que é tão conhecida por todos. Trata-se de uma atualização da trama extremamente respeitosa.

E a crítica?

Com fatores positivos sendo levantados, não é de se admirar que a crítica também tenha gostado da nova adição à franquia e isso se reflete nas avaliações e notas da produção.

No Rotten Tomatoes o filme acumula, até o momento em que este post esta indo ao ar, uma nota de 77% de aprovação dos críticos, com base em 86 rewies postados. A nota do público ainda não começou a ser computadorizada.

Esta é uma nota alta, tendo em vista que se trata de um filme de resgate de franquia, cujo os últimos lançamentos não tiveram grandes exetos. Isso mostra que o longa realmente conseguiu chegar aonde se planejou.

Confira algumas críticas que separamos:

“Uma quinta adição astuta e cheia de respingos à franquia de terror-horror.”, Rafer Guzman para Newsday

“Todo o elenco está no jogo, trazendo a mesma energia jovem e legal que tem sido o denominador comum de todas as estrelas anteriores de Pânico (…) E o filme encontra muitas maneiras de causar sustos novos e engraçados.“, Clarisse Loughrey para Independent (Reino Unido)

“Os novos diretores da franquia Matt Bettinelli e Olpin-Tyler Gillet (Ready or Not) injetam energia suficiente nos procedimentos para garantir que não passem apenas pela nostalgia…”, Alistair Harkness para Scotsman

“O novo “Pânico” apunhala e golpeia nossas memórias do original e cria algumas reviravoltas sangrentas novas.”, Richard Roeper para Chicago Sun Times

“Ele tropeça no final – esses filmes sempre fazem – mas, ao fechar o círculo, se destaca como o melhor “Scream” desde o original.”, Adam Graham para Detroit News

Estas são só algumas críticas que destacamos, mas podemos observar que a maioria destaca a forma como o filme soube se reinventar e ainda apostar na nostalgia dos anteriores. Inclusive tem gente que acha que é melhor filme da franquia desde o original, será?

Para descobrir somente assistindo. Por isso não deixe de conferir Pânico (2022) que já esta em exibição somente nos cinemas.

Destaque da Semana volta na próxima quinta.

Até lá!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!