As histórias em quadrinhos (HQ’s) fazem parte da nossa infância. É muito comum que este tipo de publicação seja um dos primeiros que nos é apresentado, principalmente pelos seus diálogos e desenhos que nos chamam atenção.
Aqui no Brasil, nós crescemos lendo as aventuras da Turma da Mônica, que diverti a garotada a anos. Contudo, conforme vamos ficando mais velhos, este tipo de publicação começa a ficar de lado, sendo mais consumida pelos amantes do gênero.
Porém, as HQ têm voltado com força total no nosso país e suas publicações estão sendo cada vez mais recorrentes dentro das editoras. Por que estamos falando tudo isso?
Bom, hoje é o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos e nós resolvemos trazer uma lista com algumas publicações incríveis, de vários gêneros e que merecem serem lidas.
Qual foi a última vez que você leu uma história em quadrinhos?
– Publicações Graphic MSP
Para começar temos que falar das publicações da Graphic MSP, selo da Maurício de Sousa Publicações. A editora é a responsável pelos clássicos quadrinhos que conhecemos, mas, nos últimos anos, apostou em versões repaginadas de seus personagens, sendo feitas por outros artistas. São tantas publicações boas que fica até difícil dizer, mas algumas indispensáveis são Turma da Mônica Laços, Turma da Mônica Lições e Turma da Mônica Lembranças, que fazem parte de um box e que estão sendo adaptadas para os cinemas. Outra que merece ser lida é Astronauta – Magnetar, que apresenta uma nova versão do personagem conhecido.
– Maus: a história de um sobrevivente, Art Spiegelman (1980), Editora Quadrinhos na Cia
Esta publicação já se tornou um clássico das histórias em quadrinhos e se você nunca leu tem que dar uma chance. Na trama, temos a história do pai do autor enquanto sobrevivente do Holocausto. Usando animais como figuração, sendo que os judeus/ poloneses são representados como ratos e os alemães como gatos, vemos os horrores da guerra e nos colocamos no lugar das vítimas deste momento sombrio da história mundial. É uma história dramática, forte e que vai te causar inúmeras sensações.
– Um Pedaço de Madeira e Aço, Christophe Chabouté (2018), Editora Pipoca e Nanquim
Um grande sucesso lançado em 2018, está publicação tem uma forma narrativa totalmente diferente: não possuí nenhum diálogo, apenas imagens. Na história temos um banco em uma praça, feito de madeira e aço, onde várias situações se passam, desde namorados terminando o relacionamento até pessoas tentando encontrar seu caminho. É uma publicação extremamente sensível e que mostra que não são necessárias palavras para provocar sentimentos e emoções.
– Creepshow, Stephen King (2017), Editora DarkSide
A DarkSide tem uma grande coleção de HQ publicadas e muitas são voltadas para o terror/ horror. Por isso, os fãs de Stephen King ficaram extremamente animados quando a editora anunciou o lançamento da primeira HQ publicada pelo autor. A revista é uma adaptação de um roteiro escrito por King para um filme, que conta com várias histórias dentro de um “show de horrores”. É um prato cheio para os amantes do gênero.
– Paper Girls, vol. 1, Brian K. Vaughan (2017), Editora Devir
Para encerrar a nossa lista, temos esta história aclamadíssima e que chamou a atenção da mídia. A trama mistura elementos do drama, ficção científica, viagem no tempo e mistérios sobrenaturais, para contar a história de um grupo de quatro garotas de 12 anos que trabalham como entregadoras de jornais em 1988. Elas logo descobrem um grande mistério, capaz de mudar os rumos de suas vidas, ao mesmo tempo que deixam de ser crianças e passam a enfrentar novos dilemas. Esta HQ é perfeita para quem gosta da nostalgia, de relembrar coisas passadas. Se você é fã de Stranger Things é uma leitura indispensável, que vai fazer você mergulhar na história e se sentir parte da turma. E já temos outros volumes publicados, não perde tempo.
E aí, você já conhecia alguma destas publicações? Gosta de ler HQ’s? Conta pra gente.
Até mais!