Filme é um dos principais concorrentes nas premiações do ano
O primeiro Destaque da Semana de fevereiro é Pobres Criaturas, filme que tem sido um dos grandes favoritos e ganhador de vários prêmios nas mais diversas premiações.
O longa, protagonizado por Emma Stone, tem como trama principal a história de uma jovem, que vista por muitos como uma versão “feminina” do personagem clássico Frankenstein, com elementos da comédia, drama, fantasia, ficção científica e romance.
Vem conferir!
Sinopse e detalhes
Baseada no livro homônimo de Alasdair Grey e referenciando o clássico Frankenstein, a história se passa na Era Vitoriana e acompanha Bella Baxter (Emma Stone), trazida de volta à vida após seu cérebro ser substituído pelo do filho que ainda não nasceu. O experimento é realizado pelo doutor Godwin Baxter (Willem Dafoe), um cientista brilhante, porém nada ortodoxo.
Querendo conhecer mais do mundo, a jovem foge com um advogado e viaja pelos continentes, exigindo igualdade e libertação.
Além de Stone e Dafoe, o elenco também conta com Mark Ruffalo, Jerrod Carmichael, Ramy Youssef, Christopher Abbott, Margaret Qualley, Kathryn Hunter, Suzy Bemba, Wayne Brett, entre outros.
A direção é de Ýorgos Lánthimos, responsável por obras como A Favorita (2019) e O Sacrifício do Cervo Sagrado (2018), e o roteiro é de Tony McNamara. Além de protagonizar, Emma Stone também entra como produtora. A duração é de 2 horas e 21 minutos.
Fora da caixa
Desde que teve seu lançamento em festivais de cinema, o longa se destacou por seu roteiro e trama fora da caixa, que soube englobar o que o livro apresentava, ao mesmo tempo que propôs ideias e momentos novos que chamam a atenção.
A história é contata de uma forma única, que nos faz entrar dentro do universo construído, de forma que somos transportados para aquele momento, acreditando que animais de diferentes espécies poderiam ser “misturados” em cirurgias mirabolantes e até mesmo melhorados em vários aspectos.
É claro que essa questão de cirurgias, no mínimo estranhas, já foi mostrado em diversas obras ao longo da história, mas ainda sim o filme consegue trazer uma nova perspectiva. Além disso, todos os contextos explorados pelo roteiro, mostram questões sociais, críticas e dilemas que vivemos todos os dias, jogando na cara do expectador aquilo que ele quer tentar esconder.
Emma Stone no seu melhor momento
Somado ao roteiro e direção, um dos maiores destaques do filme, que vem recebendo elogios de todas as partes, é justamente a interpretação de Emma Stone, que abraçou sua personagem de uma forma extremamente profunda e entrega a melhor performance de sua carreira.
A atriz já é consolidada no meio, participou de diversas produções aclamadas, inclusive do diretor deste filme, e já foi indicada a diversos prêmios. Contudo, sem dúvidas nenhuma, ela está no melhor momento de sua carreira, escolhendo com muito cuidado os projetos em que se envolve e isso tem se refletido na sua interpretação.
Sucesso absoluto
Como dissemos, o longa foi um dos maiores destaques dentro dos festivais de cinema e também tem se consolidado como um dos favoritos dentro das principais premiações, somente no Oscar conta com 11 indicações.
E é claro que isso se reflete também nas críticas, que são extremamente positivas desde o primeiro momento. No Rotten Tomatoes o filme conta com aprovação de 93% dos críticos, com base em mais de 330 avaliações, e do público a nota é de 80% de aceitação, em mais de mil rewies postadas. Já no IMDb a nota também é alta, estando atualmente em 8,4 em mais de 60 mil avaliações.
Pobres Criaturas já está em exibição nos cinemas, então corre para conferir e descobrir se realmente vale toda a fama e reconhecimento que vem conquistando.
Destaque da Semana volta na próxima quinta.