As produções são recheadas de mentiras feitas pelo bem da trama
Hoje é dia 1° de abril, começo de mais um mês, porém é também conhecido o Dia da Mentira, dia oficial para contar uma mentirinha de brincadeira e ser perdoado.
Todo mundo já foi pego em uma mentira. Seja pelos amigos, pelas notícias ou pela internet, todo mundo já caiu numa história que era, na verdade, uma invenção.
Contudo, o cinema é um dos maiores mentirosos dentro da cultura pop. Isso mesmo, os filmes já nos contaram tantas mentiras, sendo que muitas acabam ganhando ares de verdade para muitas pessoas, de tantas vezes que elas são mostradas.
Você já parou para pensar em como coisas impossíveis acontecem nas histórias, mas a gente, na maioria das vezes, nem questiona se isso seria possível? No fundo, sabemos que é mentira, mas, pelo bem da trama, aceitamos o que assistimos.
No post de hoje vamos falar de 10 mentiras que o cinema conta, mas que a gente finge que não sabe.
Será que é verdade? Será que é mentira? É possível? Impossível?
Vem conferir!
1 – O carro explode assim que bate: MENTIRA
Um dos recursos mais utilizados em filmes de ação, para dar aquela acordada no público e mostrar os efeitos especiais, são os carros explodindo após uma batida. Porém, para que um carro exploda desta forma, são necessários três elementos: faíscas, oxigênio e gasolina em estado gasoso.
As faíscas e oxigênio são os mais “simples”, porém, a gasolina é o mais complicado. Na verdade, é muito difícil uma batida que seja capaz de romper o tanque de combustível ao ponto de vazar gasolina. Além disso, caso o tanque se rompa, o mais provável é que o combustível continue em estado líquido e apenas pegue fogo, ou seja, aquela grande explosão é muito rara de acontecer.
2 – O preso tem direito a apenas um telefonema: MENTIRA
Uma das frases que mais ouvimos quando um criminoso é preso em filmes (e séries) é: “Você tem direito a um telefonema!”, mas você já parou para pensar o que acontece se ninguém atender?
Pois bem, a lei deixa claro que o suspeito/preso tem direito a ter acesso à família e advogados da forma como for necessária, sendo que pode dar telefonemas e conversar com as pessoas que julga importantes para seu processo. Não tem dessa de ligar para uma pessoa e nunca mais.
3 – Escapar ileso de um tiroteio é totalmente possível: MENTIRA
É claro que, em alguns casos, você consegue escapar de um tiroteio, mas para isso deve estar mais distante e perceber que o tiroteio começou bem antes de correr o risco de ser atingido. Aquela cena dos filmes, em que uma pessoa corre no meio de vários tiros, vindos de todos os lados, de armas diferentes e sai sem nenhum ferimento, é impossível.
É só você pensar: a velocidade que a bala saí de uma arma é bem maior do que a nossa resposta ao tiro e a corrida que fazemos. A resposta é simples: ouviu um tiro, fuja o quanto antes e nada de “enfrentar” os disparos.
4 – É só sentir o cheiro de clorofórmio, que a pessoa desmaia: MENTIRA
Esta mentira faz a gente lembrar daquele episódio do Chapolin, em que todo mundo, inclusive uma privada de banheiro, acaba desmaiando/dormindo após sentir o cheiro de clorofórmio. Da forma como é mostrado, parece que só de encostar um pano embebido no líquido, no nariz da pessoa, faz com que ela desmaie na hora.
Contudo, na verdade, para que este desmaio ocorra, leva cerca de cinto até dez minutos, dependendo da pessoa. Além disso, a substância evapora muito rápido, por isso não é só colocar um pouquinho em um pano que vai funcionar.
5 – É fácil invadir o salão de embarque de um aeroporto: MENTIRA
Quem nunca assistiu uma cena em que o mocinho invade o salão do aeroporto correndo para impedir sua amada de ir embora, atire a primeira pedra. Um dos recursos românticos mais utilizados no cinema e que faz a gente sonhar acordado, não passa de uma bela mentira.
A realidade é que você só pode ter acesso ao salão de embarque, se tiver uma passagem comprada em mãos. Caso contrário, você nem consegue chegar perto da sala e, caso tente, terá que enfrentar a segurança e pode ser preso por invasão. Melhor não!
6 – Um golpe na cabeça desmaia qualquer pessoa na hora: PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL
Diferente do que vemos nas produções, não é qualquer golpe na cabeça que é capaz de fazer uma pessoa desmaiar. Apesar de poder acontecer, é muito difícil, porque, diferente do que imaginamos, não é o local que causa o desmaio, mas na verdade a velocidade do ato e a forma como atinge o crânio.
Para que o desmaio ocorra, é preciso que o cérebro “chacoalhe” e que ocorra uma espécie de torçam na região conhecida como formação reticular, que é a responsável por nos fazer acordar ou dormir. Então não, não basta qualquer golpe na cabeça para que o desmaio ocorra. O mais provável é que você machuque a pessoa e não que a desacorde.
7 – Os psicopatas são todos gênios: MENTIRA
As produções cinematográficas e televisivas, em geral, mostram os assassinos em série ou psicopatas como grandes gênios, capazes de bolar os maiores esquemas e se manterem a salvo da justiça. Porém, a unidade do FBI responsável por este tipo de criminoso já realizou inúmeras entrevistas e não encontrou relação entre o QI e inteligência com estas pessoas.
Na realidade, na maioria das vezes o criminoso permanece solto por meras coincidências e um pouco de sorte. Além disso, o psicopata pode sim parar de praticar seus atos, o que contribui para que ele não seja preso.
8 – É tranquilo andar nas tubulações do prédio: MENTIRA
Parece simples: o prédio está sendo invadido, você precisa escapar, mas não encontra saída? A resposta está no teto. Não, meus amigos, não está. Esta ideia de que dá para fugir pelas tubulações de ar de um prédio, é uma bela de uma furada.
Além do espaço ser muito apertado, fazendo com que seja praticamente impossível uma pessoa adulta passar, a respiração fica totalmente comprometida e você começa a sentir cansaço e falta de ar. As chances de ficar preso ou acabar desmaiando são grandes. Por isso, se estiver em perigo, tente pedir ajuda ou encontre uma saída mais fácil.
9 – Isqueiro e vela iluminam a sala toda: MENTIRA
Você está no escuro e só tem um isqueiro na mão. Claro que você vai utilizá-lo para iluminar o local, porém não espere conseguir enxergar tudo. Nos filmes, basta um isqueiro ou uma vela serem acessos para a sala ficar completamente clara, como se a luz tivesse sido ligada.
Mas isso não acontece. A chama destes objetos não consegue iluminar uma distância muito grande, deixando a luz mais perto do local onde está.
10 – Porta fechada com cadeado? Simples, é só estourar com uma arma: MENTIRA
Para finalizar, algo que também vemos frequentemente em filmes de ação ou aventura: um cadeado ser estourado com um tiro de arma. Isso é uma mentira porque a maioria das armas não tem força suficiente para estourar o cadeado.
O metal do objeto é extremamente forte, além de que a mira para fazer isso tem que ser certeira. Até mesmo armas de grosso calibre não conseguem fazer tal ato.
Pois é, quantas mentiras o cinema nos conta e a gente finge que não está vendo só para a história fazer sentido, não é mesmo?
Quais destas mentiras mais te surpreendeu porque você pensava ser possível?
Ah e vale lembrar: neste dia da mentira seja consciente e use a ideia como brincadeira. Nada de contar algo que pode prejudicar, fazer mal a alguém. Também evite espalhar notícias falsas e mentirosas, isso não é legal e pode ser muito prejudicial.
Legião Jovem, você sempre antenado!