qui. set 19th, 2024

Sem elas, o mundo nerd não seria o mesmo

Hoje, dia 25 de maio, é comemorado o Dia do Orgulho Nerd, uma data escolhida para celebrar a cultura pop e acabar, de uma vez por todas, com o estigma da palavra nerd, que por muitos anos foi usada de forma pejorativa, para excluir pessoas de grupos e como forma de ataque.

Por muito tempo ser nerd significava ser uma pessoa “fraca”, que era vista como impopular, aquele aluno inteligente, mas isolado, que ninguém dava tanta bola e era alvo de piadas bem sem graça. Mas isso mudou e hoje em dia temos orgulho de fazer parte de um grupo tão grande, tão miscigenado, que procura incluir ao invés de excluir.

Existem nerds de todos os tipos, os mais clássicos, os especialistas em games, os amantes de livros e por aí vai. De qualquer forma, seja você de qual tribo, ser nerd é motivo de orgulho e deve sim ser comemorado. Contudo, não existiria todo esse universo sem a Cultura Pop, sem os objetos que nos fazem ser fãs apaixonados.

Tudo o que faz parte da cultura pop, faz parte do universo nerd, porém, existem algumas franquias que são as maiores, aquelas que impactaram diretamente neste meio e que são quase uma unanimidade entre todos. E é sobre elas que vamos falar hoje, vamos ver as 10 franquias que impactaram a Cultura Pop.

Vem conferir!

Star Wars

Tem como falar de cultura pop, sem falar de Star Wars? É claro que não! Quando George Lucas lançou seu primeiro filme, lá em 1977, ele não fazia ideia do que estava surgindo. Tendo sido criador de todo este universo, Lucas viu seus personagens se tornarem fenômenos, suas histórias ganharem fãs geração após geração e sua franquia se tornar a maior de todos os tempos, e dizemos isso sem medo. Aliás, o Guiness Book deu este título a todo este universo, que tem um valor estimado em mais de 70 bilhões de dólares.

Tudo isso não ficou apenas nos filmes. Star Wars virou séries animadas, videogames, livros, quadrinhos, brinquedos, objetos de decoração e possuí uma área gigantesca dentro do Walt Disney Word em Orlando. E prova de que a franquia esta mais viva do que nunca, foi todo o sucesso da série The Mandalorian, do Disney+, que possuí as melhores críticas da imprensa e um índice de audiência absurdo. Que a Força esteja com Você!

Star Trek

De uma estrela para outra, temos Star Trek como uma das maiores franquias de ficção científica de todos os tempos. Lançada em 1966, a série de televisão que acompanhava os tripulantes da USS Enterprise viajando de planeta em planeta, explorando universos e conhecendo outras raças, conquistou o público com seus efeitos especiais incríveis para época e seus personagens marcantes.

O sucesso não ficou apenas na produção de TV, que além da série original ganhou vários spin-offs. Ao longo dos anos tivemos filmes, história sem quadrinhos e videogames inspirados neste universo. Vale disser que a franquia segue firme e forte na atualidade, com mais filmes sendo produzidos e séries em serviços de streaming, como Netflix e Amazon Prime Video. Vida Longa e Próspera!

James Bond – 007

E uma franquia não é feita apenas de universos incríveis, um personagem também pode ser o ponto principal de tudo e é justamente isso que temos com James Bond. O espião mais famoso dos cinemas surgiu em um livro, lá em 1953 e ficou tão conhecido que logo ganhou uma série literária própria. Não demorou muito para que o codinome 007 migrasse para outras mídias. As histórias dos livros ganharam versões de rádio, depois videogames e até teatro. Nos cinemas, vários atores já assumiram o papel do personagem, sendo que o último a interpretá-lo foi Daniel Craig.

Um dado um tanto quanto chato é que ao longo do tempo a franquia acobou sendo vista como machista, pois as mulheres dos filmes não tinham papéis principais e apareciam em cenas voltadas para beleza. Isso mudou ao longo dos últimos anos e, atualmente, a atriz Lashana Lynch, conhecida por seu papel em Capitã Marvel, foi a escolhida para ser a nova 007, sendo a primeira mulher a assumir o papel. Meu nome é Bond, James Bond!

Jurassic Park

Steven Spielberg revolucionou os efeitos especiais e deu vida a dinossauros gigantescos em 1993, quando lançou nos cinemas Jurassic Park. Porém, o que você pode não saber é que o longa é uma adaptação do livro de mesmo nome, lançado em 1990 por Michael Crichton, sendo um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica. O filme foi um sucesso de público e crítica, o que motivou outras duas produções, fazendo a trilogia se tornar uma das mais bem sucedidas do cinema, chegando a figurar na lista de franquias mais lucrativas até o ano de 2000, com 5 bilhões de dólares em faturamento.

É claro que o sucesso migrou para outros produtos, inclusive para parques temáticos no Universal Studios. Em 2015 a franquia sofreu um soft-reboot nos cinemas, ou seja, ela não foi totalmente reiniciada, pois pontos da trilogia original ainda estão sendo utilizados, inclusive personagens. Já temos dois filmes lançados neste novo universo, com mais um em produção. Com isso a franquia conquistou uma nova geração e possuí vários produtos novos, incluindo uma série animada na Netflix, que já esta em sua terceira temporada.

Matrix

Falar em franquia de sucesso nos cinemas, sem mencionar Matrix, é um verdadeiro pecado. A trama desenvolvida pelas irmãs Wachowskis e lançada em 1999 fez tanto sucesso, que iniciou toda uma nova era nos cinemas. Com efeitos especiais lembrados até hoje, uma história que misturava tecnologia e questões filosóficas, o público se encantou pelo filme, começou a criar várias teorias e fez dele um dos maiores fenômenos da década.

A crítica também não ficou de fora e deu ao longa as maiores notas de avaliação. O sucesso promoveu duas continuações, ambas lançadas em 2003 e tão aclamadas quanto a original. Por anos o público pediu por um quarto filme e em 2020 foi anunciado que sim, teremos uma nova continuação, que é esperada para este ano. A ansiedade chega a dar falha na Matriz!

Harry Potter

Em 1997 chegava nas livrarias britânicas Harry Potter e a Pedra Filosofal, a história de um jovem bruxinho que descobria todo um universo novo, do qual não sabia fazer parte. Quatro anos depois, em 2001, a adaptação deste livro chega aos cinemas. O que seu viu neste meio tempo? Um dos maiores fenômenos da literatura mundial e uma das franquias de cinema mais incríveis dos últimos anos. Hoje em dia, JK Rowling, criadora de tudo isso, não anda muito bem de popularidade, tendo sido cancelada por grande parte dos fãs, devido a seus posicionamentos extremamente preconceituosos com a comunidade LGBTQIA+, o que vai totalmente contra os conceitos mostrados em suas histórias.

De qualquer forma, não podemos negar o impacto que o universo de Harry Potter teve e tem, sendo um dos grandes pilares da cultura pop atualmente. O universo vem sendo expandido e tudo o que leva nome deste meio é sucesso garantido. De roupas, a brinquedos, jogos de celular, decoração, enfim, tudo vira “ouro”.

O Senhor dos Anéis e a Terra-Média

Outro franquia que vem conquistando gerações a anos. J. R. R. Tolkien escreveu seu primeiro livro, O Hobbit, em 1937, para que seus filhos tivessem uma leitura agradável. Nesta obra ele criou todo um universo fantástico, com seres únicos e batalhas épicas. Porém, ao lançar a série de livros O Senhor dos Anéis, já na década de 50, foi quando ele viu sua carreira como escritor alavancar. A trama de Frodo em busca de um Anel conquistou o mundo e se tornou uma febre literária, ganhando adaptações em jogos de RPG e peças de teatro.

Contudo, quando a primeira adaptação cinematográfica veio, em 2001, o que vimos foi uma revolução e um sucesso sem tamanho. Infelizmente, Tolkien não pode ver tudo o que seu mundo conquistou e como mudou a história de várias pessoas, porém seu legado segue mais vivo do que nunca, com série nova em produção. A novidade é que teremos série do universo logo, logo.

Game Of Thrones

Falamos de dois universos literários que mudaram os rumos da cultura pop. Por isso temos que falar do sucesso mais recente. Game Of Thrones: As Crônicas de Gelo e Fogo foi lançado a primeira vez em 1996 e foi um verdadeiro fracasso de vendas. Mesmo assim, George R. R. Martin, o autor, não desistiu de sua história e lançou as continuações, em 1998 e 2000, sendo que estas obras já foram melhores, ganhando força e se tornando best-sellers. Porém, é inegável que o sucesso real mesmo veio com a adaptação em série para a HBO.

Tendo como base a história do primeiro filme, a trama foi lançada em 2011 e se tornou um dos maiores sucessos da televisão dos últimos anos. Em oito temporadas só deu Game Of Thrones. Todo mundo falava da produção, das tramas, do elenco, da originalidade, enfim, de tudo o que a série mostrava. Infelizmente, a última temporada não foi das melhores, o que tirou parte do brilho da série, mas não manchou seu legado e influência na cultura pop. Temos spin-off chegando logo mais e os livros que Martin ainda está escrevendo para encerrar essa trama.

Vingadores (Marvel)

Com certeza você já estava se perguntando onde estava os Vingadores. A Marvel Comics como um todo é um dos grandes pilares da cultura pop, com suas HQ’s e seus heróis fantásticos. Contudo, o que o Marvel Studios criou nos cinemas na última década é digno de ser cultuado. Pegando seus personagens, criando histórias e universos interligados, abrindo portas e sem medo de mostrar a que veio, a Marvel revolucionou o cinema e a forma como criamos histórias.

Com Homem de Ferro, lá de 2008, tivemos o início de uma franquia digna de aplausos. Com recordes cinematográficos, prêmios e um elenco que faz jus a seus personagens, não podemos negar que hoje é uma das maiores influências no meio nerd, daquelas que fez até o mais desinteressado virar fã. Mal podemos esperar para mais lançamentos.

Batman

Infelizmente a DC Comics não conseguiu seguir o mesmo caminho da Marvel e tem amargado produções ruins. Mesmo depois do sucesso de Liga da Justiça – Snyder Cut, a Warner já anunciou que não seguirá por este caminho e, mais uma vez, fará um reboot em sua produções. Porém, não podemos deixar de fora desta lista um personagem deste universo, que é um dos mais queridos da cultura pop. Batman, um “senhor” de mais de 80 anos, é um herói sem poder especial, que usa sua inteligência e seu poder aquisitivo para lutar contra o mal.

O personagem possuí várias revistas em quadrinhos, filmes, séries, produtos dos mais variados, videogames e é um dos mais lembrados pelas crianças. Tudo o que a gente queria e pedia, é que um ator fosse escolhido e desse sequências em produções dignas nos cinemas. Já tivemos muitos, mas ainda faltava alguém com rosto do herói. Contudo, Robert Pattinson é a nova aposta e muitos dizem que sim, nosso Batman dos cinemas pode estar chegando!

Bônus

Ai, aí, é tanta franquia incrível, que fica até difícil delimitar. Porém, temos duas menções honrosas para fazer, que não poderiam ficar de fora. A primeira é a franquia De Volta para o Futuro, uma das mais queridas pelos fãs e que não morre, não é esquecida desde a década de 80. Nós amamos!

A segunda é claro Stranger Things. Não tem como deixar de fora esta série, que em 2016 resgatou o conceito nerd, reavivou franquias, tocou na nossa nostalgia e fez toda uma nova geração ter contato com tantas coisas incríveis. Com núcleos e personagens memoráveis, tudo o que a gente quer é que a 4ª temporada chegue logo. As teorias já estão a mil!

E aí, qual destas franquias é aquela que mais toca seu coração nerd? Qual é a que você é fã de carteirinha? E qual você ainda quer conhecer mais? Conta pra gente!

Neste Dia do Orgulho Nerd, conte ao mundo qual é a sua paixão!

Legião Jovem, orgulho de ser Nerd todos os dias!

 
One thought on “Dia do Orgulho Nerd | 10 franquias que impactaram a Cultura Pop”

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!