qui. nov 21st, 2024

Separamos alguns fatos curiosos dos bastidores dos filmes que fizeram esta franquia gigantesca

Hoje, 04 de maio, é comemorado o Dia de Star Wars e entre festividades nas redes sociais, vídeos de celebração e novas séries chegando logo mais no Disney+, nós separamos uma lista com 10 curiosidades dos bastidores dos filmes.

Mas antes, vamos falar desta data especialmente. Você sabe por que o dia 04 de maio foi escolhido para celebrar a franquia? Acontece que em inglês a data é escrita como “May the fourth”, sendo que sua pronúncia se parece muito com “May the force be with you!”, a famosa frase “Que a força esteja com você!”.

Devido ao trocadilho, os fãs começaram a usar a data para homenagiar os filmes, sendo que só depois de anos a Lucasfilm passou a usar a data como algo especial. Além disso, foi só em 2007 que a prefeitura de Los Angeles decretou que 04 de maio realmente era o Dia de Star Wars, para comemorar os 30 anos do lançamento do primeiro filme.

Agora que já sabemos o motivo da escolha dste dia, vamos conferir nossa lista de curiosidades!

O cabelo da Princesa Leia

Um dos pontos mais importantes na criação de um personagem é a caracterização. É neste momento que são decididos questões como estilo de roupa, corte de cabelo, jeito de andar, forma de falar, personalidade, entre muitas outras coisas. Quando uma caracterização é bem feita, ela consegue eternizar o personagem, fazendo dele uma referência. Isso foi o que aconteceu com o penteado da personagem Princesa Leia.

O que muitas pessoas não sabem é que os dois coques gigantes de cada lado da cabeça, foram inspirados na guerreira mexicana Clara de La Rocha. A revolucionária já utilizava o penteado em 1910, durante a Revolução Mexicana.

Luke Skywalker era Luke Starkiller

Star Wars é recheada de personagens icônicos e inesquecíveis. Seus nomes são conhecidos nos quatro cantos do mundo. Mas você já imaginou que eles poderiam ter recebido outros? Pois é, no roteiro original Luke Skywalker se chamava Luke Starkiller, totalmente diferente do que conhecemos.

A mudança ocorreu durante as gravações, quando a produção fez um teste de público e percebeu que o nome original não era tão bem visto pelos espectadores. Contudo, o ator Mark Hamill, que dava vida ao personagem, afirmou em entrevista que gostava do nome original e chegou a defender sua preferência, pois ele acreditava que o primeiro nome dava um ar mais durão a Luke. A gente prefere como ficou mesmo!

Na Tunísia ainda existe construções feitas para a gravação em Tatooine

Você já imaginou viver em uma construção feita para um filme? Em uma região mais deserta e bucólica da Tunísia, foram construídas pequenas casas para as gravações de Tatooine. Algumas destas construções seguem de pé até hoje e inclusive servem de moradia para alguns habitantes, além de ser um ponto turístico visitado pelos fãs da saga.

Roupão perdido

Nos Estados Unidos as festas de Halloween é uma das datas comemorativas mais celebradas. Todo mundo se fantasia para pedir doces ou para curtir uma festa. E se você acabasse alugando o roupão que Obi-Wan Kenobi usou em Uma Nova Esperança?

Isso pode parecer coisa de filme, mas é verdade. Após as filmagens do quarto longa da franquia, o roupão usado pelo personagem acabou se perdendo e indo parar em uma loja de fantasias, sendo alugado ano após anos pelos clientes, sem que ninguém, inclusive os donos do estabelecimento, soubessem que era o original. O fato só foi descoberto trinta anos depois e o vestuário acabou sendo leiloado por 54 mil libras, o que equivale a mais de 350 mil reais.

As línguas dos diferentes povos dos filmes têm base em idiomas reais

Existem diferentes povos e seres dentro de todo o universo de Star Wars, sendo que cada um tem uma língua diferente. O interessante é que as línguas criadas para os filmes são baseadas em línguas reais. A língua dos Ewoks, por exemplo, é uma mistura de tibetano com nepa. Já a dos Jawas é uma versão acelerada do zulu.

Yoda macaco?

E o nosso grande mestre Yoda, um dos personagens mais emblemáticos de todos, seria interpretado por um macaco. Isso mesmo, a ideia original era vestir um macaco com a fantasia do personagem.

Porém, um dos membros da equipe havia trabalhado no filme 2001: Uma Odisséia no Espaço e afirmou que utilizar animais em gravações era muito complicado, dando muito mais trabalho do que qualquer outra coisa. Com isso, o macaco acabou saindo fora.

Olhos de cientista

Já que falamos de Yoda, vamos seguir com nosso mestre verde favorito. Após deciderem como o personagem seria interpretado, chegou a hora de imaginar sua figura. Uma das coisas que mais chama a atenção nele são seus olhos e é justamente eles que tiveram uma inspiração curiosa.

Acontece que o diretor Irvin Kershner queria que o personagem fosse o mais real possível, que mostrasse realidade em suas feições e fez este pedido para a equipe de criação. Com isso, o grupo acabou buscando referências e inspirações, usando nada mais, nada menos que Albert Einstein, o famoso cientista, para criar os olhos de Yoda.

O vilão é mais lembrado!

Após um filme ou série ir ao ar, os bastidores da produção acabam sendo revelados e algumas vezes ficamos sabendo que algum ator ou atriz havia sido cotado para outro papel. Pode acontecer durante um processo de seleção de elenco, que alguém faça o teste para determinado papel, mas acaba sendo selecionado para outro. Porém, David Prowse sempre soube que seria Darth Vader.

O ator revelou que foi cotado para interpretar Chewbacca, sendo convidado para a entrevista de seleção. Contudo, ele recusou o convite e afirmou que preferia o papel de vilão do filme, mesmo na época ele tendo pouco tempo de tela. A justificativa? Prowse afirmou que o vilão era sempre mais lembrado em um filme. Errado ele não estava!

George Lucas não acreditava no sucesso e não foi à premiere de Star Wars

É comum ouvirmos que autores, diretores, escritores duvidam de algumas de suas produções, mas depois acabam surpreendidos com o sucesso. E foi justamente isso que aconteceu com George Lucas.

O criador de todo este universo achava que o filme seria um fracasso e por isso não foi na premiere. No dia do evento ele estava viajando de férias com seu amigo Steven Spielberg e evitou as notícias com medo de estar sendo detonado pela crítica. Ele não poderia estar mais errado, não é mesmo?!

Primeiro filme se tornou a maior bilheteria de todos os tempos na época

Esse já um fato de conhecimento geral, afinal os fãs sabem de todo o sucesso que a franquia fez, mas, quando nem seu criador imaginava, o primeiro Star Wars a chegar nos cinemas em 25 de maio de 1977, arrecadou incríveis US$ 775.398.007 e se tornou a maior bilheteria do cinema de todos os tempos. Fato que ninguém chegou a cogitar.

Além disso, para confirmar todo o novo fenômeno que nascia, a produção levou nada mais, nada menos do que sete Oscar para casa. Você já pensou escrever, dirigir e filmar uma história que veio assim, do nada na sua imaginação e ela se tornar uma das maiores franquias do cinema, da séries, jogos e muito mais?

Enfim, Star Wars é uma franquia gigantesca, com muitos fatos e curiosidades, nós somente levantamos alguns que fazem parte dos bastidores e mostram os caminhos trilhados para se chegar ao que temos hoje. Tudo parte de algum lugar e não foi diferente neste universo.

Feliz Dia de Star Wars Legião!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!