Nesta quinta-feira nosso Destaque da Semana não teria como ser outro, se não a estreia da série Sombra e Ossos, produção original Netflix, que chega na plataforma nesta sexta-feira.
A série é extremamente aguardada pelo público, principalmente pelos fãs dos livros dos quais ela é adaptada. Juntando dois universos em um, com muita fantasia, aventura, magia e um toque de romance, ela é uma das grandes apostas da gigante do streaming para o ano.
Vem saber mais!
Sinopse e detalhes
Como dissemos, a série é uma adaptação de dois universos criados pela escritora Leigh Bardugo, que tem como foco narrativo a fantasia para o público jovem. A produção uniu a trama da trilogia Sombra e Ossos e da duologia Six of Crows: sangue e mentiras.
A sinopse nos apresenta
Tendo como gênero principal a fantasia, Sombra e Ossos irá nos apresenta Alina Starkov (Jessie Mei Li), uma jovem órfã de guerra, que vive num mundo dividido, assombrado pela Dobra das Sombras, uma faixa de escuridão repleta de monstros que buscam por carne humana. Sua rotina inclui a amizade com Malyen Oretsev (Archie Renaux), ou somente “Mal”, por quem ela é a apaixonada secretamente. Mas tudo muda no dia em que ele é atacado por figuras cruéis.
Agindo por instinto para defender Mal do ataque, Alina acaba descobrindo um poder que nunca suspeitou ter, algo capaz de finalmente unir os povos. Logo, a garota é convocada para fazer da elite mágica Grishas, liderada pelo misterioso Darkling (Ben Barnes), com quem tem uma forte conexão. Enquanto treina sua nova habilidade, segredos e guerras vão mudar sua vida para sempre.
Nós não vamos entrar em mais detalhes, pois fizemos uma matéria especial sobre tudo o que você precisa saber para começar a assistir a série. Vale a pena conferir para ficar por dentro, principalmente se você nunca leu os livros e não sabe do que se trata.
E as críticas?
A produção ainda estreará para o público, mas a imprensa e críticos especializados já tiveram acesso a todos os oito episódios desta primeira temporada, sendo que revius sobre o programa já começaram a sair e parece que temos um novo sucesso à vista.
Para se ter ideia, a série chegou ao Rotten Tomatoes nesta quinta com uma nota de 94% de aprovação por parte da imprensa, tendo 32 críticas contabilizadas, o que é uma nota altíssima para uma produção de fantasia jovem.
Nós separamos alguns dos principais comentários, confira:
“Você pode assistir à primeira temporada para a construção de mundo sinuosa, os trajes adoráveis de Wendy Partridge, várias performances agradáveis e o conforto de sua trama YA (jovem adulto) confiável. Só não espere entender tudo imediatamente.” Dan Fienberg para o The Hollywood Reporter
“O motor do show é Alina, um desafio que Li abraça … Li cria um centro de gravidade atraente. Sua Alina é inteligente e leal, irritada e precipitada, com o coração partido e obstinada.” Caroline Framke para Varity
“Como uma série Shadow and Bone parece destinada a intrigar e satisfazer os fãs, embora possa ser um pouco confuso no início para os que não conhecem o universo.” Huw Fullerton para Radio Times
“Parabéns para o elenco principal também, conforme Mei Li, Renaux e Barnes criam e desenvolvem um triângulo digno para Alina enquanto o Darkling e Mal puxam seu coração.” Tara Bennett para Paste Magazine
“Shadow and Bone funciona bem como uma adaptação porque não apenas reconta os eventos do primeiro livro da primeira trilogia Grishaverse, mas também os expande, integrando novas histórias ao rebanho.” Petrana Radulovic para Polygon
Como podemos observar, grande parte das críticas destacam o talento e entrozamento do elenco, principalmente o trio de protagonistas, com mais enfoque na protagonista vivida pela estreante Jessie Mei Li.
Outro ponto muito visto nos comentários é o fato da produção conseguir expandir o universo dos livros, sem ficar presa a apenas na narrativa criada pela autora. Aliás, este fato já havia sido comentado anteriormente pela própria equipe de produção e pela escritora, onde afirmaram que seria uma adaptação, mas que fugiria bastante da história dos livros ao explorar novos aspectos, de forma a contribuir para a história.
Seja como for, a série é uma das maiores estreias do streaming deste ano, com potencial para ser a nova franquia de fantasia queridinha do momento. Você não pode perder, mesmo que não tenha lido os livros.
Sombra e Ossos chega nesta sexta-feira, dia 23 de abril na Netflix. É hora de aproveitar o final de semana e maratonar tudo.
Legião Jovem, você sempre antenado!