qui. set 19th, 2024

Ler é um hábito que se desenvolve dia a dia

Hoje, 07 de janeiro, é o Dia do Leitor, uma data escolhida para celebrar a leitura e os amantes deste hábito tão importante quanto prazeroso.

Aqui no Legião Jovem a leitura sempre teve e terá espaço, mas nós sabemos que para algumas pessoas criar este hábito é complicado.

Muita gente não consegue ler o tanto que queria, começa um livro que está tendo ótimas avaliações, mas desiste no caminho ou não compreende como o amigo consegue ler tantos livros por mês.

A verdade é que cada pessoa é uma, leva a vida de uma forma e por isso os hábitos são tão diferentes. O tempo que seu amigo reserva para ler vários livros por mês, pode ser o mesmo que você tira para assistir séries e filmes que estava afim, por exemplo. E tudo bem, afinal nós é quem sabemos quais são as nossas prioridades em cada momento.

Contudo, é importante reservar um espaço dentro da sua rotina para ler, porque a leitura engrandece a alma e expande os nossos horizontes, acredite.

Por este motivo, nós separamos uma lista com dicas para você ler mais e melhor, e acabar se tornando um leitor incrível em 2022.

Nada melhor que um novo ano para iniciarmos algo novo na nossa vida!

1 – Leia porque você tem vontade

Uma das dicas mais importantes de todas é, sem dúvidas, saber se você quer ler. Muitas vezes nós fazemos algo influenciados por outra pessoa, como um amigo ou conhecido, e o resultado acaba sendo desastroso. Sabe quando você começa aquela dieta porque sua amiga começou? Ou quando se matrícula em algum esporte, mesmo odiando, porque seu primo disse que é legal? E aí você fica mal porque não conseguiu o resultado que aquelas pessoas obtiveram? Então, as chances de tudo ter dado errado porque você não queria fazer aquilo são grandes.

A leitura deve trazer prazer e ser algo que você realmente tenha vontade de fazer.

O mesmo acontece com a leitura: todos sabemos que é algo importante, nós mesmo sempre incentivamos a leitura nos nossos posts, contudo ela só se tornará algo prazeroso se você realmente quiser fazer. Não comece um livro porque alguém mandou ou se sinta na obrigação de ler algo porque parece importante. Comece a ler porque você deseja, de uma chance para si mesmo e veja o que acontece.

2 – Não se cobre ou se compare

Você já decidiu que quer ler ou já tem este habito na sua vida, gosta da leitura? Ótimo, isso já é meio caminho andado para você se tornar um grande leitor. Porém, não caia em armadilhas e nem se engane. A leitura deve ser algo divertido, algo que você faz para te trazer tranquilidade, uma distração no dia a dia e não uma obrigação. Tudo o que se torna uma obrigação acaba estressando e perdendo o sentido. Não se cobre ler mais do que você consegue porque alguém conseguiu e nem se force a isso.

Respeite o seu ritmo e não se compare.

Também não se compare com os outros, cada um tem um ritmo de leitura, um gosto literário e ninguém é melhor do que ninguém, não existe competição. Sabe aquele velho ditado “Quantidade não é o mesmo que qualidade”? É exatamente isso. Se você tem um ritmo de leitura mais tranquilo, dê preferência a bons livros, leituras que agreguem na sua vida, do que ler dezenas de livros “medianos”, simplesmente para dizer que um número gigantesco de livros.

3 – Procure companhia
Trocar experiências e e opiniões tem o poder de nos motivar.

De forma geral, a leitura é uma habito mais solitário, não dá para fazer em grandes grupos ou eventos, afinal isso pode tirar nossa concentração. Porém, conversar sobre livros, trocar ideias, saber o que o outro achou de determinada leitura é uma das partes mais divertidas e prazerosas. Por isso você deve procurar companhia, pessoas com quem conversar. “Ah, mas eu não conheço ninguém que goste de ler! Não tenho ninguém para conversar sobre livros!” Hoje em dia isso não é mais desculpa. Com as redes sociais você encontra vários clubes de leitura interessantes, que propõem leituras conjuntas e discussões. Além disso existem diversos canais no Youtube voltados para livros, onde você pode encontrar companhia.

4 – Encontre o seu gênero

Outra dica que faz toda diferença para se tornar um leitor melhor é saber o seu gosto literário. Existem inúmeros gêneros disponíveis no mercado e você deve procurar aquele que mais combine com você. Porém, mais importante do que encontrar o seu gênero, é respeitá-lo. Se você gosta de romances clichês, comece lendo por aí, nada de tentar livros mais complexos como os de ficção científica. Claro que você também deve expandir seus horizontes e sair da sua zona de conforto, mas é importante respeitar cada momento e dar pequenos passos.

Respeite seu gosto pessoal e encontre aquele gênero que te faz bem.

Se você sabe que um livro de romance combina mais com o seu estilo de vida hoje e vai te motivar a ler mais e mais livros, porque insistir em um gênero que vai fazer você empurrar com a barriga ou trazer sentimentos ruins? Não tem motivo. Ah e nada de preconceito literário viu?! Auto-ajuda, religioso, biografia, científico, HQ’s, seja qual for o gênero escolhido, todos são livros e podem mudar o seu jeito de ver o mundo.

Veja também: Sabia que os seus filmes favoritos podem te ajudar a ler? É só você encontrar o gênero literário que mais combine com eles
5 – Escolha o momento certo e mantenha o foco
Encontre seu momento, mantenha o foco e leia.

Ler é um dos hábitos que mais requer nossa atenção e foco. Por isso mesmo é importante encontrar um lugar que seja adequado para você. Cada pessoa lê em determinado local e hora. Tem gente que só consegue ler dentro do ônibus enquanto vai para o trabalho, já outras só se concentram sozinhas em seus quartos antes de dormir. Seja qual for o seu momento, ele é perfeito para você. Também mantenha o foco e tire do seu alcance tudo aquilo que pode tirar sua atenção, como celular, redes sociais, computador. Se comprometa consigo mesmo e evite distrações desnecessárias. Acredite, você consegue.

6 – Crie metas

Você já é um leitor nato, lê vários livros por mês e gosta deste momento, mas quer aumentar o seu ritmo ou se aventurar em novos meios? A melhor maneira é criar metas pessoais. Por exemplo: se você sabe que lê, em média, três livros por mês, aumente um e crie a meta de tentar ler quatro. Se você lê muitos livros atuais e tem vontade de ler mais clássicos, coloque como meta ler dois no ano, um por semestre.

Criar metas é um grande artifício para alcançar os seus objetivos.

Se tem inúmeros livros parados na estante, que já foram comprados a muito tempo e não foram lidos, crie uma lista com os 12 indispensáveis deste ano, uma para ler em cada mês. Se você acha que seu ritmo é o problema, estipule o número de páginas que você vai ler por dia. Lendo 50 páginas de um livro com 200 no total, você terminará a leitura em quatro dias. Mas, importante, as metas são feitas para ajudar e não atrapalhar. Se não conseguir alcançar, bola para frente, crie novas e vamos seguindo.

7 – Leia antes ou depois de assistir

Vai estrear um filme ou uma série baseada em algum livro, que você está morrendo de curiosidade para assistir? Priorize a leitura. Em geral, os livros são mais completos e profundos do que as adaptações. Se você tiver tempo até a estreia, leia a obra antes de assistir.

Se você gostou de uma história e sabe que ela veio de um livro, não duvide, leia!

Assistiu, amou e descobriu que a história vinha de um livro? Vá ler. Mesmo já sabendo o enredo principal, muitas coisas podem ter sido mudadas para a produção e você pode ser pego de surpresa com algo diferente do que assistiu. De qualquer forma, a leitura vai contribuir com você.

8 – Se aventure em mais de uma história ao mesmo tempo
Ler mais de um livro ao mesmo tempo é totalmente possível.

Seguiu todas as nossas dicas e já está craque? Pois bem, que tal ler mais de um livro por vez? Pode parecer loucura, mas acredite que é totalmente possível. Para desenvolver está “habilidade literária” você deve procurar livros diferentes. Se está lendo um livro com tema muito pesado, que está sugando demais da sua mente, intercale com algo mais leve, que vai te divertir e deixar mais tranquilo para seguir com a outra leitura. Dá muito certo e você acaba lendo mais de um livro por mês.

Estas são as nossas dicas para vocês. Tenham em mente que a leitura é um processo e que faz parte da nossa sociedade. Um hábito importante, mas pessoal, diferente para cada um. O importante é não desistir e encontrar a forma que mais funcione para você.

Tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe nos comentários e marque aquele seu amigo que está com vontade de ler mais.

Legião Jovem, você sempre antenado!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!