Filme chega com a missão de alavancar o MCU
Chegou ontem, 11 de novembro, nos cinemas mundiais o filme Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, segundo filme solo que explora os habitantes do país africano.
A produção é uma continuação do filme de 2018, que nos apresentou mais profundamente o herói Pantera Negra, interpretado pelo inesquecível Chadwick Boseman, que infelizmente faleceu em agosto de 2020. Por este motivo, é extremamente aguardado, tendo em vista que o ator não foi substituído e realmente estará morto na história apresentada. Os fãs estão curiosos para saber como tudo isso será apresentado.
Além disso, o filme também é visto como uma espécie de “luz no fim do túnel” para a Fase 4 do MCU, que tem sofrido desde o lançamento de Vingadores: Ultimato. De certa forma, as produções lançadas posteriormente pela Marvel não foram bem com se esperava, muitas, aliás, sendo creditadas como as piores dos últimos anos. A sensação geral é de que estúdio estaria perdido, sem saber qual caminho tomar.
Neste contexto, o filme chega para apresentar novos personagens e também os caminhos a serem seguidos daqui para frente. Mas será que vai conseguir? Vem conferir!
Sinopse e detalhes
No filme, o mundo de Wakanda se expande. Após a morte do Rei T’Challa (Chadwick Boseman) o foco da trama são os personagens em volta do Pantera Negra. Rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke) e Okoye (Danai Gurira) lutam para proteger a nação fragilizada de outros países após a morte de T’Challa.
Enquanto o povo de Wakanda se esforça para continuar em frente neste novo capítulo, a família e amigos do falecido rei precisam se unir com a ajuda de Nakia (Lupita Nyong’o), integrante dos Cães de Guerra, e Everett Ross (Martin Freeman). Em meio a isso tudo, Wakanda ainda terá que aprender a conviver com a nação debaixo d’água, Atlantis, e seu rei Namor (Tenoch Huerta).
A direção e roteiro do longa são de Ryan Coogler, que foi o responsável pelo primeiro filme. Ele conta com a parceria de Joe Robert Cole na criação do roteiro, tendo como base a obra original criada por Stan Lee e Jack Kirby. O longa tem duração de 2 horas e 45 minutos.
Homenagem a Boseman
Como dissemos, uma das grandes questões do filme será mostrar como aconteceu a morte de T’Challa e como isso acabou afetando o povo de Wakanda, seus amigos e familiares.
Logo que o primeiro trailer foi revelado, tivemos um vislumbre do que poderíamos esperar, sendo que a produção promete, nos primeiros minutos, ser uma grande homenagem ao personagem como também à seu interprete.
Os familiares de Boseman, inclusive, revelaram que gostariam de ver algum outro ator vivendo o personagem. Um de seus irmãos afirmou que a família se sentiria em paz se alguém assume o manto e o legado deixado pelo ator dentro do MCU.
Contudo, foi uma decisão tanto da direção do filme quanto da própria Marvel, através de Kevin Feige, que o Boseman não seria substituído. Segundo eles, não seria porque nenhum ator seria capaz de interpretar o personagem, mas porque a ligação que o astro teria criado com a figura do herói foi única e impossível de ser passada para outra pessoa.
Novos personagens
Passado este momento mais emocional, o filme focará em mostrar a expansão de Wakanda, algo que vinha sendo prometido desde o final do primeiro filme, mas também em novos personagens.
Teremos a introdução de todo um novo povo, que afetará a vida do país, como também a presença da personagem Riri Williams, que assume o manto de Coração de Ferro, sendo vivida pela atriz Dominique Thorne.
Como se sabe, Riri é uma jovem extremamente inteligente, que ama tecnologia e que tem como seu grande heróis e exemplo de vida o Homem de Ferro. Assim como nos quadrinhos, ela assumirá o “lugar” do personagem que foi vivido por Robert Downey Jr., sendo que sua primeira aparição é em Pantera Negra 2.
E as críticas?
Com o sucesso do primeiro filme, que é considerado uma das melhores produções da Marvel, um dos maiores exemplos de representatividade e que foi ganhador do Oscar, algo que nunca havia acontecido com produções do estúdio, o novo filme vinha com a missão de continuar com o sucesso. E o resultado não poderia ser melhor.
A produção mal estreou e suas notas de avaliação já estão lá em cima. Para se ter ideia, o filme abriu sua passagem no Rotten Tomatoes com uma nota de 93% de aprovação da crítica, com base em mais de 110 avaliações postadas até o momento. Por parte do público, a nota é de 91% até o momento.
O consenso geral é de a produção consegue conta uma história consiste, emocional, que faz jus a tudo o que foi mostrado anteriormente, mas que não fica presa a sua figura mais ilustre, que não está mais presente, conseguindo olhar para o futuro e mostrar algo novo.
Os elogios são para todo o elenco, para direção e fotografia, com muitos críticos apostando que a produção será figurinha nas próximas premiações, com chances de levar algum prêmio. Vale ressaltar que muitos batem o martelo e afirmam que a melhor produção da Marvel em tempos, mostrando o que estúdio tem de melhor e que pode ser sim o início da guinada para a atual fase do MCU.
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre é um dos filmes mais aguardados do ano e, ao que tudo indica, está entregando exatamente o que se esperava dele. Então não perde tempo e vá conferir no cinema mais próximo de você.
Semana que vem voltamos com um novo destaque para você.
Até lá!