Qual deles é você?
Hoje, 25 de maio, é comemorado o Dia do Orgulho Nerd, um dia para exaltar todas as formas de cultura nerd, tudo aquilo que faz parte do nosso universo, seja séries, filmes, livros, HQ’s, enfim, tudo o que faz o nosso mundo um lugar bem mais divertido.
Este dia merece ser comemorado porque realmente foi uma conquista. Hoje em dia ser nerd é moda, algo que te faz diferente, mas de uma forma boa. Infelizmente não foi sempre assim.
Antes, as pessoas que se interessavam pelos estudos, gostavam de falar de filmes ou tecnologia, eram muito fãs de determinada coisa, eram conhecidas como CDF, uma sigla para “Cabeça de Ferro”. O termo era pejorativo e usado para excluir alguém do grupo e também como forma de bullying.
Ainda bem que muita coisa mudou e estamos mais livres para expressar nossas ideias e nossos gostos, sem sermos tachados como alguém estranho.
Porém, existem muitos tipos de nerds e para comemorar este dia decidimos fazer uma lista para você ficar por dentro. Quem sabe você não descobre qual tipo de nerd você é!
O nerd Clássico
Para começar, vamos pelo Clássico. Este nerd é aquele tipo extremamente inteligente, que se interessa por variados assuntos e que gosta de estar por dentro de tudo. Geralmente se trata de uma turma mais velha, que cresceu nos anos 80 e 90, que não tem preconceitos com nenhum tipo de grupo e leva a sério o sentimento de nostalgia, pois adora falar de coisas clássicas.
É um grupo que gosta de colecionar produtos relacionados a cultura nerd, mas que não fica focado em apenas algum tema. Claro que você pode ser mais jovem e se enquadrar neste “tipo” de nerd, mas existe uma nomenclatura que vai mais de encontro com você, os chamados Hipsters.
Hipsters, os descolados
Hipsters é a palavra em inglês para descolados (as). Ela ficou muito conhecida nos últimos anos, pois denomina um grupo de pessoas inteligentes, capacitadas, ligadas nas novas tecnologias e que cria muita coisa. O termo foi impulsionado pelas criações das chamadas startups, pequenas empresas criadas com conceitos modernos, como baixo custo, cooperação, inovação, entre outros.
A palavra hipsters ficou tão famosa que virou até um estilo dentro da moda, caracterizados por pessoas que usam roupas descoladas, óculos e penteados diferentes. Por este motivo, alguns nerds se identificam com esta nomenclatura, pois ela fala do que é ser nerd clássico, mas de uma forma mais moderna e descolada, fora de estereótipos.
Tecnologia é com os Geeks
Muita gente confundi o termo nerd com o Geek, porque por muito tempo as duas palavras denominavam a mesma coisa: pessoa inteligente ligada em tecnologia. Porém, hoje o leque se abriu e existem variados grupos de nerds, que é o que estamos vendo nesta lista.
Com isso, o termo geek passou a denominar realmente o grupo de pessoas viciadas em tecnologia, que entendem tudo de programação, que estão por dentro de todos os avanços tecnológicos e tem facilidade para lidar com este meio. Sabe aquele seu amigo que você liga para saber qual celular ou computador comprar?! Pois é, ele, possivelmente, é um geek. Neste grupo podemos colocar grandes nomes como Bill Gates e Steve Jobs.
Tudo sob controle com os Gamers
Já que falamos dos Geeks, temos que falar dos Gamers, pois eles também estão envolvidos com tecnologia. No caso deste grupo, eles são mais “especialistas” dentro do universo dos jogos e consoles. Eles dominam o vocabulário, sabem todos os macetes para saírem na frente, ficam horas dentro dos universos criados pelas empresas e são verdadeiros atletas virtuais.
Não obstante, existem grandes torneios e campeonatos mundo a fora para este grupo. Aqui também podemos colocar o grupo nerd de RPG, que são aqueles aficionados por jogos de realidade virtual.
Veja também: Dia do Orgulho Nerd | 10 franquias que impactaram a Cultura Pop
Otakus: por um mundo mais divertido
Se você curte animes e mangás, sendo que até já se aventurou em um cosplay do seu personagem favorito, deve fazer parte do grupo dos Otakus. Este grupo é caracterizado por pessoas que tem uma grande identificação com o entretenimento asiático, principalmente o japonês. São pessoas vistas como fofinhas e felizes, que tem toda uma linguagem diferenciada e que gostam de exaltar seus programas fovoritos.
Muitos otakus acabam sendo gamers também, mas dominam mais os jogos Nintendo. Para se ter ideia de como este grupo é grande, existem grandes eventos voltados para eles, como shows, apresentações, concursos e etc. Para eles o melhor presente, sem dúvidas, é uma passagem de avião para visitarem o Japão.
Um universo fantástico com os Sci-fi
Star Trek, Star Wars, universos paralelos, enfim, estes nerds são aficionados por ficção científica. Eles são caracterizados por seus gostos peculiares e por serem conhecedores dos vários universos.
São inteligentes, exímios leitores, daqueles que você faz uma pequena pergunta e ele lhe dá uma verdadeira aula de conhecimentos, que você leva para o resto da vida. Estes nerds gostam de formular teorias, encontram explicações para fatos que nós nem pensamos e adoram expor seus pensamentos.
Quem é maior: o Fandom Harry Potter ou O Senhor dos Anéis?
Sabe aquela pessoa que conhece todas as falas do filme, que leu e releu várias vezes o livro, que briga caso você fale mal de determinado personagem e que não poupa dinheiro com colecionáveis de uma saga?! Pois bem, este é o grupo de nerds conhecidos como Fandom ou Fanbase. Aí você pode dizer, “mas todo mundo já foi muito fã de alguma coisa, já fez parte de um determinado grupo que adorava um filme, um ator, uma série e tal”.
Sim é verdade, a diferença é que, em geral, esta fase de ser muito fã de alguma coisa passa e você acaba se recordando de algo quando comentam ou quando vê em algum lugar. Já quem é considerado realmente fandom não esquece jamais, não importa a idade, os anos, nada, a pessoa é fã de verdade e nada faz com que sua paixão passe. É tipo aquele meme do filme Meninas Malvadas: a pessoa passa 80% do dia falando de algo e os outro 20% torce para que alguém fale, para poder falar também. Nós adoramos!
Mil e uma maratonas com os Seriemaníacos
Esta denominação é mais recente e cresceu mais nos últimos anos, principalmente com a internet. O Seriemaníaco é aquele que domina as séries: sabe quais são as melhores, quais você tem que assistir, quais são dispensáveis e quais nem merecem ser comentadas.
Eles passam de produção em produção sem se importar com os gêneros. É claro que tem as favoritas, mas o importante para eles é assistir todas, saber tudo. Para eles um bom final de semana é aquele em que você maratona uma série atrás da outra, episódio após episódio e esquece até que dia é.
Cinema? É com os Cinéfilos
Se tem os amantes de séries, claro que temos os amantes dos filmes. Os Cinéfilos já são mais antigos e é o grupo formado pelos amantes do cinema. Este tipo de nerd domina a sétima arte, entende tudo sobre fotografia, produção, roteiro, direção e por aí vai.
Eles são verdadeiros críticos cinematográficos, não poupam elogios e farpas a uma produção, gostam de assistir tudo na estreia e passam horas revendo filmes somente pelo prazer de curtir algo bom. Mas atenção: em geral, cada cinéfilo tem seu diretor favorito, aquele que ele gosta e defende com unhas e dentes, então tome cuidado para não acabar comprando uma briga.
Enfim, estes são os tipos de nerds que separamos para você. Claro que existem algumas outras divisões e denominações, mas estas são as mais comuns e conhecidas.
Olhando para esta lista, em qual você acha que mais se enquadra? Qual tipo de nerd você é?
De qualquer forma, este post é especial, uma forma de celebrarmos este dia com alegria, ao mesmo tempo que enaltecemos tudo o que a gente ama, amar.
No fundo, todo mundo é um pouco nerd e ainda bem que é assim. O mundo seria muito mais chato se fosse diferente.
Feliz Dia do Orgulho Nerd para todos vocês!
Legião Jovem, orgulho de ser nerd todos os dias!!!
[…] de livros e por aí vai. Inclusive, sobre isso fizemos uma matéria muito especial no ano passado indicando os tipos de nerds, não deixe de conferir para descobrir qual é […]
[…] (25) comemoramos o Dia do Orgulho Nerd e hoje, 26 de maio, chegamos com um Destaque da Semana pra lá de especial, que vem para fazer o […]