qui. nov 21st, 2024

Para este domingo nossa Dica de Filme é a produção Advogado do Diabo, estrelada por Al Pacino, Keanu Reeves e Charlize Theron.

Este é um filme de terror/ thriller considerado um longa para pensar, te deixar por horas questionando o que você acabou de presenciar.

Com uma nota de crítica de 67% e como 80% de aprovação por parte do público, nossa dica vai te deixar colado da cadeira.

Vem conferir!

Sinopse e informações

Lançado em 1997, na trama acompanhamos Kevin Lomax (Keanu Reeves), advogado de uma pequena cidade da Flórida que nunca perdeu um caso e que acaba sendo contratado por John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York. Kevin recebe um alto salário e várias mordomias, apesar da desaprovação de Alice Lomax (Judith Ivey), sua mãe e uma religiosa fervorosa, que compara Nova York a Babilônia. No início tudo ocorre bem, mas logo Mary Ann (Charlize Theron), a esposa do advogado, sente saudades de sua antiga casa e começa a testemunhar aparições demoníacas. No entanto, Kevin está empenhado em defender um cliente acusado de triplo assassinato e cada vez dá menos atenção a sua mulher, enquanto que seu misterioso chefe parece sempre saber contornar cada problema e tudo que perturbar o jovem advogado.

O longa conta com a direção impecável de Taylor Hackford e roteiro de Tony Gilroy, sendo que ele contou com a participação de Andrew Neiderman, escritor e autor do livro que serviu de base para o filme.

Dois fatos curiosos sobre a produção do longa é que incialmente ele seria dirigido por Joel Schumacher e estrelado por Brad Pitt, que interpretaria Kevin Lomax, mas os planos iniciais acabaram não rolando. Além disso, Al Pacino negou participou do filme cinco vezes. Isso mesmo, o ator foi convidado para atuar no longa por cinco vezes e negou todas. No final, ele acabou aceitando participar depois de uma pequena mudança no roteiro.

Atuações incríveis

Nós não podemos falar muito sobre o enredo, afinal o interessante deste filme é ir pegando as cenas e montando suas teorias, aproveitando cada momento para tentar desvendar o que está por trás de tudo o que estamos assistindo e nos deixando apreensivos.

Porém, o que não podemos deixar de mencionar é a incrível atuação do elenco, principalmente com a interação que vemos entre os personagens principais.

Al Pacino dá um show de perspicácia e manipulação. Nós passamos a desconfiar de suas ações e reais intenções. É nítido o fato dele querer algo do jovem advogado e por isso ele toma atitudes para tentar criar uma relação de confiança, mas sempre percebemos olhares e falas que podem ser levadas com dupla intenção. Os diálogos que o personagem carrega e todas as suas feições vão nos prendendo em uma teia, de onde, aparentemente, não conseguiremos sair.

Keanu Reeves também brilha na pele de uma pessoa narcisista e que busca alcançar os mais altos objetivos. Ele é aquele típico personagem que aceita ser manipulado e levado pelas atitudes dos outros, se ele for conseguir algo disto. Além disso, vemos como ele vai entrando por caminhos perigosos e, mesmo sendo avisado por aqueles a sua volta, ele parece não enxergar.

A relação crescente entre os personagens de Keanu Reeves e Al Pacino é um dos grandes destaques do filme / Imagem: Divulgação

Já Charlize Theron entrega uma interpretação perfeita da mulher frustrada, solitária e que passa a ter medo de tudo o que está a sua volta. Ela é perfeita no papel, nos deixando angustiados e paranoicos como a personagem que entra em queda livre com sua mente, sem saber se o que está acontecendo é real ou fruto da sua imaginação.

Sabe aquele filme que você termina de assistir e fica por horas pensando nos personagens, querendo saber mais sobre eles e o que teria acontecido depois da última cena? É exatamente isso que acontece aqui, graças a interpretação deste elenco primoroso.

Crítica “velada”

Outro ponto que não podemos deixar de mencionar é a crítica “velada” a empresas de advocacias e seus advogados.

Não, isso não é um spoiler, afinal o próprio nome do filme já mostra esta intenção de criticar a indústria.

Ao longo do tempo, conforme vamos assistindo, vamos percebendo pequenas críticas a profissão de defensoria. Nós vemos como este mundo é competitivo e como se faz de tudo para se defender uma história, mesmo que ela seja uma mentira.

Além disso, uma das grandes questões e crítica seria o fato de os advogados aceitarem defender todo tipo de pessoa, não importando o tipo de crime que ela esteja envolvida. Isso é algo que sempre foi discutido dentro da sociedade, afinal, muitas vezes para nós, enquanto sociedade, é impossível entender alguém que defenda um assassino, por exemplo.

Tanto o filme quanto o livro que serviu de base, fazem uma crítica a aspectos da advocacia / Imagem: Divulgação

Porém, nós temos que entender que a advocacia, assim como qualquer outra profissão, tem seus pontos positivos e negativos. O filme deixa isso claro, mesmo usando do sobrenatural para trabalhar o tema, e nos faz pensar de que lado nós ficaríamos em uma situação parecida.

Enfim, Advogado do Diabo é um daqueles filmes que tem uma história bem construída, personagens complexos, um clima de tensão crescente e um desfecho satisfatório dentro de tudo o que assistimos. Vale muito a pena, principalmente se você sempre teve curiosidade, mas nunca assistiu. Não espera mais, vai lá e dá o play.

Semana que vem voltamos com mais Dica de Filme.

Até mais!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!