Originalmente nossas Dica de Filme eram postadas aos domingos, porém, parando para pensar, uma das coisas que curtimos no final de semana é assistir a filmes, mas, muitas vezes, ficamos na dúvida de qual produção assistir e passados o sábado pensando no que conferir. Por isso, para te ajudar a curtir seus dias de folga da melhor forma possível, decidimos mudar este post para o sábado.
Desta forma, você já pega a nossa dica e pode conferir na hora que desejar, seja no sábado, no domingo ou ao longo da semana.
E para “inaugurar” as nossas dicas aos sábados, decidimos por indicar um filme de primeira linha, daqueles que te marcam e fazem você ficar pensando nele por dias e dias. A Ilha do Medo é um suspense psicológico de alto nível e conta com Leonardo DiCaprio como protagonista, como também Mark Ruffalo e Ben Kingsley em papéis fundamentais.
Sinopse e detalhes
A Ilha do Medo é baseado no livro de mesmo nome escrito por Dennis Lehane, sendo um dos principais lançados pelo autor e uma obra que já se tornou um clássico da literatura de suspense. A trama se inicia com um misterioso desaparecimento, ocorrido na prisão psiquiátrica Shutter Island, considerada uma das prisões de maior segurança por ser isolada em uma ilha afastada. No local, uma assassina simplesmente some de sua cela, que era trancada pelo lado de fora, dando início a uma verdadeira caçada dentro do manicómio.
O caso acaba chamando a atenção de todos e o agente Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio), um dos melhores dentro da Polícia Federal, é designado para solucionar o mistério junto com seu parceiro, Chuck Aule (Mark Ruffalo).Eles decidem ir até o local, para acompanhar tudo de perto.
A prisão é cheia de regras e protocolos que os agentes precisam seguir e, como se não bastasse, uma tempestade deixa o local incomunicável e ainda mais isolado. A partir daí, acontecimentos estranhos, prisioneiros extremamente perigosos e os mistérios envolvendo a direção da prisão, vão deixando o clima tenso, fazendo com que o agente Toddy comece a entrar em pânico, desconfiando de tudo e todos.
Além de possuir um elenco estrelar, o filme ainda conta com direção de Martin Scorsese, um dos maiores nome da indústria, que tem em seu currículo grande filmes. Scorsese já assumiu ser um apreciador dos livros escritor por Lehane e assumiu a tarefa de adaptar a obra literária aclamada respeitando toda sua essência.
Melhor do que o livro?
Nós não iremos entrar em grandes detalhes do filme, afinal se trata de um suspense psicológico e qualquer coisa que acabarmos soltando pode ser um spoiler. Contudo, devemos dizer aqui que o longa é tão bem visto e querido, tanto pelo público quanto pela crítica, que muitos afirmam que ele chegou a ser melhor do que o livro, algo muito difícil de se conseguir.
Nós já lemos o livro e também já assistimos ao filme (várias vezes na verdade), mas nesse mérito de que um seria melhor do que o outro não somos capazes de opinar.
Ao nosso ver, são duas obras que se completam e que conseguiram trazer a mesma visão para uma história. Se você assiste o filme e depois lê o livro, apesar de já saber o final, acaba sendo surpreendido com os detalhes escondidos na escrita do autor. Já se você lê o livro e depois vai assistir ao longa, consegue ver como a direção e o roteiro foram cuidadosos na escolha das cenas e como o elenco foi fundamental para traduzir tudo o que era esperado.
Por este motivos, colocamos o livro e o filme no mesmo patamar e dizemos, com toda nossa convicção: você precisa conferir as duas obras.
Ficou curioso para saber qual é a verdade sobre Sutter Island? Então não perca tempo, corra para conferir. O longa vai te deixar preso na cadeira e no final vai explodir sua cabeça, pois possuí um dos maiores e mais conhecidos plot twist do cinema.
Até a próxima Dica de Filme.
Legião Jovem, você antenado sempre!
[…] ideia, a virada de mesa do longa entrou para lista de melhores ao lado de grandes clássicos, como A Ilha do Medo (2010) e Seven: Os Sete Crimes Capitais […]